Por Gabriel M. Fuscaldo
Há pouco mais de cinco meses, chegamos a uma conclusão estarrecedora. O nível de conhecimento sobre as novas tecnologias GovTech continuava baixo. Pelo menos abaixo do que gostaríamos. Não apenas nós, que já tínhamos alguma atuação e até mesmo reconhecimento dentro do ecossistema GovTech, precisávamos nos capacitar mais, mas também víamos profissionais de ponta, principalmente em cargos de liderança de grandes instituições, recebendo com espanto esta grande onda que está transformando a forma que cidadãos se relacionam com seus governos.
Precisávamos de mais conhecimento. Precisávamos aprender para difundir. Então, ligamos o nosso monitoramento digital para compreender o foco do debate sobre GovTech ao redor do mundo. Quais são os principais atores? Os principais desafios? Em quais plataformas o debate está ocorrendo e para onde ele aponta?
Coleta de menções do termo GovTech
Durante os cinco meses que se seguiram desde nossa conclusão inicial, nós passamos a coletar qualquer menção (pública) na internet, através da plataforma V-Tracker, que contivesse a palavra “GovTech”. De lá pra cá, identificamos 4.763 ocorrências que nos permitem compreender melhor como atores do ambiente GovTech pautaram o debate durante este começo de 2023.
A discussão é ampla, e envolve de veículos de imprensa; influenciadores da área, como Symone Beez, destaque por sua hashtag; a até mesmo atores políticos, como aconteceu nas redes da Deputada Carla Zambelli, com apoiadores ressaltando o Brasil na segunda posição mundial na maturidade em governo digital, segundo o índice GovTech Maturity Index 2022, do Banco Mundial, ficando atrás apenas da Coreia do Sul em 2022. Na pauta da imprensa, a grande notícia que marcou o começo foi o primeiro contrato público assinado com base no novo Marco Legal das Startups entre a startup Lemobs e a Petrobrás. Entre outras notícias, há até mesmo uma certa relação com a PL das Fake News, pois líderes GovTech foram chamados para debater o tema.
Picos de menções sobre GovTech
Durante todo o período de coleta, vemos pelo gráfico que tivemos dois grandes picos, em meados de abril. Nesta época, ocorria duas edições do evento CSC GovTech, a primeira em Brasília, dia 12 de abril, e a outra em São Paulo, dia 19 de abril. Um dos conteúdos de maior repercussão dos eventos foi da Prefeitura de Jundiaí, que despertou o debate sobre Cidades Inteligentes. Ou seja, repercutiu a aplicação prática das soluções GovTech, pois é no município que tudo acontece.
Mas não era apenas em São Paulo ou Brasília que ocorriam eventos nesses momentos de pico de menções sobre GovTech na internet. Durante estes mesmos dias, nossa plataforma captou o encontro promovido pela norte-americana GLASS, que recebia Philip Saunders, diretor da divisão de logística e gerenciamento de emergências da cidade de Seattle, para debater o futuro GovTech. Nas redes sociais repercutiu os insights de Philip sobre a relação de GovTech com sustentabilidade, diversidade, inovação e compras públicas.
Então, foi o mundo dos eventos, dos encontros humanos, o que mais movimentou o GovTech no mundo digital, de encontros virtuais, com os picos de postagem que vemos nos dois dias. A rede certa para estar? De maneira disparada, o Instagram foi a rede social GovTech deste começo de ano.
A transformação digital das soluções GovTech
Até aqui, foram mais de 4,7 mil menções ao termo GovTech em todo o mundo. Esse número demonstra o crescente interesse e importância do tema no cenário global. Mas há muito caminho para ser trilhado, de conhecimento, desenvolvimento e conexão. A transformação digital dos governos é uma realidade inevitável. A revolução tecnológica está mudando a forma como as sociedades interagem, consomem e se relacionam, e o setor público não pode ficar para trás. A adoção de soluções GovTech tem se mostrado uma estratégia eficaz para tornar os governos mais eficientes, transparentes e próximos aos cidadãos.
Precisamos atrair cada vez mais atenção aos governos digitais e tudo que entregam à população. Os avanços tecnológicos, como inteligência artificial, big data, blockchain, entre outros, têm o potencial de transformar a maneira como os governos operam e prestam serviços. A automação de processos, a simplificação de trâmites, a coleta e análise de dados para tomada de decisões baseadas em evidências, são apenas algumas das possibilidades oferecidas pelas soluções GovTech.
É com acesso à informação que nós iremos promover a revolução que todo o ecossistema GovTech representa. A troca de conhecimentos, as parcerias entre o setor público, o setor privado e a sociedade civil, são fundamentais para impulsionar a transformação digital nos governos e criar soluções inovadoras que atendam.
Participe do GovTech Summit
A disseminação de conhecimento, troca de experiências e aprendizado contínuo são essenciais para impulsionar a transformação digital nos governos. Por isso idealizados o GovTech Summit, que na sua edição de Porto Alegre buscará justamente proporcionar um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimento, através de palestras, painéis e atividades interativas, permitindo que os participantes saiam do evento com mais conteúdo e informações para evoluir suas entregas na área de GovTech.
A expectativa é que o GovTech Summit de Porto Alegre seja apenas o início de uma série de eventos que ocorrerão anualmente, reforçando a importância do debate sobre GovTech e a transformação digital nos governos. Através do compartilhamento de conhecimento e promoção de boas práticas, é possível acelerar a evolução do ecossistema GovTech e contribuir para a construção de governos mais eficientes, transparentes e centrados no cidadão. E impulsionar o debate online. Esperamos que, em 2024, não sejam 4,7 mil menções coletadas, mas o dobro, ou o triplo. Vamos difundir o GovTech?
O GovTech Summit, edição POA, promovido pela Agência Moove, é um evento pioneiro que busca promover o debate e disseminar o conhecimento sobre GovTech, reunindo especialistas, gestores públicos e empreendedores para discutir as melhores práticas e tendências nessa área. As inscrições já estão abertas! Acesse GovTech Summit e inscreva-se.