A Moove está de cara nova! Após um processo de pesquisas e discussões internas, a agência decidiu repensar sua marca, criando uma nova versão que conversa com a estética e os formatos desenvolvidos pela empresa.
A criação da nova marca foca em uma estética mais moderna, amigável, que tem como reflexo as conexões promovidas pela Moove. Afinal, a marca da Moove nasceu com o objetivo de simbolizar a conexão entre marcas e consumidores, entre empresas e comunidades, entre governos e população.
O processo criativo
Até chegar ao resultado final, a equipe da agência fez uma série de pesquisas. Foi um longo caminho buscando dados, inspirações, referências e tendências até o desenvolvimento da marca.
O trabalho começou com o foco na realidade pós-pandemia e como ela afetou as marcas e as pessoas ao redor do mundo. Esse estado de mudança e incertezas gerou novos comportamentos e, com isso, diversas empresas e marcas reavaliaram o branding e repensaram os posicionamentos. O Facebook teve uma das maiores transformações do ramo. Em outubro de 2021, eles se reinventaram e fizeram um rebranding transformando a marca em Meta.
Segundo uma pesquisa realizada pelo site Domestika, 2021 foi um ano de rebrandings, em que as marcas se tornaram mais minimalistas, apostando em movimento e em elementos que transmitem leveza.
Diante desses dados, a equipe fez um levantamento com as principais características de design e logotipos para os próximos anos, notando as seguintes tendências: minimalismo, sobreposições, nostalgia, cores vibrantes e formas geométricas.
Essas tendências mostram que as logos, assim como a moda e a cultura, têm natureza cíclica. Isso quer dizer que, ao mesmo tempo que há a nostalgia e a vibrância de cores, o contrário também é verdadeiro: o estilo minimalista segue como tendência há alguns anos.
Enquanto as logos minimalistas são simples e modernas, com cores neutras e formas geométricas simples, as logos arrojadas possuem cores vibrantes, fontes diferentes e diversos tipos de padrões e combinações.
Por isso, foi importante conhecer e avaliar o uso de tendências no logo da Moove, mas foi ainda mais fundamental encontrar uma solução de design que representasse a marca de forma autêntica.
Aplicando as tendências à nova marca da Moove
Revisitando o brand voice e o código de cultura da Moove, ficou claro que o redesign da logo deveria transparecer características como:
- criatividade;
- tecnologia;
- autoridade;
- modernidade;
- conexão.
Com isso em mente, a equipe criativa da Moove pensou em possíveis caminhos para transformar a logo. Os principais pontos levados em consideração foram:
- Usar formas geométricas como o círculo: em alusão ao “oo” de Moove, presente em “moover” e produtos digitais da agência, como a newsletter Moovements e a plataforma ThePoost.
- Trazer a sensação de movimento: ajuda a transparecer valores como conexão, digital e fluidez.
- Optar por um estilo mais conciso e minimalista, como focar na tipografia, para facilitar a aplicação em diferentes materiais.
- Pensar em camadas e sobreposição de formas: visual coeso, de qualidade envolvente, que ajuda a transparecer conexões pessoais.
- Criar versão da logo colorida e em preto e branco: confere flexibilidade, mas permanece reconhecível.
Além disso, também foi necessário reestruturar as cores. A ideia era trazer algo que passasse criatividade, mas, ao mesmo tempo, sobriedade.
- ROXO: Essa cor atua diretamente na área cerebral destinada à criatividade, ou seja, promove um estímulo para a solução de “bloqueios criativos”. O violeta é um tom que estimula a criatividade e a vivacidade.
- AZUL: O azul transmite a ideia de calma, serenidade e tranquilidade. Por esse motivo, costuma ser comum o seu uso para representar profissionalismo, estabilidade e segurança.
Com o estudo e o raciocínio feitos, foi desenvolvida a nova marca da Moove, cujo resultado você confere a seguir:
O novo logotipo estabelece uma nova fase da Agência Moove. Ainda mais conectada, mais moderna e pronta para atuar em qualquer ramo da criatividade.
Ficha técnica
CAMPANHA: Nova Marca Moove 2023
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Laila Spadari
ATENDIMENTO: Caroline Fuscaldo
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Luiza Dorfman e Silvia Ferreira
REDAÇÃO: Ana Clara Soares e Francine Massoco
GESTÃO DE COMUNIDADES: Laura Marques
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Robson Albuquerque e Adriane Ávila
MÍDIA: Jhenefer Reis e Paula Santos
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira