news

Keep in moovement

Always on: o que é e como planejar uma boa estratégia?

No mundo do marketing digital, a estratégia “always on” se tornou uma abordagem fundamental para construir uma presença online consistente e eficaz. Na tradução literal, o termo seria “sempre ligado”, logo, ela se baseia na ideia de que uma marca deve estar sempre ativa, criando e compartilhando conteúdo relevante para seu público-alvo. 

O conceito surgiu com a presença em massa das redes sociais, que fez com que as marcas percebessem que estar presente no dia a dia dos consumidores era uma boa estratégia. Esta ferramenta não se concentra apenas em campanhas pontuais, mas sim em uma presença constante e envolvente nas mídias digitais. 

Continue a leitura para saber mais sobre o que é o always on, como ele pode ajudar no marketing e como montar uma estratégia bem-sucedida.

O que é always on?

Como citamos, o termo “always on” se refere a uma estratégia que surgiu no marketing digital depois do boom das redes sociais. Nela, uma marca mantém uma presença contínua e consistente nas plataformas online. 

“Grande parte, senão todas as marcas, se beneficiam de manter uma presença ativa online. Nesse sentido, a criação de conteúdo always on é uma das principais estratégias de comunicação, muito difundida entre as marcas e agências de publicidade, e também entre o setor público”, é o que afirmou a gestora de conteúdo da Moove, Laura Marques. 

Ou seja, em vez de se concentrar em campanhas específicas e datas marcadas, o always on envolve a criação de conteúdo regular e a interação com o público ao longo do tempo. É uma abordagem que reconhece a importância de manter o envolvimento do cliente, construir relacionamentos e gerar confiança de forma contínua.

4 benefícios do always on no marketing

Este tipo de estratégia oferece diversas vantagens para as marcas que desejam fortalecer sua presença online e melhorar o relacionamento com os clientes. Alguns dos benefícios incluem:

1. Consistência de marca

Manter a presença constante nas mídias sociais, em blogs e outros canais ajuda a consolidar a identidade e os valores da marca na mente do público. Assim, em vez de estar presente somente em datas comemorativas, por exemplo, a marca está no dia a dia do consumidor, presente nos pequenos momentos dele ao longo do dia com um post ou um vídeo.

2. Engajamento contínuo

Manter-se ativo nas plataformas digitais permite que as marcas continuem interagindo com os clientes, respondendo a perguntas e feedback e mantendo o interesse do público. Essa é uma maneira de se manter engajado com as causas e as necessidades reais do consumidor, além de ser uma excelente ferramenta de comunicação direta.

3. Construção de autoridade

Quando uma marca ou empresa é autoridade em um assunto, o público costuma consultá-la para saber mais sobre o tema ou tirar dúvidas. O compartilhamento regular de conteúdo relevante demonstra expertise e autoridade no setor, o que pode atrair seguidores e clientes fiéis. 

4. Relacionamentos duradouros

Diferentemente de algumas estratégias de marketing que visavam á venda em si, essa proposta busca uma história com o cliente. O always on ajuda a construir relacionamentos de longo prazo, resultando em maior fidelidade e retenção.

Segundo Laura, “através do always on, podemos interagir com a nossa audiência, conhecer suas demandas e realizar uma análise frequente da performance dos conteúdos, promovendo o constante aprimoramento das nossas mensagens e até mesmo da estratégia digital como um todo”.

Passo a passo: como montar uma estratégia de always on

Agora que entendemos por que o Always On é importante e como ele impacta nos resultados, vamos ao passo a passo para montar uma estratégia eficaz.

1. Planejamento

Para começar a estratégia de always on de qualquer empresa, é preciso planejar. Comece definindo os objetivos, determinando o que deseja alcançar com sua estratégia. Isso pode incluir metas de crescimento de seguidores, aumento de tráfego no site, conversões ou engajamento.

Além disso, para fazer um planejamento assertivo, é necessário conhecer profundamente o público-alvo, seus interesses, necessidades e comportamentos online. Isso ajudará a criar conteúdo direcionado e nas plataformas corretas, onde o público está presente. 

Após as etapas anteriores, está na hora de entender como a marca fala e como ela deve se portar nas redes sociais. Defina a voz da marca, ou seja, a maneira como ela se comunica com o público. É amigável? Profissional? Divertida? A consistência na voz é fundamental.

Lembre-se de acompanhar as tendências e estar atento ao que viraliza, o que vira notícia e aos conteúdos relevantes no seu nicho. Sempre que possível, utilize as tendências, adaptando o material de acordo com o público.

2. Criação

Produzir conteúdo de qualidade é fundamental em uma boa estratégia de always on. Crie materiais relevantes e valiosos para o público, desde artigos de blog, vídeos, infográficos, até postagens em mídias sociais.

Depois do conteúdo criado em texto, está na hora de pensar no layout. O design visual desempenha um papel crucial na atração de atenção. Certifique-se de que as imagens e os gráficos estejam alinhados com a identidade da marca e que sejam interessantes, para que o público tenha vontade de ler, curtir e compartilhar.

3. Publicação

Com os conteúdos criados, é o momento de pensar na publicação deles. Estabeleça um cronograma consistente e busque por plataformas de agendamento. A Meta Business Suite, por exemplo, é uma ferramenta gratuita em que é possível agendar conteúdos para Instagram e Facebook.

Além disso, lembre-se de fazer uma checagem frequente, para ter certeza de que tudo saiu como o planejado. Isso pode ser feito diária, semanal ou mensalmente, dependendo da pauta e da velocidade de produção de conteúdo.

4. Gestão de conteúdo e SAC

A gestão de comunidades é outro passo muito importante em uma estratégia de always on. Sempre responda às interações, aos comentários, as mensagens diretas e perguntas dos seguidores. A comunicação com o público é fundamental para o sucesso do always on.

5. Análise de resultados

O último passo para completar sua estratégia digital é avaliar o progresso. Compare regularmente os resultados com seus objetivos iniciais. Avalie métricas como engajamento, tráfego, conversões e crescimento de seguidores. Aprenda com os dados, utilizando os insights obtidos com a análise para melhorar continuamente sua estratégia. Identifique o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Exemplos de estratégias de always on

Ao longo de anos, a Moove tem investido nessa estratégia para diversos clientes, criando conteúdos específicos e relevantes, que fizeram e fazem a diferença nos resultados e na comunicação deles. Confira os cases da Udesc e do GovTech Summit.

  1. Udesc

  2. A Universidade Estadual de Santa Catarina, Udesc, é cliente de always on da Moove há três anos. Durante este tempo, foram diversos conteúdos publicados, desde notícias e informações importantes, como o Vestibular e o Parque das Profissões, até curiosidades, memes e brincadeiras com os alunos.

Para a estratégia da Udesc, nós contamos com conteúdos orgânicos, publicados semanalmente, além de estratégia de mídia paga durante as campanhas. Além disso, também contamos com planejamento para stories, para gerar engajamento e informar, utilizando stickers e links para que os seguidores possam interagir com o conteúdo.

Nos últimos três meses, por exemplo (de julho a setembro de 2023), os posts alcançaram mais de 7.587.820 impressões, um aumento de mais de 40%, e a conta teve quase 1500 seguidores novos. Cada post tem uma média de mais de mil curtidas e os vídeos orgânicos contam com milhares de visualizações.

  1. GovTech Summit

O perfil do GovTech Summit tem uma proposta diferente. Desde o início do projeto, a ideia era, além de levar conteúdos e informações sobre o tema, falar sobre o evento GovTech Summit – Edição POA e ajudar na geração de leads para o evento.

Durante o período pré-evento, foram feitos diversos conteúdos, desde explicativos e informativos, até lembretes e de divulgação, com os palestrantes, convidados e apoiadores, por exemplo. Com isso, foram alcançadas mais de 400 mil pessoas, mais de um milhão de impressões, além de vídeos que fizeram muito sucesso, gerando mais de 63 mil impressões. 

O pós-evento conta com outro tipo de planejamento editorial, com conteúdos das palestras, posts informativos e com novidades sobre a área, como uma forma de uma preparação para os próximos eventos.

Crie sua estratégia de always on com a Moove

Todos os números e dados citados anteriormente mostram que o planejamento e uma boa execução na estratégia de always on trazem resultados poderosos. Pensar, planejar, criar e metrificar são fundamentais para promover bons conteúdos e fazer a marca ser mais conhecida e querida pelo público.

Conte com a Moove para auxiliar na estratégia de always on da sua empresa, criando conteúdos relevantes e que impactem o público. Entre em contato conosco e saiba mais sobre o assunto.