Com o conceito ‘Fazer o Bem #MoveMoinhos’, a campanha de lançamento do Instituto Moinhos Social dá luz a histórias reais de pessoas impactadas por projetos de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento. A partir do mote #MoveMoinhos, criado pela Comfoco – agência de endomarketing que atende o hospital –, a Moove elaborou o conceito visual da campanha e a estratégia de mídia. A campanha buscou, de uma forma criativa, conectar o nome da instituição de saúde ao objetivo do instituto.
“Tanto gráfica quanto como estratégia de mídia entendemos que conseguimos atingir nossos objetivos – sensibilizar e auxiliar no reconhecimento de marca como instituição que visa ao desenvolvimento da sociedade. A campanha contou com a atuação direta da nossa head de Criação, Laura de Azevedo, que infelizmente nos deixou no início deste ano”, comenta o CEO da Moove, Gabriel M. Fuscaldo.
A sócia-diretora da Comfoco, Ana Rimoli, ressalta que “no início de 2021, criamos o mote #MoveMoinhos para traduzir uma crença do próprio hospital de que a transformação que queremos ver na sociedade começa em cada um de nós. E, com os desdobramentos ‘A gente #MoveMoinhos’ e ‘Fazer o bem #MoveMoinhos’, mostramos que uma instituição pode impulsionar essa mudança de dentro para fora”.
A tática desenvolvida, principalmente no digital, com o objetivo de reconhecimento de marca, utiliza o recurso de storytelling para atrair a atenção do público. Os primeiros cases já estão disponíveis nos canais do YouTube do Hospital Moinhos de Vento e no Instagram e no LinkedIn do Instituto Moinhos Social. Entre as histórias, a do Sr. Nelson, líder comunitário da Restinga, que, por muitos anos, lutou para levar um hospital para a população da Zona Sul, e conseguiu realizar seu sonho com o apoio do Moinhos de Vento. Outra história emocionante é a da técnica de Enfermagem Gisele Antunes, que aproveitou a oportunidade de bolsa de estudos na Escola Técnica e hoje trabalha na Emergência da instituição.
A gerente de Estratégia, Inovação e Marketing do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch, reforça a potência da campanha para evidenciar o posicionamento da instituição. “O lançamento do Instituto Moinhos Social é um marco para o que nós acreditamos profundamente. Há 94 anos, nosso hospital nasceu da união da comunidade e sempre teve entre seus valores o compromisso com a sociedade. No nosso novo ciclo estratégico, que começa ainda este ano, vamos reforçar mais uma vez esse ponto para sustentar nosso desenvolvimento e crescimento. Isso está alinhado com o que o consumidor do futuro exigirá: corporações que sejam sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente, as pessoas e a sociedade. Um ponto forte é que já temos uma longa trajetória nesse caminho”, afirma a executiva.
Além do digital, a campanha conta com mídia off-line com bancas, outdoors e anúncios nos principais veículos do estado e emissoras de rádio. Mais um ponto alto da equipe de criação da campanha foi a ligação com a música ‘O Poeta Está Vivo’. Nela, o trecho ‘Mas quem tem coragem de ouvir; Amanheceu o pensamento; Que vai mudar o mundo; Com seus moinhos de vento…’ faz conexão direta entre o instituto, seu objetivo de transformar realidades e o nome da organização.
Instituto Moinhos Social
O primeiro grande projeto do Instituto Moinhos Social será o ‘Transformar’ no Loteamento Santa Terezinha, em Porto Alegre. A iniciativa visa a melhorar os índices de desenvolvimento humano e social da região, que tem como principal fonte de renda a reciclagem, e conta com taxas de analfabetismo cerca de três vezes maiores do que a média nacional. O trabalho terá a participação de voluntários e, também, arrecadação de recursos de pessoas físicas e jurídicas. Inicialmente, será traçado um perfil socioeconômico dos moradores para mensurar a efetividade das ações, e repetir as melhores práticas em novas comunidades posteriormente. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão: aulas de judô, dança, capacitação profissional, apoio a mães adolescentes.
Acompanhe as redes do Hospital Moinhos de Vento no Facebook e no Instagram.
COO: Luana Rodrigues
DIRETORA NÚCLEO INSTITUCIONAL: Bárbara Pufal
RELACIONAMENTO E NEGÓCIOS: Juliana Cardoso e Caroline Fuscaldo
HEAD DE INTELIGÊNCIA CRIATIVA: Laura de Azevedo
INTELIGÊNCIA CRIATIVA: Sílvia Ferreira e Claudia Mainardi
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE/PLANEJAMENTO: Calvin Pontel Wallau
NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Mariana Gonzalez e Ana Clara Soares
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Robson Albuquerque e Adriane Ávila
MÍDIA: Paula Santos e Jhenefer Reis
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira e Fábio Oliveira
PRODUTORA DE ÁUDIO: Batuque
PRODUTORA DE VÍDEO: Querosene Filmes – Direção Marcelo Martins
OBTENÇÃO FOTOGRÁFICA: Estúdio Mythos – Zé Waxemberg
CLIENTE: Hospital Moinhos de Vento
APROVAÇÃO CLIENTE: Débora Elmo e Monique Pimentel