news

Keep in moovement

Moove participa da criação do novo posicionamento do MDB Nacional

O MDB Nacional apresentou o novo posicionamento estratégico partidário, e este trabalho tem envolvimento gaúcho. Para desenvolvê-lo, um grupo de profissionais das agências Balboa, Centro e Critério, elaborou um estudo aprofundado sobre o espectro político de centro e as experiências dos governos do partido. 
 
Além da pesquisa, foram ouvidos especialistas nas diversas áreas, como de Educação, Economia e Desenvolvimento Social. Os dados adquiridos foram a base do conceito publicitário ‘Todos por um Só Brasil’, assinado pelas agências gaúchas, que foram contratadas pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) – atualmente liderada pelo deputado federal Alceu Moreira.
 
O presidente da Moove, José Luiz Fuscaldo, que liderou o grupo, esclarece que o documento foi estruturado a partir de estudos com diferentes pontos de vista e abordagens sobre o centro político no Brasil e no mundo. “Contou, também, com o testemunho pessoal dos ex-presidentes Michel Temer e José Sarney, além de entrevistas com gestores públicos, profissionais e pesquisadores que são referências em suas áreas de atuação”.
 
O trabalho ‘Todos por um só Brasil’ foi norteado pelos princípios: democracia, desenvolvimento para todos e governo funcional. Além disso, foi feito o resgate de governos e projetos do Partido, lembrando fatos como a redemocratização do País, as ‘Diretas Já’, o SUS, o SUAS e o ‘Primeira Infância Melhor’.
 
Monitoramento de presença digital
 
Uma das nossas principais contribuições para o estudo foi o monitoramento de presença online, um trabalho de consultoria data-driven para marcas, produtos e serviços dos clientes da Moove.
 
Por meio de diversas ferramentas, os profissionais do Núcleo de Dados e Performance são capazes de entender cenários complexos que se dão na internet, especialmente nas redes sociais, e entregar inteligência para traçar planos táticos frente a tendências de comportamento e até mesmo crises de imagem. 
 
O monitoramento de temas relevantes para a estratégia elaborada para a FUG e o MDB agregou informações valiosas à pesquisa e embasou decisões a partir dos dados coletados e das análises feitas pelo NDP.
 
Divulgação 
 

Com o slogan ‘Todos por um só Brasil‘, o MDB assume um posicionamento de centro e visa a ampliar o protagonismo nas eleições de 2022 com a construção de uma candidatura que represente a terceira via. Entre as ações de Comunicação para divulgar o conceito estão videoaulas, podcasts, encontros e cursos, além de uma campanha nas redes sociais. 
 
Um vídeomanifesto também foi lançado durante um evento realizado na última quarta-feira, 25, em Brasília. O documento foi entregue ao presidente do MDB, Baleia Rossi, e contou com a presença do ex-presidente Michel Temer, que retornou pela primeira vez a Brasília desde que deixou a presidência do País.
 
Liderado por Fuscaldo, formaram a equipe executiva de formulação de conteúdo e Comunicação: os economistas Gustavo Grisa (Futuro) e Renata de Carvalho Rodrigues (Futuro); os publicitários Eugênio Lumertz (Moove), Giuliano Thaddeu (Critério), Marcelo Peresin (Balboa),  Ricardo Soletti (Balboa) e Tadeu Viapiana (Centro);e os jornalistas Cleber Benvegnú (Critério), Magali Barbiani (Moove), Roberto Witter (Critério) e Rodrigo Mallmann (gabinete deputado Alceu Moreira).