Contexto
Neste case de marketing com influenciadores, o desafio da Moove consistia na criação da comunicação de lançamento de nova promoção do Banrisul – para que mais jovens que abrissem suas contas universitárias.
Os novos correntistas poderiam ganhar até R$ 60,00 de cashback na conta corrente para usar como quiser. Os universitários também têm vantagens exclusivas no Banrisul, como o Crédito Universitário, que permite financiar a matrícula e até 100% do valor da semestralidade, para universidades conveniadas. Também contam com cartão de crédito virtual, direto no app; desconto de 50% no ingresso do GNC Cinemas, para o titular do cartão; entre outros benefícios. Além disso, as contas universitárias não têm custo de tarifa mensal, e podem ser abertas via aplicativo Banrisul Digital ou na rede de agências Banrisul.
Porém, mesmo com tantas vantagens, o banco sabia que não estava entre os preferidos entre os jovens, que enxergavam as fintechs como mais “modernas e descoladas”.
Solução
Pensando no público universitário, buscamos produtores de conteúdo com afinidade e que falasse a linguagem dos jovens, tendo uma conexão do Banrisul com o público, e que estivessem em grande ascensão no Rio Grande do Sul. Nessa busca, encontramos dois que se encaixavam perfeitamente com a proposta: A dupla Sofias por Aí e Teteu Severo.
As Sofias por Aí são duas jovens com o mesmo nome, que começaram a se destacar produzindo conteúdo original no Instagram e Tik Tok, misturando gastronomia com muito humor e dicas de restaurantes acessíveis em Porto Alegre – e já estão se expandindo para outras regiões do Brasil.
Já Teteu Severo é uma ator que se tornou um dos Tik Tokers mais celebrados do Rio Grande do Sul, principalmente por produzir conteúdos intimamente ligados às questões da realidade local do estado.
Desse modo, os influencers receberam o briefing da Conta Universitária, seus diferenciais e vantagens, e a agência e cliente deu a eles a liberdade de criarem o conteúdo para que soasse autêntico. Os videos produzidos por eles falam por si só.
Resultados
Os números das postagens foram excelentes. Teteu Severo obteve 178.607 impressões de seus vídeos, com alcance de 76.273 usuários únicos e uma taxa de engajamento de 7,54%. Já as Sofias por Aí tiveram 182.407 impressões, com alcance de 123.159 usuários únicos e taxa de engajamento de 6,27%.
Mais que os números, a ação com influencers na Conta Universitária foi bem recebida pelo público jovem e gerou engajamento nas redes sociais. Além disso, ajudou a destacar a Conta Universitária do Banrisul em relação aos produtos oferecidos por outras instituições financeiras no país, pois conseguiu equiparar um banco tradicional como o Banrisul com as grandes fintechs, notadamente reconhecidas por ter uma comunicação mais moderna e descolada.