A FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, possui no Brasil o protagonismo de ações que têm como objetivo mobilizar e conscientizar a população para os cuidados com a saúde e promover iniciativas de controle do câncer de mama no país. Em 2022, a Moove recebeu o desafio de construir em conjunto a campanha nacional da Rede FEMAMA, que conta com mais de 70 ONGs associadas e com impacto nacional.
A campanha promove a conscientização para o diagnóstico precoce e a importância da informação como aliada no combate ao câncer de mama. Neste ano, foram criadas três novas perguntas, além do slogan “3 perguntas que conscientizam, alertam e salvam”:
-
Sabia que descobrir antes aumenta as chances de cura?
-
Você conhece os tratamentos para cada tipo de câncer?
-
Você conhece os avanços da ciência contra o câncer de mama
A primeira pergunta destaca a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura em até 95%. No Brasil, a maioria dos casos de câncer de mama é diagnosticada em estágios avançados, segundo o DATASUS. A segunda questão busca evidenciar os tipos mais comuns de câncer de mama e algumas alternativas de tratamentos disponíveis. Por fim, a terceira indagação visa promover a informação sobre a evolução das tecnologias aliadas ao tratamento, que ampliam os efeitos positivos e minimizam os efeitos colaterais causados em alguns pacientes.
A estratégia de divulgação desenvolvida pela Moove para a FEMAMA contempla os meios digitais, através de redes sociais e YouTube, divulgação em rádio e TV, além de materiais impressos, camisetas e ecobag.
Ficha Técnica:
CAMPANHA: Outubro Rosa 2022 – 3 Perguntas que Salvam
CEO: Gabriel Milão Fuscaldo
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Laila Spadari
ATENDIMENTO: Caroline Fuscaldo e Leandro Mello
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Lucas da Costa, Daniel Lemos e Silvia Ferreira
REDAÇÃO: Ana Clara Soares, Claudia Mainardi e Francine Massoco
PLANEJAMENTO: Marlene Martinez e Eugênio Lumertz
MOTION: Valéria Dalla Corte
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE/PLANEJAMENTO: Débora Martins
NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Laura Marques
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
CLIENTE: FEMAMA
APROVAÇÃO CLIENTE: Maira Caleffi, Gabriel Morás, Érica Hobold e Vinícius Costa