Imagem de uma família sentada ao redor de uma mesa de jantar com comida nos pratos.

Em 2020, em um período marcado pela instabilidade econômica causada pela pandemia de Covid-19, o auxílio emergencial municipal começou como um apoio financeiro para milhares de famílias. No ano seguinte, o município de Canoas (RS) reformulou o programa, que passou a se chamar Auxílio Emergencial Canoense. No novo formato, criado em março de 2021, o programa teve três edições.

Dentro desse contexto, a Agência Moove recebeu o desafio de criar campanha para divulgar a quarta edição do programa e incentivar a adesão da população canoense. A estratégia desenvolvida pela Moove buscou apresentar uma solução “três em um”, ou seja, com foco em três pontos – no auxílio financeiro à população carente de Canoas, no fomento à economia da cidade e, ainda, na oferta de ferramentas que ajudam no sustento dos participantes após o término do benefício. 

O conceito: levar dignidade para quem mais precisa

Pensando nisso, a Moove criou uma campanha que teve como conceito principal “O Auxílio Emergencial Canoense voltou para trazer dignidade para quem mais precisa”. Para aumentar a conexão com as pessoas, a personagem do filme da campanha foi uma moradora do bairro Fátima e beneficiária do programa.  

O filme foi veiculado em tv aberta e emissoras de rádio. Além disso, nos meios digitais, a campanha marcou presença em portais de notícias e redes sociais, utilizando recursos de vídeo em formatos e durações especiais, como reels, buscando impactar a população em diferentes plataformas. A campanha também usou mídia off-line, por meio de peças externas, como painéis.

Resultados da campanha

A quarta edição bateu recorde de inscrições, tornando-se a maior desde o lançamento do novo formato do programa, em março de 2021. Foram mais de 15,2 mil canoenses inscritos e 5 mil escolhidos.

Com o benefício pago às famílias selecionadas na quarta edição do Auxílio Emergencial Canoense, a prefeitura de Canoas fará um investimento de R$ 17 milhões. 

Ficha técnica:

CAMPANHA: Auxílio Emergencial Canoense

COO: Luana Rodrigues

GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes

DIRETORA DE NÚCLEO: Rosângela Lopes  

ATENDIMENTO: Márcia Jerônimo e Joseane Cunha  

HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz

DIREÇÃO DE ARTE: Sílvia Ferreira

REDAÇÃO: Cláudia Mainardi 

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Débora Martins  

PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Adriana Ávila e Robson Albuquerque

MÍDIA: Taila Loureiro, Vanessa Quinsani, Jhenefer Reis e Cíntia Souto 

ARTE-FINALISTA: Christian Vieira

CLIENTE: Prefeitura Municipal de Canoas

APROVAÇÃO CLIENTE: Giuliano Amaro Silva, Giovani da Cruz Grafforelli, Carla Golbert e Tailini Mauami

PRODUTORA DE VÍDEO: Cubo Filmes

DIREÇÃO DE CENA: Diogo Santoro

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Eduardo Rosa Baiano

FOTOGRAFIA: Mythos Studio – Thiago Peraça e Zé Waxemberg 

PRODUTORA DE ÁUDIO: Loop Reclame

DIREÇÃO DE SOM: Edu Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *