news

Keep in moovement

Campanha do Detran-RS para prevenção de acidentes tem apelo emocional

Criada pela Moove, ação mostra ao motorista que um acidente machuca muito mais pessoas que somente ele

Para alertar os motoristas sobre a importância do comportamento seguro nas estradas, o Detran-RS mostra que escolhas erradas e imprudência no trânsito não trazem consequências apenas para os motoristas. Criada pela Agência Moove, a campanha publicitária para a Operação Viagem Segura, realizada durante os feriados, utiliza o slogan Neste feriado, dirija com responsabilidade. Um acidente machuca até quem está esperando você. As peças provocam uma reflexão sobre a responsabilidade dos motoristas com as pessoas que gostam dele e o sofrimento que um acidente causa em cada uma delas. Quando alguém se envolve em um acidente, não é somente essa pessoa que se machuca, mas também todos que fazem parte da sua rede de familiares, amigos, pessoas próximas. Segundo o Detran-RS, a média de acidentes fatais nos feriados fica em torno de 6,3 por dia.

A campanha conta com uma novidade: um APP desenvolvido com a intenção de impactar o maior número de pessoas – utilizando a principal rede social como vetor – ao permitir que o usuário perceba o efeito sistêmico que um acidente de trânsito causa.  A potencialidade de interação do APP busca reforçar o entendimento da mensagem e do conceito da campanha, demonstrando a abrangência de um acidente de carro. O aplicativo instiga o usuário a clicar e descobrir quem se machuca, caso ele se acidente.

Veja em appviagemsegura.com.br

DT_0006-17D_banner_web_1080x768px_01 (2) DT_0006-17D_banner_web_1080x768px_02_sem-texto (1)

As peças da campanha desenvolvidas para rádio e internet, abordam os principais comportamentos que causam acidentes, como excesso de velocidade, falta do uso de cinto de segurança, ultrapassagens, não respeitar a distância permitida e iluminação inadequada (não usar os faróis).  A campanha veiculará entre 30 de outubro e 1º de janeiro, privilegiando os períodos de feriados, quando a incidência de acidentes é maior do que a média do ano.

A Operação Viagem Segura tem como objetivo reduzir o número de acidentes por meio de fiscalizações rigorosas.  A coordenação é do Comitê Estadual de Mobilização pelo Trânsito Seguro e ocorre em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Brigada Militar, Comando Rodoviário da Brigada Militar, Detran-RS e órgãos de trânsito municipais. 

FICHA TÉCNICA

Cliente: Detran-RS

Produto: Viagem Segura

Campanha: Viagem Segura

Direção de Criação: Alexandre Assumpção

Planejamento: Eugênio Lumertz

Estratégia Digital: Gabriel Fuscaldo

Criação: Edson Pacheco, Laura de Azevedo, Roberto Schmidt

Atendimento: Jamile Mello e Rosângela Lopes

Produção: Elenita Andreatta, Carla Bilhauer, Robson Albuquerque

Mídia: Aline Carré e Irenita Boff

Aprovação/Cliente: Alana Lacerda, Eduardo Manica, Fernanda Farias, Marcia Boeira e Tiago Dimer

Fotógrafo: Cláudio Meneghetti – Studio ME

Make: Savana Sa

Manipulação: Victor Matsumoto

Produtora de Áudio: Radioativa