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Moove assina campanha de Setembro Roxo para o Instituto Unidos pela Vida

Neste mês, celebra-se o Setembro Roxo, iniciativa comandada pelo Instituto Unidos pela Vida, que visa conscientizar a população sobre a fibrose cística, doença genética rara e ainda sem cura, que afeta o pulmão e o sistema digestivo. Com a chegada da data, foi lançada uma campanha, produzida pela Moove, que tem o mote: ‘Para a maioria das pessoas, o dia a dia é normal. Para quem tem fibrose cística, todo dia é raro’.

A ação tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre os momentos especiais da vida e traçar um paralelo entre as lembranças memoráveis e aquelas que refletem o cotidiano, mostrando que, para pessoas com fibrose cística, a simplicidade de um passeio no shopping ou uma corrida à beira-mar são uma conquista. Sem o diagnóstico correto e precoce, essas atividades simples do dia a dia podem ficar mais difíceis.

“A campanha quer dar mais atenção ao nosso cotidiano, a tudo que está à nossa volta. É um convite para valorizar cada momento da nossa vida, pois cada dia, para quem tem fibrose cística, é especial, único e raro”, afirma Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, fundadora e diretora-executiva do Unidos pela Vida, diagnosticada com a doença de forma tardia, aos 23 anos. Ela também celebra o fato de setembro ser o período do ano em que “mais podemos falar sobre a doença”.

Eugênio Lumertz, head de Criação da Moove, pontua que foi desafiador buscar uma forma criativa de trabalhar o tema. “A campanha do Setembro Roxo de 2023 buscou trabalhar a empatia para que o público soubesse o que é estar no lugar de uma pessoa com fibrose cística. Dessa forma, podemos conscientizar a sociedade para a importância do diagnóstico precoce da doença e o seu respectivo tratamento”. O profissional ainda completa destacando a “grande responsabilidade social” na atuação da agência: “Ficamos muito felizes com o convite do Instituto Unidos pela Vida”.

Desdobramentos

Centrada no site do Setembro Roxo, a campanha conta com uma série de desdobramentos, a contar pela produção de um clipe, que será exibido no ambiente digital e na TV aberta, bem como estará presente nos cinemas, entre 7 e 20 de setembro. Além disso, diversos pontos turísticos brasileiros, que vão desde o Congresso Nacional, à Ponte Octavio Frias de Oliveira, em São Paulo, até os estádios do Bahia e do Palmeiras, serão iluminados com a cor oficial da iniciativa. 

Também serão veiculados spots de rádio e a campanha ainda estará presente nos mobiliários urbanos e nos transportes públicos de Curitiba e de Porto Alegre. A ação ocorre a partir de uma parceria do Instituto com a Ativa, a Imobi e a Trensurb. Por todo o Brasil, as associações de assistência à fibrose cística também farão eventos locais para celebrar e conscientizar a sociedade local sobre a doença.

Ficha técnica:

Cliente: Unidos pela Vida

Campanha: Setembro Roxo 2023

Responsáveis: Agência Moove, Instituto Unidos pela Vida

COO: Luana Rodrigues

Gestão de Produção: Karina Hermes

Atendimento: Carolina Sartori

Head de Criação: Eugênio Lumertz

Planejamento: Lucas Garcia

Direção de Arte: Lucas Costa e Luiza Dorfman

Redação: Francine Massoco

Produção: Carla Bildhauer

Unidos pela Vida: Gabriel Johnson, Kamila Vintureli, Lia Maria da Silva, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira

Sobre a fibrose cística

Também conhecida como Mucoviscidose ou Doença do Beijo Salgado, a fibrose cística atinge mais de seis mil pessoas no Brasil e estima-se que há mais de 160 mil com a condição em todo o mundo. A patologia faz com que a secreção no organismo fique mais espessa que o normal, dificultando sua eliminação e causando sintomas como tosse crônica, pneumonia de repetição, diarreia, pólipos nasais, baqueteamento digital, suor mais salgado que o normal e dificuldade em ganhar peso e altura.

Confira o filme da campanha: