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Inbound Marketing: o que é e como aplicá-lo na sua estratégia de comunicação?

No ramo do marketing, existem várias técnicas que visam atrair leads e convertê-los em clientes. O inbound marketing é uma delas, mas diferentemente do marketing tradicional, neste modelo são explorados conteúdos relevantes para que o consumidor venha até a empresa. Continue a leitura e entenda esta técnica.

O que é o Inbound Marketing?

O conceito surgiu em solo norte americano, nos Estados Unidos, e se popularizou em 2009, com o lançamento do livro dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah, o “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. Desde então, o método cresceu muito e está cada vez mais presente nas organizações.

Traduzindo de maneira livre, o modelo poderia ser chamado de “marketing de atração” e essa é a principal diferença entre as demais estratégias, de outbound. O inbound marketing trata-se de atrair o consumidor, em vez de ir até ele, através de conteúdos relevantes.

Esse é o ponto principal: no inbound marketing não é a empresa quem procura o cliente, mas ele quem vai até a organização. Para isso, são feitas estratégias para atrair atenção para o blog, site e redes sociais, criando conteúdos que se adequem ao perfil do consumidor, como as dores e as dúvidas dele.

Princípios do Inbound Marketing

O método é focado em um ponto específico: gerar leads. Afinal, são os leads que se transformarão em vendas lá na frente. E, para isso, as etapas do inbound marketing são pensadas com conteúdos de qualidade, através dos meios de comunicação disponíveis na empresa.

  1. Atraindo através do blog

A primeira etapa do inbound marketing é atrair o lead, ou seja, ele precisa se interessar por algum conteúdo para chegar à empresa e, neste modelo, isso pode ser feito através de uma página de blog.

Como um dos principais pilares do inbound marketing, o blog deve ser pensado com textos feitos com base em planejamento prévio, com conteúdo de qualidade e temas relevantes para o público, sempre mirando no processo de compra, também conhecido como funil de vendas.

Toda a jornada deve ser pensada na hora de desenvolver os conteúdos para o blog, começando por textos mais abrangentes, que falam de temas gerais, e se aprofundando nos tópicos relacionados aos produtos ou serviços. Toda a jornada deve orientar o cliente, utilizando conteúdos como forma de mostrar a ele os benefícios do produto, mesmo que de maneira indireta.

  1. Utilizando o Google

O Google pode ser uma ótima ferramenta para quem quer atrair leads por meio do inbound marketing. Através do SEO, ou seja, das ferramentas de busca, é possível trazer mais visitantes ao site da empresa, aumentando consideravelmente a quantidade e a qualidade dos leads.

Tornar o site visível através do SEO é fundamental para que a empresa seja conhecida, já que as pessoas costumam fazer pesquisas antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Por isso, utilizar os mecanismos de busca é essencial para que o público encontre a empresa através do nicho específico dela.

É primordial pensar em estratégias de SEO e aplicá-las tanto nos conteúdos quanto no site institucional em si, a fim de que haja uma melhor utilização dos mecanismos de busca e o site se torne mais eficiente.

  1. Utilizando as ferramentas das redes sociais

As redes sociais por si só já podem ser uma excelente maneira de fazer o inbound marketing, divulgando materiais do site e blog e até mesmo criando conteúdos específicos para as redes.

Mas, além disso, é possível e essencial fazer estratégias de tráfego pago nas redes sociais para gerar cliques para o site, blog e para campanhas específicas. É possível fazer este processo utilizando as palavras-chave em conteúdos patrocinados e nos Ads. Essas campanhas, se feitas de modo correto, têm resultados muito positivos e são uma excelente maneira de focar no seu público, gerando leads mais assertivos.

  1. Régua de e-mail

Outro ponto fundamental no inbound marketing é o fluxo de e-mail, também chamado de régua de e-mails. Depois de atrair o lead, é esse fluxo que irá nutri-lo através de temas e conteúdos focados no que o cliente deseja e precisa.

Nos e-mails, é possível levar o lead mais fundo no funil de vendas, indicando novos materiais, blogposts e conteúdos que sejam relevantes para ele e que falem da empresa em si.

Além disso, é uma ótima maneira de se manter na lembrança do consumidor, com e-mails frequentes na caixa de entrada dele. Mas, é claro, com uma estratégia pensada previamente, sem exagerar na quantidade.

Por que investir em Inbound Marketing?

Essa estratégia é excelente para atrair consumidores que se identificam com o produto ou serviço ofertado. Por isso ele foi e é tão utilizado nos últimos anos. Entre os principais benefícios do inbound marketing, temos:

  • Comunicação aberta, gerando mais conversa entre a empresa e o cliente.
  • Continuidade na mensagem: ela é passada em diversos formatos, levando o lead por todo o funil de vendas.
  • Mais engajamento: criando uma comunicação relevante e com temas que o consumidor está disposto a ler e falar sobre.
  • Público correto: as estratégias ajudam a trazer um público qualificado, que realmente tem interesse no assunto.
  • Mensuração eficiente: é possível acompanhar as estratégias de perto, otimizando os conteúdos e tornando-os cada vez mais dentro do que o público realmente quer.

Exemplos de Inbound Marketing: Case StarGrid

Se sua empresa pretende investir neste tipo de estratégia e aumentar as vendas, através de leads qualificados, conheça os projetos e expertises oferecidos pela Moove na área. Temos clientes que utilizam esse modelo e tiveram resultados exponenciais, como a startup StarGrid.

A equipe da agência Moove notou algumas lacunas na comunicação da empresa StarGrid e percebeu que o primeiro passo deveria ser uma reestruturação estratégica da comunicação. Eles não conseguiam transmitir aos consumidores a clareza no conceito e no que a ferramenta poderia oferecer, com isso, os resultados não eram satisfatórios.

A equipe da agência, em parceria com a StarGrid, pensou em um fluxo para nutrir os leads que chegassem através de campanhas de mídia paga ou do site. Assim, criamos conteúdos que fossem relevantes para o público e sempre o levassem para um artigo de aprofundamento no blog ou para uma solicitação de demonstração.

De janeiro a outubro de 2022, o ecossistema de comunicação e marketing digital realizado pela Moove gerou mais de 2,6 mil leads, ou seja, contatos comerciais interessados em saber mais sobre o produto, potencializando, assim, as oportunidades de venda da empresa.

Se é essa a estratégia que sua empresa precisa, entre em contato com a Moove para entender mais sobre o processo e ter um planejamento específico para sua organização, a fim de ter leads mais qualificados e resultados ainda melhores.