news

Keep in moovement

8M na Moove: a vez e a voz das mulheres todos os dias

Renata

 

Por Renata Vieira Martins – Head de Performance da Agência Moove

Publicado em 08/03/2020

 

Poucas datas comemorativas têm tamanha importância quanto o Dia Internacional da Mulher. Não somente pelo seu significado, mas principalmente pela necessidade e importância que os temas levantados neste mês nos trazem. E é até difícil iniciar um texto no contexto em que estamos. A pandemia, o colapso total da saúde e a violência contra a mulher com índices cada vez maiores devido ao isolamento. Sabemos que, embora nós mulheres da Moove tenhamos o privilégio de viver uma realidade profissional de igualdade, enquanto isso não for para todas, nossa voz se fará necessária na luta coletiva. E é sobre essa voz que falamos neste dia. 

Hoje, 8 de março, queremos celebrar todas aquelas que lutaram e ainda lutam pela equidade de gênero, pela liberdade e pelo reconhecimento de sua capacidade. Na Moove, o espaço da mulher é seguro (leia aqui), onde nossa voz, mais do que ouvida, é respeitada. E como, desde sempre, as mulheres do mundo têm muito a dizer, neste 8M realizamos uma ação para dar luz tanto às protagonistas do dia a dia da agência, quanto às grandes artistas que nos inspiram.

A Moove convidou as mulheres do time (diga-se de passagem quase 70% da agência) a enviarem frases de escritoras que elas leem e admiram. Um grande mosaico de ideias se formou, onde os rostos da moovers se misturaram a trechos de pensamentos femininos (confira no Insta da @agmoove). Além de proporcionar um espaço para valorização das mulheres da agência, a ação procurou também incentivar o consumo de conteúdo produzido por outras mulheres. Para além de uma ação somente virtual, enviamos de presente um livro de umas das autoras escolhidas pelas colegas. E sabemos que não só seremos inspiradas por esses trabalhos, como somos fonte de inspiração para outras mulheres quando juntas trabalhamos com sororidade, apoio e levantando umas às outras nas rotinas mais simples do nosso dia a dia. 

A Moove entende que promover a equidade internamente não é o suficiente, embora saibamos o impacto que nosso ambiente cause na vida dessas 32 mulheres, nas suas famílias e também no mercado. Queremos um mundo melhor para todas as mulheres, com oportunidades, segurança, o fim da violência e do machismo. Por isso, em 2017, fomos a primeira (e, até hoje, ainda única) agência a se unir ao Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento ElesPorElas – ONU Mulheres (HeForShe), pela Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. “Um esforço global para envolver homens e meninos na remoção das barreiras sociais e culturais que impedem as mulheres de atingir seu potencial, e ajudar homens e mulheres a modelarem juntos uma nova sociedade”.

Obrigada a todas as moovers por serem uma grande fonte de inspiração e por compartilharem sua experiência, sua história de vida e sua verdade com a gente!