news

Keep in moovement

Moove cria campanha Máscara Roxa para enfrentamento da violência contra as mulheres

Mais uma vez a Agência Moove é parceira do Comitê Gaúcho ElesPorElas (HeForShe), da ONU Mulheres, e produziu voluntariamente a campanha Máscara Roxa, lançada no último dia 10 de junho através de uma live nas redes sociais do Comitê, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar aglomerações.

Com a iniciativa, proposta pelo coordenador do Comitê Gaúcho Impulsor Eles por Elas/He for She, deputado Edegar Pretto, mulheres vítimas de violência doméstica poderão denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

mascara-roxa-moove

Ao chegar na farmácia, a mulher deve pedir a máscara roxa, que é a senha para que o atendente saiba que se trata de um pedido de ajuda. O profissional dirá que o produto está em falta e pegará alguns dados para avisá-la quando chegar. Após, o atendente da farmácia passará à Polícia Civil as informações coletadas, via WhatsApp, para que o órgão tome as medidas necessárias.

Os atendentes estão recebendo capacitação online para o procedimento e para garantir a segurança da vítima. A campanha se inicia um uma rede voluntária instalada na maioria dos municípios gaúchos, mas está aberta para novas adesões de farmácias interessadas em participar. Será disponibilizado pela campanha um vídeo de orientação aos atendentes, para ser enviado por Whatsapp ou email, com as orientações.

A campanha já está no ar em todas as redes sociais das instituições envolvidas, além das rádios, jornais e TV do Grupo RBS.

Adesão à campanha

Além das farmácias que já estão na campanha, outros estabelecimentos do nicho poderão aderir. O objetivo é envolver também farmácias que não fazem parte de grandes redes, mas que estão em cidades menores.Interessados devem contatar o Comitê Gaúcho ElesPorElas: (51) 91993641 e pelo email comite.gaucho.elesporelas@gmail.com.

Para isso, serão realizadas mobilizações regionais com gestores municipais, empreendedores da área e representantes de instituições e órgãos que integram o Comitê. Integram a campanha: Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça do RS, Poder Executivo gaúcho por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres, Polícia Civil e Brigada Militar, Defensoria Pública, Associação dos Procuradores do RS (Apergs), ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Comitê Latino-Americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher (Cladem), Agência Moove, Grupo RBS e Rede de Farmácias Associadas.

mascara-roxa-rs

Números da violência contra a mulher

Em abril, durante o período de isolamento devido à pandemia, aumentou em 66,7% o número de casos de feminicídio no RS em relação ao mesmo mês do ano passado. Ao todo, dez mulheres foram assassinadas neste ano por questões de gênero em um mês – foram seis em 2019, conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. No Brasil, o número de feminicídios cresceu 22,2% nos meses de março e abril, em 12 estados, em comparação ao mesmo período de 2019, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No ano passado, foram 117 vítimas nesses dois meses. Já neste ano, 143.

Ficha técnica

Campanha: Máscara Roxa
Cliente: HeForShe
Criação: Letícia Baldin, Julia Fontanive e Valeria Dalla Corte.
Direção de Criação: Laura de Azevedo
Direção de Atendimento: Luana Rodrigues
Atendimento: Caroline Fuscaldo e Júlia Osmarini
Produção: Robson Albuquerque e Carla Bildhauer
Mídia: Taila Loureiro
Arte-Final: Christian Vieira
Aprovação Cliente: Karen Lose e Edegar Pretto
Produtora de Vídeo: CUBO FILMES
Diretora do Filme: Claudio Fagundes
Produtora de Áudio: Batuque