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O poder do Marketing digital no combate às fake news

As fake news têm sido um assunto relevante há alguns anos no Brasil e no mundo. Apesar de não ser uma prática nova, as notícias falsas ganharam mais projeção com o boom das redes sociais e da internet como um todo. Por isso, todas as formas de comunicação têm como desafio vencer esses percalços e levar transparência e informações reais ao consumidor.

O problema com as fake news é maior do que muita gente pensa. Um estudo feito pelo instituto norte-americano MIT mostrou que as notícias falsas são 70% mais compartilhadas do que as verdadeiras. E as circunstâncias ficam ainda piores quando as pessoas nem sabem diferenciar uma informação falsa de uma verdadeira. No Brasil, por exemplo, 62% da população não sabe reconhecer uma fake news.

Além disso, também é válido lembrar que, atualmente, a principal fonte de informação da população em países emergentes, como o Brasil, é através das redes sociais, de acordo com uma pesquisa feita pela Microsoft. Mas esse local também é onde há a maior disseminação das fake news.

Em um relatório recente, publicado pela NewsGuard, foi mostrado um dado alarmante: ao menos 20% dos conteúdos divulgados pelo TikTok têm algum tipo de informação enganosa. A desinformação vai desde temas de saúde, como a Covid-19, até políticos, como a guerra na Ucrânia.

Por isso, mais do que nunca, é fundamental que haja uma mobilização em todas as áreas de comunicação para passar informações corretas e gerar mais transparência para a população.

Como o Marketing Digital pode ser aliado no combate às fake news?

O mundo é digital e as grandes empresas do ramo estão cada vez mais engajadas em combater as notícias falsas e gerar informação de qualidade aos seus usuários. As maiores organizações do mercado, como a Meta, o Twitter, o Google e a Microsoft, por exemplo, são parte do “Código de Práticas de Desinformação”, um acordo feito com a União Europeia que tem como objetivo ajudar a acabar com as fake news.

No Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o projeto de educação midiática Redes Cordiais, fez uma campanha com influenciadores para falar do tema das notícias falsas no período eleitoral brasileiro. Isso mostra que, tanto as empresas quanto os governos, têm se mobilizado em prol da causa de forma digital, utilizando o marketing como ferramenta para isso.

Mas, além das ações promovidas por grandes instituições, ainda há técnicas e práticas que podem ajudar a tornar esse cenário melhor. Atitudes no dia a dia do marketing digital, mesmo de pequenas empresas, que podem promover a informação de forma correta e transparente.

Estratégias de SEO

O SEO, Search Engine Optimization, ajuda a posicionar as pesquisas do Google através de algoritmos, colocando nos primeiros lugares aquelas que são mais confiáveis e de páginas com credibilidade. Essa é uma técnica que, se feita de maneira correta, ajuda a deixar as informações mais relevantes e corretas entre as primeiras dos buscadores.

Um exemplo são as notícias sobre a Covid-19. No início da pandemia, quando o assunto ainda não tinha tanto conteúdo, várias páginas, sites e vídeos duvidosos estavam entre os primeiros na busca. Hoje, após mais conteúdos otimizados pelo SEO estarem disponíveis, os resultados que aparecem no início do buscador são aqueles vindos de fontes oficiais, como as Secretarias de Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Monitoramento de mídias

Uma outra ferramenta muito difundida do marketing digital que pode ajudar no combate às fake news é o uso do monitoramento de mídias. Com esse tipo de trabalho, é possível checar se o que está indo para o digital é realmente correto ou se são informações enviadas para prejudicar alguém ou gerar desinformação.

Existem diversas estratégias focadas em descobrir notícias falsas através do que sai na mídia, em tempo real. Um grande case de monitoramento de mídias atualmente é nas campanhas eleitorais, em que os profissionais trabalham para que não haja interferência dos candidatos ou de eleitores querendo espalhar boatos ou informações contrárias.

Publicidade e ações com influenciadores

As marcas estão cada vez mais engajadas neste tipo de campanha. E, para tornar o combate às fake news ainda mais relevante e alcançar um público maior, muitas têm investido em influenciadores.

A ideia é que eles sejam um canal para que mais pessoas se interessem pelo assunto e haja menos desinformação. Além disso, eles também têm a chance de passar credibilidade ao público, falando de um tema tão importante para a sociedade.

O combate às notícias falsas é um dever moral e cívico da sociedade como um todo e, principalmente, das empresas e profissionais de comunicação. Por isso, eles precisam estar atentos e dispostos a pensar em estratégias para que a informação seja passada de modo correto, sem qualquer interferência e ações mal-intencionadas. Afinal, uma sociedade informada, é uma sociedade com civilidade, direito de fala e poder.