news

Keep in moovement

Dez dicas para criar o Código de Cultura da sua empresa

Um card para ilustrar o tema código de cultura. É uma imagem retangular com fundo preto. No centro, um círculo amarelo com o desenho de um grupo de pessoas juntas.

O Código de Cultura é como um resumo da identidade do seu negócio

Você já percebeu que as empresas estão construindo o seu Código de Cultura.

Mas, afinal, o que é o Código de Cultura? O que ele representa?

É um resumo da identidade do seu negócio e dos valores que devem ser compartilhados por todos que se relacionam com ele. O Código é um manifesto, uma declaração de princípios, valores, propósitos e comportamentos incentivados que fazem parte da cultura da empresa.

Portanto, o Código de Cultura formaliza o que é importante para a organização da empresa, aponta o perfil profissional que ela quer em sua estrutura, o que ela é e o que almeja para o futuro.

Na Moove, o Código de Cultura foi escrito a muitas mãos.

Perguntamos, ouvimos, trocamos ideias para construir um manifesto que tenha a ver com o nosso jeito: trabalhar com criatividade, gerar novas conexões e focar nos melhores resultados – com uma atuação pautada pela ética. Tudo isso se soma à empatia, à cultura de equipe e aos feedbacks.

O Código é considerado um guia – o qual pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo – da empresa que somos e da Moove que queremos construir.

Dessa maneira, reforçamos nossa atuação como time, formamos uma cultura e estabelecemos um modo de criar e operar. E isso está presente na forma como nos relacionamos, atendemos aos nossos clientes e criamos comunicação para diferentes públicos. Por isso, a nossa identidade é essencial para seguirmos em frente!

Quer saber mais sobre como fazer o seu Código de Cultura? Veja as dicas:

Ouça seu time

Converse, escute, ouça e aplique questionários internos para identificar quais os valores e as crenças que fazem toda a diferença para as lideranças e para os colaboradores. Quanto mais informações reunir, melhores serão o resultado e o engajamento da equipe.

Defina os responsáveis

Para produzir o Código de Cultura, é importante definir os responsáveis pela tarefa. Do contrário, há risco de o documento não sair de uma ideia. Crie um Comitê de Cultura para executar e sistematizar os resultados dos dados coletados. O mais indicado é que os integrantes da área de Recursos Humanos estejam à frente dessa operação.

Existe um formato ideal?

O Código de Cultura pode conter dez ou 100 páginas. Não há um tamanho mínimo nem máximo para o documento nem um formato — manual ou apresentação, por exemplo. O mais importante é expressar o pensamento da organização e ser amplamente distribuído e compreendido em toda a organização – em todos os níveis.

O que não pode faltar no Código de Cultura?

– Declaração de missão
– Valores fundamentais
– Condutas e comportamentos desejados pela empresa
– Crenças compartilhadas

Consolide as informações

Com os dados disponíveis, é hora de analisar as informações e ver os resultados colhidos. A partir daí, é preciso “traduzir” o que foi falado para que o resultado seja compreendido por todos.

Faça uma apresentação consistente

O Código de Cultura deve ser amplamente difundido entre os colaboradores. Para isso, reúna o time, marque um horário para todos conhecerem o Código. Tenha peças atrativas, consistentes e que transmitam aos colaboradores os valores e as crenças que balizam o trabalho e a equipe.

Promova o seu Código de Cultura externamente

O Código de Cultura pode ser uma peça importante para o marketing da sua empresa. Se bem feito, pode ser um atrativo de potenciais talentos, apoios e investidores. Portanto, não deixe de divulgar seu Código para o público externo.

Mantenha uma comunicação simples e direta

O Código de Cultura não deve estar sujeito a interpretações distintas do leitor. Todos devem chegar à mesma conclusão. A melhor maneira de fazer isso é apresentando exemplos práticos. O colaborador deve entender o que o documento significa para o seu dia a dia.

Reforce seus valores

Para manter o Código de Cultura dentro da empresa, é essencial reforçá-lo sempre que possível. Para isso, aproveite momentos de integração e reuniões de equipe para repassar as diretrizes e mostrar a importância de segui-las.

Dê o exemplo

O Código de Cultura deve ser seguido por todos e quem lidera deve dar o exemplo. Afinal, o documento foi elaborado com base nos valores, na missão e no perfil atual da empresa e no trabalho para construir uma organização ainda melhor e mais qualificada!