Tendo sua nova marca lançada recentemente, a Cotrijal, cooperativa gaúcha do setor agropecuário e industrial, contou com a parceria da Moove para renovar sua identidade logo após seu aniversário de 63 anos. Um grande desafio para uma marca com décadas de história local.
Desafio:
A Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Com 63 anos de atividade, seus negócios vão muito além do armazenamento de grãos. Possui unidades de supermercados, lojas de eletrodomésticos, unidades de produção de sementes e rações, entre outras. É reconhecida como uma das cooperativas que emprega o que há de mais avançado em todas as suas áreas de atuação.
Porém, a sua marca já não refletia mais a modernidade da própria cooperativa, com uma expressão gráfica pouco significativa para os dias atuais.
O maior problema, contudo, estava na diversidade visual de submarcas criadas sem planejamento ao longo tempo, o que contribua para a falta de unidade e sinergia entre as unidades de negócio. Era necessário, portanto, não apenas desenvolver um novo logotipo, mas um sistema de arquitetura de marca que unificasse todas as unidades de negócios, programas, ações e eventos da Cotrijal.
Estratégia:
O sistema foi pensado em um formato que se adequa às novas plataformas e ao novo jeito das pessoas se comunicarem. A nova marca usa formas simplificadas que permitem ganhar dinamicidade e rapidez no mundo virtual, com a utilização das cores historicamente associadas à Cotrijal. O destaque está nas letras I e J, que representam duas pessoas de mãos dadas, simbolizando os pilares do cooperativismo. Além disso, os elementos gráficos criados para a identidade visual em fachadas, veículos e diversos materiais envolvem o universo da cooperativa, como sementes, grãos, folhas, água e, principalmente, as pessoas.
Evento de lançamento:
A nova marca foi lançada em uma Live, que reuniu online milhares de associados, clientes e colaboradores. A repercussão foi positiva para a Cotrijal, que além de um excelente número de visualizações do evento, também registrou um crescimento de suas bases em todas as redes sociais.
Em tempos cada vez mais digitais, com 63 anos, a cooperativa enxergou a necessidade de redesenhar sua identidade, mostrando dinamismo, mas sem esquecer do seu principal valor: a força dos seus laços.
A Cotrijal abraça os produtores para promover a todos que veem no campo mais que um trabalho, mas uma missão em que só é possível avançar juntos. Com força, união e orgulho, tornam os desafios mais simples e as barreiras menores.
O planejamento estratégico de rebranding realizado considerou também desafios futuros, buscando criar um sistema de marcas e se preparar para novos negócios que estão por vir.
Segundo o Presidente da Agência Moove, José Fuscaldo, o rebranding da Cotrijal aconteceu no tempo certo: “Marcas que antes eram sólidas, reluzentes e volumosas buscaram simplificar suas formas, ganhar dinamismo e rapidez no mundo virtual. A Cotrijal viu isso no tempo certo e agiu com rapidez. Enxergar antes é uma pré-condição de empresas líderes.”
Ficha Técnica
Campanha: Rebranding Lançamento Marca Cotrijal
Head de Relacionamento e Negócios: Luana Rodrigues
Atendimento: Bárbara Pufal
Planejamento: Eugenio Lumertz
Head de Inteligência Criativa: Laura de Azevedo
Criação: Sílvia Mota e Letícia Coutinho
Motion Designer: Valeria Dalla Corte
Arte-finalista: Christian Vieira
Produção: Robson Albuquerque, Carla Bildhauer e Marianna Celia
Aprovação (Cliente): Benísio Rodrigues
Produtora do Filme: Mythago
Direção: Mocita
Montagem: Mythago
Animação/Computação: Mythago
Produtora de Áudio: Audio Box
Manipulação de Imagem: Meca