news

Keep in moovement

O melhor lugar para o Laçador é onde você quiser

Com o lançamento do aplicativo Laçatour, as empresas Moove, PlanXP e Imobi se engajam no debate do destino do monumento

 

Na semana em que se comemora o aniversário de 247 anos de Porto Alegre, a cidade recebe um presente interativo: um aplicativo que permite inserir a imagem do Laçador em fotos tiradas em qualquer lugar do mundo, usando a tecnologia de realidade aumentada. A idealização do projeto é da Agência Moove e contou com o desenvolvimento da PlanXP e a parceria institucional do Grupo Imobi.

A ideia do aplicativo Laçatour surgiu a partir do debate sobre a transferência de lugar da Estátua do Laçador, que é o símbolo oficial de Porto Alegre e representa o gaúcho. “Com o Laçatour, resolvemos a polêmica: o usuário pode colocar o Laçador em todos os lugares que quiser, valorizando um dos ícones de nosso estado”, comenta Eugênio Lumertz, acelerador de Inovação da Moove.

 

 

Para a execução do projeto, foi necessária a modelagem da estátua em 3D, explica Carlo Gigel, diretor da PlanXP. O app utiliza a realidade aumentada para proporcionar ao usuário a experiência de posicionar o mais representativo símbolo dos gaúchos em qualquer local, seja em casa, no trabalho, na praia, na Serra ou ainda em Nova York ou em Paris.

Para isso, basta baixar o Laçatour na Play Store (Android) e posicionar o Laçador em qualquer cenário, ajustando o tamanho e a posição do monumento. Depois, é só enviar para os amigos ou no grupo da família e ainda compartilhar nas redes sociais com a hashtag #Laçatour. A versão para iOS estará disponível nos próximos dias.

 

 

“O objetivo é permitir que as pessoas se apropriem do Laçador, que é a imagem que nos representa e valoriza nossa cultura”, explica Laura de Azevedo, diretora de Inteligência Criativa da Moove. Daniel Costa, do Grupo Imobi, acrescenta que “o Laçatour resgata a relação de Porto Alegre com o seu símbolo, além de ser um presente para a cidade e os gaúchos espalhados por todo o mundo”.

 

 

Ficha Técnica

Nome: Aplicativo Laçatour
Idealização: Agência Moove
Equipe: Eugênio Lumertz, Laura de Azevedo, Gabriel Fuscaldo, Willian Oliveira, Silvia Ferreira, Fernanda Sanchis, Moisés Bettim e Valéria Dalla Corte
Desenvolvimento: PlanXP
Equipe: Carlo Gigel, Rodrigo Gaspareto, Luana Sander, Rodrigo Rutkoski e Cicero de Moraes
Parceria Institucional: Grupo Imobi
Assessoria Estratégica: Tiago Dimer

 

A Estátua do Laçador

É o Símbolo Oficial de Porto Alegre desde 1992 e foi tombada como patrimônio histórico e cultural e escultura-símbolo do Rio Grande do Sul em 2008. A obra O Laçador foi criada em gesso, em 1954, pelo escultor pelotense Antônio Caringi, que contou com o folclorista Paixão Côrtes como modelo. Em 1958, a escultura foi adquirida pela Prefeitura de Porto Alegre. A partir da matriz em gesso, foi fundida em bronze e instalada sobre um pedestal no antigo Largo do Bombeiro. Em 2007, em função da construção do Viaduto Leonel Brizola, foi transferida para o Sítio do Laçador, em frente ao primeiro terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

 

Crédito das fotos: Divulgação