Case Histórias Reais do Cooperativismo

SESCOOP

Cenário

As cooperativas geram crescimento para toda a sociedade. Só no Rio Grande do Sul, as cooperativas movimentam cerca de R$ 43 bilhões anualmente, através de 2,8 milhões de associados.
No entanto, muitas pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos, ainda não conhecem a força do cooperativismo do Estado. E mais: não sabem como funciona o sistema e nem como vivem os cooperativados.

Estratégia

Para ressaltar a força desse modelo de negócios, o Sescoop/RS iniciou um projeto em 2016 com o objetivo de mostrar gente que faz história – e muda sua história – no cooperativismo.
Através da série de web documentários “Histórias Reais”, a Moove mostrou a realidade desses cooperativados, com uma linguagem em forma de depoimentos colhidos diretamente onde eles exercem suas atividades. A campanha contou com forte impulsionamento das redes sociais.

Resultados

Nos dois primeiros anos do Histórias Reais do Cooperativismo, 12 episódios foram produzidos, resultando em cerca de 500 mil visualizações no YouTube, confirmando o interesse dos gaúchos pelo tema da cooperação. O sucesso da estratégia fez com que a web-série fosse renovada para a terceira temporada, na qual os episódios mostram novas histórias de pessoas que mudaram suas vidas através do cooperativismo.
12 Episódios
500 mil views