Por Aline Coelho, editora de Conteúdo da Moove.
O TikTok é um app de vídeos curtos que, apesar de ser conhecido como uma rede social, se posiciona como uma plataforma de entretenimento, criada e movida pela própria comunidade. A plataforma se popularizou entre os jovens e influenciadores, e, atualmente, também é utilizada pelas demais gerações. Mas como monitorar os resultados no TikTok?
Essa é uma dúvida presente entre marcas e agências de publicidade que investem em TikTok ads e precisam realizar uma análise de desempenho dos seus conteúdos na plataforma, por exemplo. Neste post, vamos falar sobre como gerar relatórios e monitorar a presença de marcas na plataforma. Siga a leitura!
A força do TikTok entre as redes sociais
A plataforma foi lançada em 2016 por Zhang Yiming, fundador da ByteDance, na China. Já em 2018, o TikTok já estava disponível em mais de 150 países e em 75 línguas, e foi o aplicativo mais baixado na App Store em 2019. Em 2021, superou a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo e se tornou o primeiro app não pertencente à Meta a superar os 3 bilhões de downloads.
Hoje, é o app mais baixado do mundo pela 3ª vez, com mais de 672 milhões em 2022 nas lojas de aplicativos do Android e do iOS, segundo dados da empresa norte-americana de inteligência de dados Apptopia. A listagem chama a atenção pela queda do Facebook e pela ascensão de uma plataforma estreante.
Como analisar os dados do TikTok?
O TikTok não disponibiliza seus dados de forma pública para que seja possível utilizar ferramentas de monitoramento de presença. Sendo assim, para que seja possível fazer uma análise e construir um relatório para um determinado cliente da Moove, identificamos algumas alternativas.
A primeira ação foi olhar para o feed, que o próprio TikTok indica, o menu #ParaVocê, que reflete as preferências exclusivas de cada um. O sistema recomenda o conteúdo classificando os vídeos com base em uma combinação de aspectos — começando pelos interesses que cada usuário expressa ao entrar na plataforma. As recomendações são baseadas em fatores como:
- Interações do usuário – vídeos que gosta ou compartilha, contas que segue, comentários publicados e conteúdos criados.
- Informações de vídeo – legendas, sons e hashtags.
- Configurações de dispositivo e conta – preferência de idioma, configuração de país e tipo de dispositivo.
O segundo passo inclui acompanhar o desempenho dos conteúdos publicados. Após selecionar o período, analisamos cada item, como a contagem de visualizações do TikTok, entre outros:
- Visualizações de vídeo – o número total de vezes que os vídeos foram visualizados.
- Visualizações do perfil – o número de vezes que foi visualizado e a quantidade de pessoas que gostaram do vídeo a ponto de ver o perfil.
- Curtidas.
- Comentários recebidos.
- Compartilhamentos.
- Seguidores.
- Conteúdo – número de vídeos compartilhados pelo perfil.
- Número de vídeos ao vivo publicados.
Dicas para analisar resultados no TikTok
Apesar de ter chegado no Brasil em 2018, o TikTok ainda é considerado uma rede nova, principalmente quando falamos na utilização para as marcas. Portanto, a experimentação é uma parte essencial para entender os insights do TikTok. Por exemplo, postar vídeos com formatos e sons diversos para avaliar o que os espectadores mais gostam, ou abordar um determinado assunto.
Importante considerar que o TikTok prioriza o conteúdo e não o volume de seguidores, pois não limita a entrega apenas para a sua comunidade, e sim pela relevância do conteúdo criado.
Acompanhar o desempenho dos vídeos postados, as visualizações, as curtidas e os comentários ajuda a saber como o medir engajamento no TikTok. Também, é nesta etapa que podem surgir insights para novos conteúdos ou realizar as mudanças na estratégia. Lembrando que é importante, a curto e médio prazo, estabelecer períodos para análise e depois comparar esses dados.
Outro ponto essencial é ter referencial comparativo, que nada mais é do que olhar o que os outros criadores de conteúdo estão produzindo, e a partir daí, identificar o que pode ser uma boa oportunidade ou o que não deve ser feito.
Por fim, manter-se atualizado dos memes, influenciadores, conteúdos que estão viralizando, os formatos que geram mais engajamento e as músicas em alta também fazem parte do monitoramento e podem ajudar na criação do próximo conteúdo, ou de uma campanha digital.
Para além da criação de conteúdo e de uma linha editorial, navegar pela rede social e estar por dentro dos conteúdos quase que instantaneamente são fundamentais para garantir uma boa performance.
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