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Como a transformação digital impacta o setor público no Brasil

O que é transformação digital no setor público?

Quando falamos sobre transformação digital no setor público, é comum pensar imediatamente na incorporação de tecnologias digitais aos serviços públicos. Embora a tecnologia desempenhe um papel crucial nesse processo, é importante destacar que ela representa apenas uma parte dessa transformação.

A transformação digital engloba a adoção de uma cultura digital, que envolve aspectos como agilidade, entregas contínuas, automação de processos, utilização eficaz de dados e aprimoramento da experiência do usuário, entre outros elementos. Esses aspectos, quando integrados de maneira harmoniosa, contribuem para a tomada de decisões mais informadas, a prestação de serviços mais eficiente, a transparência e a participação cidadã.

Vale ressaltar que a transformação digital representa uma mudança fundamental na forma como as organizações do setor público operam e interagem com os cidadãos, impulsionando a inovação e a modernização dos serviços públicos.

Transformação digital no Brasil

Apesar de ocupar o 4° lugar na lista dos países mais conectados do mundo, o Brasil demorou a adotar plenamente a tecnologia disponível no setor público. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU) de 2022, o país está na 49ª posição no ranking de governos digitais.

No entanto, nos últimos anos, ocorreu uma evolução significativa. Um dos fatores que acelerou o processo de digitalização dos serviços públicos no Brasil foi a pandemia de COVID-19. Durante esse período, houve um aumento no número de usuários de internet que buscaram informações sobre serviços públicos ou os utilizaram online. Assim, os governos brasileiros reconheceram as tecnologias da informação e comunicação (TICs) como ferramentas essenciais para comunicação, acesso à informação e prestação de serviços, expandindo a oferta de serviços públicos online durante a crise sanitária.

Um grande avanço no país foi o Gov.br, a plataforma de serviços digitais do Governo Federal. Em novembro de 2022, a plataforma já havia digitalizado 84% do total de 4,8 mil serviços disponíveis no aplicativo. Até 2023, o Gov.br alcançou a marca de 145 milhões de contas, o que representa quase 70% da população brasileira. Dentre esse número, 10 milhões ingressaram após novembro de 2022, indicando um aumento de 7,4% em cerca de quatro meses, conforme dados do Serpro.

Impactos da transformação digital 

Implementar soluções inovadoras por meio de uma estratégia eficiente de transformação digital pode aumentar o Produto Interno Bruto (PIB) anual em 5,7% e economizar até 97% nos custos de atendimento e serviços públicos, conforme apontado pelo levantamento da Estratégia Brasileira de Transformação Digital 2018 (E-Digital).

Além disso, estima-se uma economia de R$ 4,6 bilhões anuais para os brasileiros e os cofres públicos com a digitalização dos serviços nos últimos três anos e meio, de acordo com informações do Ministério da Economia. Isso destaca a importância das novas tecnologias e soluções que modernizam a prestação de serviços no setor público.

Outros impactos da transformação digital incluem o aumento da eficiência e a qualidade dos serviços públicos. Ao automatizar processos e reduzir burocracias, é possível tornar o trabalho público mais ágil e eficaz, resultando em maior satisfação com os serviços oferecidos. Além disso, a transformação digital proporciona maior transparência e participação cidadã ao utilizar tecnologias digitais como fontes de informações transparentes.

Conheça o GovTech Summit 

Quer saber mais sobre inovação no setor público? O GovTech Summit foi o primeiro evento dedicado a esse tema no Rio Grande do Sul e teve como objetivo promover a integração entre o setor público e soluções tecnológicas inovadoras.

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