news

Keep in moovement

Qual o papel de uma agência de publicidade na transformação digital do setor público?

Agências e startups GovTech precisarão se conectar para comunicar os avanços dos Governos Digitais

  • – Por Ana Clara Soares e Gabriel M Fuscaldo
  •  

Acelerados pela transformação digital, Governos exploram novos caminhos. A jornada dos Governos digitais pelas trilhas das inovações tecnológica e social precisa estar mais próxima do cotidiano da população.

Chamamos de GovTech o conjunto de soluções desenvolvidas para melhorar serviços e processos públicos no ambiente digital. Essas ações conectam cidadãos às instituições com rapidez e eficiência. 

Em 2022 o Govtech Maturity Index reconheceu o Brasil como o segundo país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo, entre outras 198 economias globais. Em 2020 o país ocupava a sétima posição.

O novo rumo da comunicação pública: conectando Governo e população

O combate à burocracia e a modernização da Administração Pública, acelerados por startups, empresas e iniciativas GovTech em geral, traçam um “novo normal” para o setor público

Em um mundo imediatista, é impossível não reconhecer a importância e o impacto social desse tipo de iniciativa. A expectativa é que esta nova forma de acessar serviços públicos ressignifique completamente o senso comum de atraso e ineficiência que há sobre os governos.

A mudança que ocorre no setor público, aumenta a necessidade da maturidade digital. Acompanhando este fluxo, é essencial que as estratégias e ações publicitárias sigam a velocidade e o rumo desta transformação.

Por isso, vale dizer que a comunicação nunca foi tão desafiadora. O mundo hiperconectado nos traz provocações, estímulos e insights. Por isso, é evidente que os governos terão que apostar na criatividade para comunicar as iniciativas da transformação digital.

Na Moove, apresentamos a agilidade de uma GovTech para atender a publicidade do Setor Público. Conectando pessoas aos serviços digitais, nos momentos em que elas mais precisam ficar online.

Nós sabemos que nossa publicidade tem causado grande impacto no setor público e na vida das pessoas. Seja por transformar a percepção sobre governos – ou órgãos institucionais das mais variadas naturezas, ou por aproximar cidadãos a serviços que tanto necessitam.  

 

Por que a publicidade criativa é essencial aos governos digitais?

 

  • Performance na mídia digital

Governos precisam estar conectados à população e transformar percepções pré-existentes.

Criamos novas conexões através do marketing digital, da mídia digital de alta performance, com anúncios e conteúdos que são distribuídos pelo ambiente digital, em mídias sociais, mecanismos de busca, plataformas de games, sites e apps. Estes, são orientados a chegar aos cidadãos de forma surpreendente e na hora certa.

 

  • Monitoramento e análise de dados

As pessoas estão o tempo inteiro conectadas e interagindo em ambientes digitais, como o das mídias sociais. Os Governos precisam escutar os anseios da população, quais serviços são os mais necessários e quais etapas da jornada ainda apresentam atritos. 

Realizamos um monitoramento constante do debate nas redes sociais e uma análise minuciosa de dados, para apresentar soluções criativas sobre como melhorar as iniciativas GovTech, e a própria publicidade que dá luz aos Governos Digitais.

 

  • Desenvolvimento de plataformas digitais e SEO

As pessoas possuem necessidades e elas buscam por soluções na internet através de respostas rápidas e acessíveis. O fluxo de dúvidas dos cidadãos está em constante transformação.

Entendemos como estas pesquisas estão sendo realizadas para que a presença dos Governos Digitais seja constantemente otimizada nos mecanismos de busca. As plataformas digitais precisam estar prontas para oferecer a melhor experiência de usuário. E o tráfego a essas plataformas precisa ser seguro, auditado e de qualidade. 

 

  • Conteúdo e criatividade

Seja no WhatsApp, TikTok, Instagram, ou em qualquer outra plataforma, os brasileiros passam os dias consumindo conteúdo no ambiente digital, da mais variada natureza, sendo a maior parte dele de humor e de fácil absorção.

Nossa criatividade publicitária, cruzada com constante análise de dados, potencializa a presença dos Governos Digitais no ambiente online, com soluções inovadoras e inusitadas, como a co-criação junto à creators, para estimular o debate sobre os Governos Digitais e suas audiências.

 

Por isso, na Moove nos dedicamos a conectar o setor público à população pelo que há de mais tecnológico, inovador e humano, em termos de marketing digital e publicidade

Queremos aumentar a inovação publicitária no setor público. E fazemos isso através da criatividade. Criando, transformando, comunicando e acelerando as iniciativas GovTech.

 

Moove. The GovTech Agency.