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Sua empresa já tem um Código de Cultura?

Um card verde e preto. No centro, em uma imagem redonda, uma foto em preto e branco de várias mãos se juntando em soquinhos. A imagem busca demonstrar a união e harmonia que são criadas entre colaboradores e empresa a partir do código de cultura.

Você já parou para pensar sobre os valores, os propósitos e os princípios éticos desejados na sua empresa e nos profissionais que fazem parte do seu time? Eles ajudam a construir a identidade da organização e são a base para o Código de Cultura.

O Código de Cultura é um documento que expressa a forma como a empresa quer ser vista e o perfil dos profissionais para que se atinjam os melhores resultados. Quanto maior a conexão, mais coeso e harmonioso será o time.

O manifesto contém os princípios orientadores do trabalho, os comportamentos incentivados, a forma de negociação e os tipos de relações desejados.

Como implementar o Código de Cultura?

O Código de Cultura fará todo o sentido e terá maior engajamento se os profissionais estiverem envolvidos em sua criação.

Converse, faça pesquisas internas e mantenha uma escuta atenta.

Assim, o que estará refletido no manifesto foi feito com a participação de todos ao implementar o código de cultura na sua empresa.

Quais são os passos para elaborar um Código de Cultura?

Para que o documento esteja alinhado com a empresa e com o time, é fundamental pedir a opinião dos seus colaboradores – seja por meio de formulários de pesquisas, seja em entrevistas com os líderes de equipes ou em grupos que sejam muito ativos e envolvidos no dia a dia da empresa.

A partir daí, traduza os conceitos que apareceram em valores palpáveis como inovação, respeito às diferenças, proatividade.

Com as informações sistematizadas, é hora de colocar a mão na massa e trabalhar no documento — ele deve ser um reflexo da organização. A linguagem precisa estar alinhada ao perfil das comunicações feitas internamente ao grupo. Não existe um número de páginas predeterminado, mas, se for detalhado, melhor ainda.

Depois, trabalhe em uma ação para lançar o Código. Apresente aos colaboradores com peças atrativas e interessantes. Nada de deixar repousando em uma gaveta do RH. Distribua o material pela empresa – de modo físico ou virtual – e propague a cultura da organização.

Além disso, é fundamental que os líderes não apenas saibam, mas também pratiquem e apoiem os valores defendidos no documento no dia a dia.

Quais são os benefícios de implementar um Código de Cultura?

Quem possui um código cultural já conduz o recrutamento de acordo com os valores e princípios expressos no documento. Dessa forma, a equipe terá pessoas motivadas e engajadas, com melhor rendimento, e que poderão ser multiplicadoras das boas práticas e dos propósitos da organização.

Para a empresa, o Código de Cultura gera um clima organizacional positivo e produtivo, reduzindo os mal-entendidos e atraindo profissionais já identificados com aquele modo de pensar e agir.

O Código de Cultura da Moove

Na Moove, nosso Código de Cultura foi construído a muitas mãos. Ouvimos, perguntamos, traduzimos e reunimos em documento valores e princípios que têm a ver com o nosso jeito de trabalhar e fazer entregas cada vez melhores.

E mais: mostra no que a Moove acredita e no time que está construindo e se aperfeiçoando a cada dia. Criatividade, bons relacionamentos para gerar novas conexões, ética e foco nos resultados são balizadores para nossa atuação.

O processo não será completo se não houver uma comunicação simples e fluida, empatia entre os colegas e busca de consensos para superar os desafios. Com colaboração e trabalho de equipe, os resultados serão ainda melhores.

Saiba mais sobre o nosso Código de Cultura aqui.