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Agência de publicidade tradicional pode fazer Marketing de Conteúdo?

 

Por Carlos Dalenogare – Produtor de Conteúdo da Agência Moove

Publicado em 15/09/2020

 

Por um dia, abandono o isolamento do home office a que estou submetido desde o início da pandemia do novo coronavírus para escrever este artigo na sede da agência Moove. Penso que, ali, o ambiente favorece a concentração e a criação de conteúdos mais aprofundados, como o que almejo neste artigo.

Da sede vazia da agência, avisto, por alguns instantes, a avenida Carlos Gomes, em Porto Alegre, com um fluxo de veículos que já está bastante próximo do normal comparado ao período anterior à pandemia. Ali, da janela, recordo que cheguei à Moove em 2018 para produzir conteúdos para sites e redes sociais de alguns clientes. Eu, jornalista de formação, pisando pela primeira vez em uma agência de publicidade.

Deixo a janela e volto meu olhar para o salão hoje vazio onde, em tempos de normalidade, dividem espaço os setores de planejamento, criação, desenvolvimento e performance, mídia, arte-final, produção e atendimento. Ambiente que, nos melhores dias, transpira criatividade em uma ebulição contagiante.

E essa ebulição não é necessariamente barulhenta. Muitas vezes, é bastante silenciosa. Lembro-me das diversas vezes que, concentrado em minha pauta, levantava a cabeça, olhava ao redor, e via todos profissionais da Moove concentrados, cada um em sua estação de trabalho, geralmente com seus fones de ouvido que escondem em segredo seus ritmos preferidos, e o único som que ecoava no salão eram os dos cliques dos mouses e dos teclados.

Silenciosa ou, às vezes, barulhenta, o certo é que a ebulição que transborda do salão da Moove é altamente profissional. Um time de profissionais que mescla a experiência didática e tranquilizadora de alguns com a juventude elétrica e antenada de outros. Um time multifacetado, multidisciplinar e altamente capaz de dar vida aos mais ousados projetos de comunicação que os clientes precisem. 

E foi nesse time – e nesse ambiente propício – que eu ingressei há mais de dois anos com a missão de somar experiência e produzir conteúdos.

A Moove é mais que uma agência de publicidade tradicional

Sim, quando você pensa na Moove como uma agência de publicidade, é bem provável que imagine uma agência tradicional, daquelas que produzem spots de rádio, filmes para TV, anúncios para jornais e outros tantos formatos e canais bastante habituais no mundo da propaganda. A Moove faz isso e faz muito bem! Mas não só isso.

Hoje, por mais que uma marca invista em publicidade tradicional, se ela não está também no ambiente digital, ela deixa de estabelecer conexões com seu público. Nesse cenário, é natural que as agências também assumam o protagonismo das marcas no território da Internet, aproximando e estreitando os vínculos com os consumidores. É aí que entra o Marketing de Conteúdo na vida da Moove.

Então, respondendo à pergunta inicial deste artigo (Agência de publicidade tradicional pode fazer Marketing de Conteúdo?), sim. Mais do que poder fazer, estratégias de marketing que unam a tradicional publicidade das marcas a uma presença mais conceitual na Internet, com o online atuando junto, paralela e complementarmente ao off-line, são recomendáveis.

Quando uma marca investe no Marketing de Conteúdo e passa a produzir conteúdos relevantes para o seu público, este começa a perceber a marca não apenas como alguém que queira que ele consuma seus produtos, mas alguém que está ao seu lado, preocupado em lhe agregar conhecimentos. Dessa forma, o público passa a permanecer mais tempo no site da marca e, até mesmo, a compartilhar os conteúdos com seus amigos, o que gera reconhecimento, credibilidade, autoridade e melhora a confiança da marca entre o seu público.

Marketing Tradicional x Marketing de Conteúdo

Meu objetivo com este artigo não é dizer o que é Marketing de Conteúdo e o que é marketing tradicional, até porque sou um jornalista, e não um publicitário, que é quem, na minha visão, teria mais condição de esmiuçar esta diferenciação. Contudo, para mostrar o que a Moove pode fazer pelas marcas em termos de marketing de conteúdo, é importante explicar minimamente, antes, o que diferencia um do outro.

Basicamente, ambas as estratégias de marketing têm benefícios, particularidades, limitações e custos e públicos diferentes. O ideal, claro, sempre que possível, é unir as duas estratégias. Porém, o marketing tradicional exige orçamentos mais robustos, enquanto o marketing de conteúdo pode ser uma excelente alternativa para empresas menores, que precisam criar autoridade em seu ramo de atuação.

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O marketing tradicional oferece algumas vantagens como visibilidade para a marca, grande alcance de público, confiabilidade (as pessoas tendem a confiar mais em empresas que estão na mídia), entre outras, enquanto o Marketing de Conteúdo permite uma maior segmentação do alcance da sua marca para atingir nichos especificamente planejados, um alcance perene na Internet (qualquer pessoa pode achar sua marca), tem seu resultado mais facilmente mensurável, entre outras vantagens.

Grosso modo, enquanto o marketing tradicional se propõe a colocar a sua marca na mídia para todo mundo ver, o Marketing de Conteúdo objetiva colocar a sua marca na primeira posição das buscas no Google, para quem procura pelos seus serviços ou produtos possa localizá-la.

5 diferenciais da Moove no Marketing de Conteúdo

Planejamento minucioso, direcionamento e harmonia entre o marketing tradicional e o Marketing de Conteúdo, monitoramento constante através do Núcleo de Dados e Performance, uso consciente e permanente de técnicas de SEO, e plataforma CRMoove para geração de leads. Esses são os cinco grandes diferenciais do Marketing de Conteúdo da Moove. Vamos ver?

1 – Planejamento

Em comum, tanto o marketing tradicional quanto o Marketing de Conteúdo têm a necessidade de muito estudo de mercado, pesquisas sobre o público-alvo e um grande planejamento. E é exatamente aí que está um dos grandes diferenciais da Moove: planejamento! 

Nosso time de planejamento agrega profissionais que são craques no planejamento do marketing tradicional com outros que são feras e entusiastas do Marketing de Conteúdo. A depender do perfil e das intenções do cliente com o seu marketing, nosso planejamento indica a publicidade tradicional, o Marketing de Conteúdo, ou mesmo trabalhar com os dois em harmonia. 

2 – Harmonia entre o marketing tradicional e o marketing de conteúdo

Essa capacidade de equilibrar as duas formas de marketing, e propor e trabalhar o que é melhor para a marca do cliente é outro grande diferencial que só uma agência que une o marketing tradicional e o Marketing de Conteúdo pode oferecer. E a Moove oferece.

Com um time multifacetado como a Moove possui, a criação de estratégias multicanais é extremamente facilitada, podendo ir do tradicional panfleto às mais inovadoras plataformas de comunicação, como os games de realidade virtual, passando, claro, pelo Marketing de Conteúdo.

3 – Núcleo de Dados e Performance

Um terceiro grande diferencial do Marketing de Conteúdo da Moove é o Núcleo de Dados e Performance, por meio do qual é possível reunir, visualizar, analisar e monitorar dados disponíveis no ambiente digital tanto dos nossos clientes quanto dos seus concorrentes diretos. 

Através do Núcleo, a Moove tem uma grande capacidade de fazer a leitura de dados de forma ágil na coleta e na visualização, eficiente na análise, otimizada para o trabalho do dia a dia e inteligente na entrega de conteúdos que realmente interessam ao público do cliente.

Com o NDP é possível, por exemplo, monitorar a presença digital das marcas nas redes sociais, gerar informações em tempo real sobre o engajamento dos públicos, avaliar a concorrência, antecipar novidades, apontar tendências, prever crises e colocar em prática um ciclo de aperfeiçoamento de estratégias e conteúdos. E tudo isso, claro, possibilita a criação de peças e campanhas cada vez mais assertivas.

4 – Técnicas de SEO

Um quarto grande diferencial do Marketing de Conteúdo da Moove é a utilização constante de técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca, na tradução livre para o português). 

Com a ajuda do NDP, o qual permite conhecer os termos mais buscados para acessar cada cliente e seus concorrentes, todos conteúdos gerados pela Moove são cuidadosamente produzidos, levando em consideração essas técnicas que facilitam o algoritmo do Google a localizar os conteúdos produzidos e, assim, ranquear bem quando alguns termos-chave são buscados na Internet. 

É importante ressaltar que o sonho de toda empresa é ser encontrada no Google, mas isso não acontece de uma hora para outra e tampouco é mágica, e sim um trabalho constante de produção de conteúdos relevantes, monitoramento, análise e otimização.

5 – Geração de resultados

O quinto e mais novo diferencial de qualidade do Marketing de Conteúdo da Moove é a CRMoove, lançada no meio deste ano. A CRMoove é uma plataforma e metodologia próprias de CRM (Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, na tradução livre para o português) para a intensificar as estratégias de Inbound Marketing, ou marketing de atração, uma estratégia que combina a criação de conteúdos com automação de marketing para atrair leads e transformá-los em clientes dos nossos clientes.

A CRMoove torna o conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias focadas no relacionamento com os públicos mais eficaz, possibilitando gerar novas oportunidades de negócio para os clientes Moove através do Marketing de Conteúdo.

Por tudo isso que venho ajudando a construir há mais de dois anos, posso afirmar com toda segurança: a Moove é uma grande agência para Marketing de Conteúdo.