Em 2020, em um período marcado pela instabilidade econômica causada pela pandemia de Covid-19, o auxílio emergencial municipal começou como um apoio financeiro para milhares de famílias. No ano seguinte, o município de Canoas (RS) reformulou o programa, que passou a se chamar Auxílio Emergencial Canoense. No novo formato, criado em março de 2021, o programa teve três edições.
Dentro desse contexto, a Agência Moove recebeu o desafio de criar campanha para divulgar a quarta edição do programa e incentivar a adesão da população canoense. A estratégia desenvolvida pela Moove buscou apresentar uma solução “três em um”, ou seja, com foco em três pontos – no auxílio financeiro à população carente de Canoas, no fomento à economia da cidade e, ainda, na oferta de ferramentas que ajudam no sustento dos participantes após o término do benefício.
O conceito: levar dignidade para quem mais precisa
Pensando nisso, a Moove criou uma campanha que teve como conceito principal “O Auxílio Emergencial Canoense voltou para trazer dignidade para quem mais precisa”. Para aumentar a conexão com as pessoas, a personagem do filme da campanha foi uma moradora do bairro Fátima e beneficiária do programa.
O filme foi veiculado em tv aberta e emissoras de rádio. Além disso, nos meios digitais, a campanha marcou presença em portais de notícias e redes sociais, utilizando recursos de vídeo em formatos e durações especiais, como reels, buscando impactar a população em diferentes plataformas. A campanha também usou mídia off-line, por meio de peças externas, como painéis.
Resultados da campanha
A quarta edição bateu recorde de inscrições, tornando-se a maior desde o lançamento do novo formato do programa, em março de 2021. Foram mais de 15,2 mil canoenses inscritos e 5 mil escolhidos.
Com o benefício pago às famílias selecionadas na quarta edição do Auxílio Emergencial Canoense, a prefeitura de Canoas fará um investimento de R$ 17 milhões.
Ficha técnica:
CAMPANHA: Auxílio Emergencial Canoense
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Rosângela Lopes
ATENDIMENTO: Márcia Jerônimo e Joseane Cunha
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Sílvia Ferreira
REDAÇÃO: Cláudia Mainardi
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Débora Martins
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Adriana Ávila e Robson Albuquerque
MÍDIA: Taila Loureiro, Vanessa Quinsani, Jhenefer Reis e Cíntia Souto
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
CLIENTE: Prefeitura Municipal de Canoas
APROVAÇÃO CLIENTE: Giuliano Amaro Silva, Giovani da Cruz Grafforelli, Carla Golbert e Tailini Mauami
PRODUTORA DE VÍDEO: Cubo Filmes
DIREÇÃO DE CENA: Diogo Santoro
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Eduardo Rosa Baiano
FOTOGRAFIA: Mythos Studio – Thiago Peraça e Zé Waxemberg
PRODUTORA DE ÁUDIO: Loop Reclame
DIREÇÃO DE SOM: Edu Santos