portfólio
Moove ressignifica a imagem do profissional da contabilidade em campanha para o CFC
Com o conceito “Profissional da contabilidade. Vai além quem tem”, a agência Moove lança a nova campanha para o...
Com o conceito "Profissional da contabilidade. Vai além quem tem", a agência Moove lança a nova campanha para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em todo o país no dia 25 de abril. A campanha destaca a habilidade dos profissionais em oferecer soluções e entregar resultados, além de ressaltar suas qualidades como ser humano no seu dia a dia.
A ideia apresenta o perfil de um profissional atento às transformações e “heavy user” de novas tecnologias, que preza por relações humanas significativas com seus clientes, baseadas na ética e na confiança. Com uma linguagem inovadora, as peças buscam redefinir a percepção do profissional da contabilidade na sociedade contemporânea, reforçando sua conexão com o nosso tempo.
A ação publicitária será veiculada no período de 15 de abril a 3 de maio, em parceria com os 27 Conselhos Regionais de Contabilidade, que compõem o Sistema CFC/CRCs. A campanha, que inclui peças de mídia externa em shoppings e aeroportos, além da internet (Meta, Spotify e mídia programática) e redes sociais, conta com um jingle, em um formato quase inexplorado no universo da contabilidade, contribuindo com o objetivo de modernizar a imagem do profissional.
Conselho Federal de Contabilidade
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) tem como objetivo orientar, normatizar, fiscalizar, registrar e desenvolver a profissão contábil no país. O CFC representa, por meio dos Conselhos Regionais de Contabilidade, mais de 500 mil profissionais da contabilidade, incluindo contadores e técnicos.
Assista ao vídeo:
Ficha técnica
CLIENTE: CFC - Conselho Federal de Contabilidade
AGÊNCIA: MOOVE
CAMPANHA: Profissional da Contabilidade. Vai além quem tem.
COO: Luana Rodrigues
GESTÃO DE OPERAÇÃO: Karina Hermes
DIRETORA DE NÚCLEO: Nayara De Marco
ATENDIMENTO: Cibele Hoisel, Nayara De Marco, Carolina Sartori
HEAD DE CRIAÇÃO: Eugênio Lumertz
DIREÇÃO DE ARTE: Moisés Bettim e Anderson Duarte
REDAÇÃO: Márcio Blank
PLANEJAMENTO: Marlene Martinez
PRODUÇÃO: Robson Albuquerque, Carla Bildhauer e Adriane Ávila
MÍDIA: Aline Carré e Paula Santos
MOTION: Valéria Dalla Corte e Natan Soares
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira
APROVAÇÃO: Aécio Dantas, Fabrício Lourenço e Daniel Guerra
PRODUTORA DE ÁUDIO: Batuque
Inbound Marketing: o que é e como aplicá-lo na sua estratégia de comunicação?
No ramo do marketing, existem várias técnicas que visam atrair leads e convertê-los em clientes. O inbound marketing é...
No ramo do marketing, existem várias técnicas que visam atrair leads e convertê-los em clientes. O inbound marketing é uma delas, mas diferentemente do marketing tradicional, neste modelo são explorados conteúdos relevantes para que o consumidor venha até a empresa. Continue a leitura e entenda esta técnica.
O que é o Inbound Marketing?
O conceito surgiu em solo norte americano, nos Estados Unidos, e se popularizou em 2009, com o lançamento do livro dos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah, o “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”. Desde então, o método cresceu muito e está cada vez mais presente nas organizações.
Traduzindo de maneira livre, o modelo poderia ser chamado de “marketing de atração” e essa é a principal diferença entre as demais estratégias, de outbound. O inbound marketing trata-se de atrair o consumidor, em vez de ir até ele, através de conteúdos relevantes.
Esse é o ponto principal: no inbound marketing não é a empresa quem procura o cliente, mas ele quem vai até a organização. Para isso, são feitas estratégias para atrair atenção para o blog, site e redes sociais, criando conteúdos que se adequem ao perfil do consumidor, como as dores e as dúvidas dele.
Princípios do Inbound Marketing
O método é focado em um ponto específico: gerar leads. Afinal, são os leads que se transformarão em vendas lá na frente. E, para isso, as etapas do inbound marketing são pensadas com conteúdos de qualidade, através dos meios de comunicação disponíveis na empresa.
-
Atraindo através do blog
A primeira etapa do inbound marketing é atrair o lead, ou seja, ele precisa se interessar por algum conteúdo para chegar à empresa e, neste modelo, isso pode ser feito através de uma página de blog.
Como um dos principais pilares do inbound marketing, o blog deve ser pensado com textos feitos com base em planejamento prévio, com conteúdo de qualidade e temas relevantes para o público, sempre mirando no processo de compra, também conhecido como funil de vendas.
Toda a jornada deve ser pensada na hora de desenvolver os conteúdos para o blog, começando por textos mais abrangentes, que falam de temas gerais, e se aprofundando nos tópicos relacionados aos produtos ou serviços. Toda a jornada deve orientar o cliente, utilizando conteúdos como forma de mostrar a ele os benefícios do produto, mesmo que de maneira indireta.
-
Utilizando o Google
O Google pode ser uma ótima ferramenta para quem quer atrair leads por meio do inbound marketing. Através do SEO, ou seja, das ferramentas de busca, é possível trazer mais visitantes ao site da empresa, aumentando consideravelmente a quantidade e a qualidade dos leads.
Tornar o site visível através do SEO é fundamental para que a empresa seja conhecida, já que as pessoas costumam fazer pesquisas antes de comprar um produto ou contratar um serviço. Por isso, utilizar os mecanismos de busca é essencial para que o público encontre a empresa através do nicho específico dela.
É primordial pensar em estratégias de SEO e aplicá-las tanto nos conteúdos quanto no site institucional em si, a fim de que haja uma melhor utilização dos mecanismos de busca e o site se torne mais eficiente.
-
Utilizando as ferramentas das redes sociais
As redes sociais por si só já podem ser uma excelente maneira de fazer o inbound marketing, divulgando materiais do site e blog e até mesmo criando conteúdos específicos para as redes.
Mas, além disso, é possível e essencial fazer estratégias de tráfego pago nas redes sociais para gerar cliques para o site, blog e para campanhas específicas. É possível fazer este processo utilizando as palavras-chave em conteúdos patrocinados e nos Ads. Essas campanhas, se feitas de modo correto, têm resultados muito positivos e são uma excelente maneira de focar no seu público, gerando leads mais assertivos.
-
Régua de e-mail
Outro ponto fundamental no inbound marketing é o fluxo de e-mail, também chamado de régua de e-mails. Depois de atrair o lead, é esse fluxo que irá nutri-lo através de temas e conteúdos focados no que o cliente deseja e precisa.
Nos e-mails, é possível levar o lead mais fundo no funil de vendas, indicando novos materiais, blogposts e conteúdos que sejam relevantes para ele e que falem da empresa em si.
Além disso, é uma ótima maneira de se manter na lembrança do consumidor, com e-mails frequentes na caixa de entrada dele. Mas, é claro, com uma estratégia pensada previamente, sem exagerar na quantidade.
Por que investir em Inbound Marketing?
Essa estratégia é excelente para atrair consumidores que se identificam com o produto ou serviço ofertado. Por isso ele foi e é tão utilizado nos últimos anos. Entre os principais benefícios do inbound marketing, temos:
- Comunicação aberta, gerando mais conversa entre a empresa e o cliente.
- Continuidade na mensagem: ela é passada em diversos formatos, levando o lead por todo o funil de vendas.
- Mais engajamento: criando uma comunicação relevante e com temas que o consumidor está disposto a ler e falar sobre.
- Público correto: as estratégias ajudam a trazer um público qualificado, que realmente tem interesse no assunto.
- Mensuração eficiente: é possível acompanhar as estratégias de perto, otimizando os conteúdos e tornando-os cada vez mais dentro do que o público realmente quer.
Exemplos de Inbound Marketing: Case StarGrid
Se sua empresa pretende investir neste tipo de estratégia e aumentar as vendas, através de leads qualificados, conheça os projetos e expertises oferecidos pela Moove na área. Temos clientes que utilizam esse modelo e tiveram resultados exponenciais, como a startup StarGrid.
A equipe da agência Moove notou algumas lacunas na comunicação da empresa StarGrid e percebeu que o primeiro passo deveria ser uma reestruturação estratégica da comunicação. Eles não conseguiam transmitir aos consumidores a clareza no conceito e no que a ferramenta poderia oferecer, com isso, os resultados não eram satisfatórios.
A equipe da agência, em parceria com a StarGrid, pensou em um fluxo para nutrir os leads que chegassem através de campanhas de mídia paga ou do site. Assim, criamos conteúdos que fossem relevantes para o público e sempre o levassem para um artigo de aprofundamento no blog ou para uma solicitação de demonstração.
De janeiro a outubro de 2022, o ecossistema de comunicação e marketing digital realizado pela Moove gerou mais de 2,6 mil leads, ou seja, contatos comerciais interessados em saber mais sobre o produto, potencializando, assim, as oportunidades de venda da empresa.
Se é essa a estratégia que sua empresa precisa, entre em contato com a Moove para entender mais sobre o processo e ter um planejamento específico para sua organização, a fim de ter leads mais qualificados e resultados ainda melhores.
Contribuinte é peça central de campanha da Moove para a Prefeitura de Osório
O contribuinte osoriense é a peça central da campanha que a Moove desenvolveu para a Prefeitura de Osório. A...
O contribuinte osoriense é a peça central da campanha que a Moove desenvolveu para a Prefeitura de Osório. A ação destaca as principais informações para pagamento do IPTU 2023 e, ainda, faz uma prestação de contas ao cidadão, comunicando as entregas realizadas pela gestão municipal.
Com o conceito ‘Faz Osório Acontecer’ e utilizando a imagem de uma pessoa identificada com o perfil de um contribuinte, a campanha relaciona o tributo – e o benefício do pagamento em cota única, com desconto de 10% – à execução de obras e melhorias para a cidade.
A prestação de contas e o conceito da campanha, juntos, geram um sentimento de orgulho na população e mostram que os recursos arrecadados com o IPTU proporcionam uma melhor qualidade de vida para as pessoas.
Nas peças criadas pela Moove, três áreas são destacadas: infraestrutura, a partir da pavimentação de 22 quilômetros de ruas e vias do município; educação, com investimento de mais de R$ 9 milhões nas escolas municipais; e saúde, por meio da contratação de mais médicos e da aquisição de mais exames para população.
A campanha veiculou em TV, rádio, jornal e redes sociais, e teve apoio de mídia de carro de som.
Ficha Técnica:
Campanha: IPTU 2023
COO: Luana Rodrigues
Gerente de Operações: Karina Hermes
Diretora de Núcleo: Laila Spadari
Relacionamento e Negócios: Guilherme Alves
Planejamento: Marlene Martinez
Head de Criação: Eugênio Lumertz
Inteligência Criativa: Fábio Medvedovsky, Francine Massoco, Lucas da Costa
Produção: Adriane Ávila, Carla Bildhauer e Robson Albuquerque
Mídia: Jhenefer Reis
Arte-Final: Christian Vieira
Cliente: Prefeitura de Osório
Aprovação Cliente: Roger Caputi e Pietro Marques
Produtora de Vídeo: Cubo Filmes
Direção de Cena: Rodrigo Portela
Montagem e Finalização: Mauris Hansen e Marcelo Müller
Produtora de Áudio: Loop Reclame
Direção de Som: Edu Santos
Fotografia: StudioME
Manipulação de Imagem: Gustavo Dias
Campanha da Moove para Assembleia Legislativa incentiva voto entre jovens
Em março deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou um alerta apontando a mais baixa procura de jovens pelo...
Em março deste ano, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou um alerta apontando a mais baixa procura de jovens pelo título eleitoral na série histórica registrada pela instituição. A sete meses das eleições, apenas 10% das pessoas de 16 e 17 anos haviam se inscrito para votar em outubro.
Com base nessas informações, a Agência Moove sugeriu à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul uma campanha para estimular o público jovem a fazer o título de eleitor e conscientizar sobre a importância do voto para o futuro do estado e do país.
Para o CEO da Moove, Gabriel M. Fuscaldo, a campanha incentivou a inclusão dos jovens como agentes na participação na vida política, uma vez que o regime democrático não funciona bem se a juventude não estiver engajada na política.
A campanha contou com vídeos nas redes sociais dando dicas e mostrando como é fácil e rápido tirar o título. Também houve o lançamento de um filtro no Instagram, com a frase ‘o Brasil precisa do seu olhar’. Outra ação, abraçada pela Presidência da AL, foi a entrega de fôlderes em escolas de Porto Alegre e do interior do estado.
A campanha ainda veiculou nas redes sociais e em sites e emissoras de rádio com perfil jovem e na tevê.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Incentivo ao voto jovem
Cliente: Assembleia Legislativa do RS
Gerente de Operações: Karina Hermes
Diretora do Núcleo Institucional: Bárbara Pufal
Relacionamento e Negócios: Andressa Castro, Caroline Fuscaldo e Leandro Mello
Head de Criação: Eugênio Lumertz
Inteligência Criativa: Cláudia Mainardi, Daniel Lemos e Valéria Dalla Corte
Produção: Adriane Ávila, Carla Bildhauer e Robson Alburquerque
Mídia: Jhenefer Reis e Paula Santos
Arte-Final: Christian Vieira
Aprovação Cliente: Mariana Martinez e Tiago Machado
Moove apoia o desenvolvimento do Yoda 2.0, projeto da Zenvia para disseminar conteúdo técnico
A Agência Moove acaba de lançar junto com a Zenvia – plataforma que empodera as empresas para criarem experiências únicas de comunicação para seus clientes finais – o Yoda 2.0, projeto interno para a produção de conteúdo técnico. Por meio da iniciativa, os colaboradores (conhecidos como Humanz) são incentivados a produzir artigos técnicos para o blog da companhia voltado aos desenvolvedores. Para cada texto produzido e aprovado, os Humanz participantes recebem pontos acumuláveis que podem ser trocados por prêmios de acordo com o perfil dos colaboradores.
O Yoda 2.0 é uma evolução do Projeto Yoda, lançado pela Zenvia em agosto de 2021. A empresa buscou na expertise em inovação digital da Moove uma oportunidade para fazer o upgrade do projeto. A partir dessa demanda, a Moove abraçou as várias etapas de aprimoramento, como o desenvolvimento da mecânica da plataforma, sua construção, a criação da identidade visual, a pesquisa da premiação adequada ao perfil do público, a administração da plataforma e toda a gestão operacional do projeto, desde as métricas até a entrega dos prêmios.
Como funciona o projeto Yoda 2.0
Todos os colaboradores da Zenvia residentes no Brasil podem se inscrever no projeto Yoda 2.0, desde que possam contribuir com conteúdos que tratem de linguagem e programação voltados à comunidade de desenvolvedores. A partir do cadastro, os interessados devem selecionar um dos três temas definidos e produzir conteúdo inédito sobre ele.
A nova plataforma está em funcionamento desde o início de março. Os resultados da primeira edição do Yoda 2.0, com os três primeiros temas, serão revelados na primeira quinzena de abril. Os pontos ganhos podem ser trocados por prêmios imediatamente ou podem ser acumulados até o final do projeto. A pontuação é dada para cada conteúdo aprovado e validado. Além disso, serão aplicadas métricas como validação do artigo para publicação no blog, visualizações do conteúdo publicado e curtidas no texto pré-exibido no Yoda 2.0.
A plataforma é uma estratégia de endomarketing que incentiva a produção de conteúdo, e pode ser adaptada a qualquer empresa que tenha interesse em engajar seu público interno.
Moove e Hospital Moinhos de Vento contam histórias reais no lançamento do Moinhos Social
Com o conceito ‘Fazer o Bem #MoveMoinhos’, a campanha de lançamento do Instituto Moinhos Social dá luz a histórias reais de pessoas impactadas por projetos de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento. A partir do mote #MoveMoinhos, criado pela Comfoco – agência de endomarketing que atende o hospital –, a Moove elaborou o conceito visual da campanha e a estratégia de mídia. A campanha buscou, de uma forma criativa, conectar o nome da instituição de saúde ao objetivo do instituto.
"Tanto gráfica quanto como estratégia de mídia entendemos que conseguimos atingir nossos objetivos – sensibilizar e auxiliar no reconhecimento de marca como instituição que visa ao desenvolvimento da sociedade. A campanha contou com a atuação direta da nossa head de Criação, Laura de Azevedo, que infelizmente nos deixou no início deste ano", comenta o CEO da Moove, Gabriel M. Fuscaldo.
A sócia-diretora da Comfoco, Ana Rimoli, ressalta que “no início de 2021, criamos o mote #MoveMoinhos para traduzir uma crença do próprio hospital de que a transformação que queremos ver na sociedade começa em cada um de nós. E, com os desdobramentos ‘A gente #MoveMoinhos’ e ‘Fazer o bem #MoveMoinhos’, mostramos que uma instituição pode impulsionar essa mudança de dentro para fora”.
A tática desenvolvida, principalmente no digital, com o objetivo de reconhecimento de marca, utiliza o recurso de storytelling para atrair a atenção do público. Os primeiros cases já estão disponíveis nos canais do YouTube do Hospital Moinhos de Vento e no Instagram e no LinkedIn do Instituto Moinhos Social. Entre as histórias, a do Sr. Nelson, líder comunitário da Restinga, que, por muitos anos, lutou para levar um hospital para a população da Zona Sul, e conseguiu realizar seu sonho com o apoio do Moinhos de Vento. Outra história emocionante é a da técnica de Enfermagem Gisele Antunes, que aproveitou a oportunidade de bolsa de estudos na Escola Técnica e hoje trabalha na Emergência da instituição.
A gerente de Estratégia, Inovação e Marketing do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch, reforça a potência da campanha para evidenciar o posicionamento da instituição. "O lançamento do Instituto Moinhos Social é um marco para o que nós acreditamos profundamente. Há 94 anos, nosso hospital nasceu da união da comunidade e sempre teve entre seus valores o compromisso com a sociedade. No nosso novo ciclo estratégico, que começa ainda este ano, vamos reforçar mais uma vez esse ponto para sustentar nosso desenvolvimento e crescimento. Isso está alinhado com o que o consumidor do futuro exigirá: corporações que sejam sustentáveis e responsáveis com o meio ambiente, as pessoas e a sociedade. Um ponto forte é que já temos uma longa trajetória nesse caminho", afirma a executiva.
Além do digital, a campanha conta com mídia off-line com bancas, outdoors e anúncios nos principais veículos do estado e emissoras de rádio. Mais um ponto alto da equipe de criação da campanha foi a ligação com a música ‘O Poeta Está Vivo’. Nela, o trecho ‘Mas quem tem coragem de ouvir; Amanheceu o pensamento; Que vai mudar o mundo; Com seus moinhos de vento...’ faz conexão direta entre o instituto, seu objetivo de transformar realidades e o nome da organização.
Instituto Moinhos Social
O primeiro grande projeto do Instituto Moinhos Social será o ‘Transformar’ no Loteamento Santa Terezinha, em Porto Alegre. A iniciativa visa a melhorar os índices de desenvolvimento humano e social da região, que tem como principal fonte de renda a reciclagem, e conta com taxas de analfabetismo cerca de três vezes maiores do que a média nacional. O trabalho terá a participação de voluntários e, também, arrecadação de recursos de pessoas físicas e jurídicas. Inicialmente, será traçado um perfil socioeconômico dos moradores para mensurar a efetividade das ações, e repetir as melhores práticas em novas comunidades posteriormente. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão: aulas de judô, dança, capacitação profissional, apoio a mães adolescentes.
Acompanhe as redes do Hospital Moinhos de Vento no Facebook e no Instagram.
COO: Luana Rodrigues
DIRETORA NÚCLEO INSTITUCIONAL: Bárbara Pufal
RELACIONAMENTO E NEGÓCIOS: Juliana Cardoso e Caroline Fuscaldo
HEAD DE INTELIGÊNCIA CRIATIVA: Laura de Azevedo
INTELIGÊNCIA CRIATIVA: Sílvia Ferreira e Claudia Mainardi
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE/PLANEJAMENTO: Calvin Pontel Wallau
NÚCLEO DE DADOS E PERFORMANCE: Mariana Gonzalez e Ana Clara Soares
PRODUÇÃO: Carla Bildhauer, Robson Albuquerque e Adriane Ávila
MÍDIA: Paula Santos e Jhenefer Reis
ARTE-FINALISTA: Christian Vieira e Fábio Oliveira
PRODUTORA DE ÁUDIO: Batuque
PRODUTORA DE VÍDEO: Querosene Filmes - Direção Marcelo Martins
OBTENÇÃO FOTOGRÁFICA: Estúdio Mythos - Zé Waxemberg
CLIENTE: Hospital Moinhos de Vento
APROVAÇÃO CLIENTE: Débora Elmo e Monique Pimentel
Campanha da Moove apresenta a Vero como a maquininha que resolve de verdade
Rodrigo Sant'anna participou dos filmes da campanha publicitária criada pela Moove para a Vero
A Vero, a maquininha do Banrisul, estreia nova campanha publicitária neste início de ano. Desenvolvida pela Agência Moove, a estratégia mostra que a Vero entende as dificuldades de quem está do outro lado do balcão, criando situações que representam o dia a dia de quem precisa fazer malabarismos para atender aos clientes. E não foi difícil encontrar inspiração: com mais de 140 mil maquininhas distribuídas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e um atendimento sempre próximo dos usuários, a equipe da Vero buscou importantes relatos de quem depende das vendas por cartão de crédito e débito.
Com essas informações, a Moove criou a campanha publicitária com o desafio de mostrar diferentes situações de forma leve e usar o humor como atrativo. Para tanto, convocou o ator e humorista Rodrigo Sant'Anna, mais conhecido pela participação no programa Zorra, da Rede Globo, e a apresentadora Cris Silva, a garota-propaganda da Vero nas mais recentes campanhas do produto. Em três momentos distintos, o ator representa ocasiões cômicas que mostram os “perrengues” do cotidiano, enquanto a apresentadora exibe as soluções que a Vero proporciona para empreendedores e profissionais liberais.
O conceito "A maquininha que resolve"
No primeiro filme, a confusão criada pelo garçom com a quantidade de maquininhas do restaurante é a deixa para mostrar que basta uma máquina da Vero para aceitar os principais cartões, inclusive o Banricompras. Depois, o problema acontece com a emissão de boletos em uma escolinha; aqui, o Vero RePay é apresentado como solução para pagamentos recorrentes e assinaturas. Por último, o filme mostra um atrapalhado dentista que não consegue organizar suas contas, ao invés de usar o completo aplicativo de gestão incluído na maquininha da Vero. Os comerciais e demais peças são assinados com o conceito “A maquininha que resolve. De verdade.”, mostrando que a Vero é muito mais do que um simples instrumento para pagamento com cartão.
Além dos três filmes, que serão veiculados na televisão aberta, a campanha terá ampla frequência no meio rádio no interior do estado. Painéis digitais estarão em diversos pontos de Porto Alegre, além de Florianópolis e Balneário Camboriú, mercados importantes para o crescimento da Vero. Nos meios digitais, a campanha terá forte presença nas redes sociais, principalmente utilizando os recursos de vídeo em formatos e durações especiais para Stories, Reels e Youtube, visando à maior conversão e impacto.
Ficha Técnica
COO: Luana Rodrigues
Diretora do Núcleo Banrisul-Governo: Rosângela Lopes
Atendimento: Márcia Jerônimo e Joseane Cunha
Planejamento: Eugênio Lumertz
Head de Inteligência Criativa: Laura de Azevedo
Criação: Moisés Bettim, Daniel Lemos, Cláudia Mainard e Mariana Gonzalez
Coordenação do Núcleo de Dados e Performance: Calvin Pontel Wallau e Débora Martins
Produção: Carla Bildhauer e Robson Albuquerque
Mídia: Paula Santos e Jhenefer Reis
Arte-Finalista: Christian Vieira e Fábio Oliveira
Produtora de Áudio: Batuque
Produtora de Vídeo: Izar/Cubo - Direção: Pepe Mendina
Obtenção Fotográfica: Stúdio Mythos - Thiago Peraça
Atores: Rodrigo Sant'Anna (ator e humorista) e Cris Silva (apresentadora da RBS TV)
Cliente: Banrisul Cartões (Vero)
Aprovação Cliente: Amanda Tegon (Banrisul Cartões - Vero) e Nathália Saldanha (gerente de Marketing Banrisul SA)
Udesc e Moove: preparando jovens para a carreira
Gerar interação com estudantes, divulgar os eventos Parque das Profissões e Vestibular de Verão e tirar dúvidas. Essas foram as metas das campanhas que a Moove fez para a Udesc.
A ideia do projeto foi fazer duas campanhas que fossem interligadas, mas que, ao mesmo tempo, fossem distintas. A campanha inicial foi a do Parque das Profissões, que tinha como missão convidar os estudantes para o evento 100% digital, o qual contou com palestras e vídeos informativos sobre os centros da universidade. Com o conceito-base “Dê o play na sua carreira”, foi no evento Parque das Profissões que se divulgou o novo vestibular da Udesc.
O Vestibular de Verão tem como objetivo atrair novos alunos para se inscreverem na universidade, através do processo seletivo especial. E o mote da campanha foi “Você escolhe sua carreira, a gente te prepara pra ela”. A ideia era mostrar que a Udesc prepara o/a aluno/a para o mercado de trabalho, de acordo com o curso escolhido por ele/a. Ou seja, um trabalho em equipe para a formação.
Para estas campanhas, a Moove optou por uma estratégia digital, pois é onde o público-alvo está em massa. Foram feitas peças para redes sociais, tráfego pago, banners e vídeos institucionais e dos centros que foram usados no Parque das Profissões e, posteriormente, nas redes sociais. Além disso, também usamos reforço de mídia externa em busdoor, outdoor, front e mídia em shopping.
Redes Sociais UDESC
Situação
Desde o início de julho de 2021, a Moove assumiu as Redes Sociais da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), que, até então, eram inteiramente trabalhadas via assessoria de comunicação. Na época, os principais desafios diagnosticados se dividiam em: primeiramente, gerar mais engajamento justamente com o público mais jovem, tanto de dentro da universidade, quanto de potenciais futuros estudantes. E, de forma paralela, também estabelecer uma presença mais forte da identidade da marca nos conteúdos digitais, gerando mais lembrança para os usuários.
Estratégia
Reestruturamos editorialmente todo o conteúdo de redes sociais da Universidade, trabalhando postagens divididas desde notícias institucionais, histórias reais de estudantes da instituição (gerando identificação), dicas de professores e publicações mais descontraídas, envolvendo memes e abordagens interativas características do universo do público-alvo pretendido. Além disso, desenvolvemos um guia visual para as redes, padronizando linhas editoriais e trabalhando diversas variações de templates, criando, assim, uma unidade visual harmônica para a marca.
Resultados
Em pouco menos de 4 meses, sem nenhum investimento de mídia, conquistamos 1.500 novos seguidores no Instagram, quase dobrando a taxa de engajamento (de 0,8% para 1,4%), alcançando uma média superior a 400 interações por publicação. Nossos conteúdos de maior destaque ao longo do período incluíram cards e carrosséis com mais de 2.000 interações orgânicas, além de vídeos com quase 10 mil visualizações.
Posts de destaque
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Banrisul – Fundos de Investimento
Situação
O cenário atual vem impondo desafios nas atividades de administração e gestão de fundos de investimento e distribuição destes valores mobiliários. A queda da taxa básica de juros e a necessidade de fazer poupança de longo prazo, tem estimulado a busca por alternativas mais rentáveis de investimento além das tradicionais. Os Fundos de Investimento se apresentam como alternativa de enfrentamento dos desafios do cenário atual e futuro, no tocante a investimentos.
Estratégia
Com o lançando um novo portfólio de investimentos pela Corretora Banrisul, com novos produtos e opções ainda mais diversificadas para os seus clientes, a agência Moove desenvolveu uma campanha completa com peças onn e off, além de hotsite https://fundosbanrisul.com.br/ para posicionar o produto Investimentos.
O foco da campanha é trabalhar as estratégias diversificadas para os diferentes perfis de público, desde o iniciante ao mais arrojado investidor.
Ficha Técnica:
Campanha: Fundos de Investimento Banrisul
COO: Luana Rodrigues
Diretora do núcleo: Rosângela Lopes
Atendimento: Márcia Jerônimo
Planejamento: Eugênio Lumertz
Head de Criação: Laura Azevedo
Criação: Laura Azevedo, Moisés Bettim, Claudia Mainardi, Ícaro Iserhard, Mariana Gonzales, Thanise Melo, Jean Civa
Coordenador do Núcleo de Dados e Performance: Calvin Pontel Wallau
Produção: Carla Bildhauer e Robson Albuquerque
Mídia: Vanessa Quinsani, Paula Santos e Jhenefer Reis
Arte-Final: Christian Vieira
Tratamento de Imagens: Estúdio Mythos - Zé Waxemberg
Áudio: Maria Viola
Cliente: Banrisul Corretora
Aprovação cliente: Nathalia Saldanha e Cristina Martine - MKT Banrisul / Luciana Schuck, Sandra Bresser e Rosane Chimello - MKT Digital / Odete Bresciani - Banrisul Corretora
Campanha: Junte e Ganhe Coleção
Cenário
O Diário Gaúcho, o popular DG, realizou o feito de fidelizar milhares de pessoas que não tinham o hábito de ler jornais. A promoção “Junte & Ganhe” faz parte da relação cotidiana entre leitores e o jornal DG desde o seu lançamento, no ano 2000, com selos para o preenchimento de uma cartela e posterior troca por kits de utensílios.
Em 2019, diante de uma queda de 20% na circulação do jornal e a diminuição do interesse pela repetição de produtos ofertados, os times da RBS buscaram soluções para impactar o leitor e alcançar a meta de 36% no aumento da sua circulação. Assim, a segunda campanha do “Junte & Ganhe” 2019 apostou na atratividade de kits diferenciados para gerar e sustentar o desejo das donas de casa por novidade, beleza e qualidade. A nova proposta promocional do DG apresentou as coleções Bela Família Café e a Bela Família Jantar, peças da tradicional marca Oxford, a maior fabricante brasileira de cerâmica e porcelana de mesa das Américas. Duas coleções com uma relação entre si, por tipo de estampas e cores, a serem trabalhadas em duas etapas de campanha.
Problemas de Comunicação
Além de informar sobre a nova ação, a campanha publicitária teria dois grandes desafios pela frente. O primeiro deles, um aumento do preço do exemplar do DG na segunda etapa da promoção, um risco de baixa adesão à campanha, pois o maior público do DG (75%) está na classe C, onde qualquer acréscimo de valor impacta nas decisões de compra.
O segundo desafio seria o de incentivar a troca de selos para mais de um kit, enfatizando a oportunidade de montagem de um conjunto completo de louças.
As estampas do Junte & Ganhe Coleção Bela Família Café – 9 peças, sendo elas 1 boleira, 4 pratos de lanche e 4 canecas – combinam com o Junte & Ganhe Coleção Bela Família Jantar – 1 travessa e 4 pratos rasos. Pelas opções de cores ofertadas, o leitor poderia escolher kits diferentes de café, por exemplo, um em cada cartela. Ou completar a mesma coleção com as 14 peças, Café e Jantar.
Estratégia de Comunicação:
A beleza das estampas únicas e o mote da continuidade da coleção foram os atributos escolhidos para valorizar a nova proposta de troca. A identidade gráfica da campanha explorou uma paleta de cores quentes, com a exposição dos produtos de forma a valorizar cada conjunto, mas também ressaltando a combinação entre as estampas. A marca Oxford foi destacada nas peças gráficas, como garantia de qualidade das cerâmicas ofertadas.
Coube à Cris Silva, apresentadora do programa ‘Posso entrar’ da RBS TV, comunicadora da rádio 92 FM e colunista do Diário Gaúcho, trazer assertividade à comunicação ao emprestar sua imagem e voz para divulgar as novidades da campanha ‘Junte & Ganhe Coleção Bela Família’, com um tom de discurso essencialmente promocional, alegre e informativo. A linguagem e o apelo nas peças buscaram demonstrar empatia com os desejos por utensílios domésticos bonitos para a cozinha, com estímulos para a dona de casa reunir a família e amigos, e até mesmo presentear alguém. A etapa ‘Junte & Ganhe Bela Família Café’ teve início em 22 de abril, com o primeiro selo publicado na edição de 4 de maio. Para a distribuição de mídia, foram utilizadas as rádios com apelo popular do Grupo RBS, Farroupilha AM e 92 FM, para a veiculação de um spot. Na RBS TV veiculou um filme de 30” e no Canal Você (ônibus, catamarã e Estação Rodoviária de Porto Alegre) exibimos reduções de 15” em vídeo. No Diário Gaúcho, reforçamos a mensagem em etapas de teaser, lançamento e sustentação, com selos de contagem regressiva, sobrecapa, anúncios no formato de página dupla, inteira e meia, além da estratégia de cross editorial alinhada pelo time de comunicação. Em mídia exterior, foram exibidos busdoors. Uma ação de live marketing aproximou a campanha e a população, que pode interagir com totem promocional colocado em locais de grande circulação na capital.
A segunda etapa, promoção ‘Junte & Ganhe Bela Família Jantar’, iniciou em 25 de julho, com a publicação de selos se estendendo até setembro. Na distribuição da mensagem utilizamos: filme de 30” na RBS TV; jingle nas rádios Farroupilha AM e 92 FM; etapa de teaser com selos de contagem regressiva no Diário Gaúcho, além sobrecapa de lançamento, anúncios em formato de página dupla, página e meia página, e estratégia de cross editorial. Em mídia exterior exibimos outdoors e na mídia indoor painéis em plataformas do Trensurb. Foi mantida a veiculação no Canal Você (ônibus, catamarã e Estação Rodoviária de Porto Alegre), com reduções em vídeo de 15”. Em 5 dias de ações de blitz, foram distribuídas diversas sobrecapas para os leitores se organizarem antes do primeiro selo.
Resultados
Ao romper com a recorrência de utensílios de menor atratividade, apresentando produtos diferenciados, de maior reconhecimento como utilidade e ótima qualidade, a estratégia comercial de ofertar os kits Bela Família Café e Bela Família Jantar mostrou-se eficiente no sentido de reavivar o interesse dos leitores na promoção ‘Junte & Ganhe’. A humanização da comunicação pela presença simpática da apresentadora Cris Silva em vídeos e imagens que contextualizam os kits em atrativos cenários de uma casa, gerou empatia com a audiência, que reagiu com alto resultado de engajamento.
Na primeira etapa, Bela Família Café, foram alcançados 100% da meta, com a recuperação de 20% de queda da campanha anterior mais um aumento de 16% na circulação do DG. Os números apontaram trocas de selos por 109.000 kits Café e 96.000 kits Jantar. No verão de 2019, a proposta de continuidade da coleção Bela Família foi ativada com a oferta do kit Sobremesa com uma edição comemorativa aos 20 anos do DGA, o Junte & Ganhe Mais. O Junte & Ganhe Bela Família Sopas foi lançada em maio de 2020 e trouxe de volta as estampas que fizeram o maior sucesso com os leitores. A resposta foi um incremento positivo de 19,8% em relação ao kit anterior, que não era da Coleção Bela Família, com a troca por 74.458 kits. Atualmente, está em andamento o Junte & Ganhe Bela Família Petiscos. E vem mais por aí, para felicidade de fiéis colecionadoras que até criaram grupos no Facebook para troca de selos de quem perdeu alguma publicação.
Campanha Aditivos aos contratos e Marco Legal do Saneamento
Situação
A privatização da Corsan é um dos caminhos para atingir a universalização do saneamento no RS de acordo com os prazos do Marco Legal.
Contudo, no macroambiente político, um conjunto de forças contrárias promovem fortes movimentos contra a privatização.
O objetivo dessas forças é alimentar o medo nos públicos impactados, utilizando argumentos sem sustentação, como aumento da conta, piora dos serviços, demissão em massa, entre outros.
Estratégia
Desse modo, foi fundamental estabelecer uma estratégia de comunicação por públicos. Dessa forma, será possível trabalhar com argumentos mais sensíveis para cada um deles, visando minimizar os efeitos dessas forças contrárias.
Para cada público, serão realizados esforços individualizados, tanto na questão do conteúdo, como dos meios selecionados, mas também há esforços abrangentes que contemplem todos os públicos.
Campanha Vida nas Mãos – Ativismo Social Vida Farmácias
Situação
Muitas mulheres sofrem com violência no Brasil, mas não conseguem agir ou não sabem como proceder nestas situações, ou até mesmo, muitas vezes não sabem que estão sendo violentadas por conta dos diversos tipos de violências existentes. Pensando nisso, a Vida Farmácias desenvolveu um código de denúncia, para que a informação chegue até às vítimas de forma mais clara e, até as autoridades de forma mais ágil e segura possível.
Estratégia
Código: A mulher violentada ou a pessoa que faz a denúncia mostra a palma da mão com o desenho de um coração para o atendente da farmácia. A Vida Farmácia se torna um local de acolhimento e denúncia. As lojas estarão identificadas com cartazes e displays nos caixas. E os clientes receberão flyers e adesivos para divulgar a campanha.
Corsan. Mais Digital, mais perto de você.
Situação
A Corsan passa por um momento estratégico de consolidação de sua imagem junto aos municípios. São muitas as frentes para aprimoramento na prestação dos serviços e, especialmente com os clientes, a Corsan tem desenvolvido seus canais de relacionamento digitais. Atualmente, há vários canais disponíveis e outros projetos em andamento. Portanto, houve a necessidade de comunicarmos esses serviços de maneira mais clara aos clientes.
Estratégia
Divulgar as entregas do Projeto Estratégico #CORSAN DIGITAL para o público interno e externo da Corsan, fortalecendo a imagem da Companhia como inovadora e focada no cliente;
Envolver os colaboradores no processo de transformação digital do relacionamento com o cliente da Corsan e engajá-los para que contribuam na divulgação dos novos serviços e entregas.
Campanha: Pós Pandemia
O projeto Pós pandemia conta com Seminários e Pesquisas de Opinião Pública, para levantar e debater temas importantes, como...
O projeto Pós pandemia conta com Seminários e Pesquisas de Opinião Pública, para levantar e debater temas importantes, como Educação, Saúde, Economia e Cidadania Digital nesse momento de pandemia e pós-pandemia. E, além disso, aproveitar todo o conteúdo para que a Casa faça projetos de lei para ajudar a população gaúcha a passar por esse momento tão delicado. A campanha conta com anúncios em jornais e revistas, mídia digital e mídia em rádio, além de redes sociais.
As 5 Tendências do Marketing 5.0
Por Gabriel M. Fuscaldo – CEO da Agência Moove Publicado em 15/07/2021 Lançado em janeiro de 2021,...
Por Gabriel M. Fuscaldo - CEO da Agência Moove
Publicado em 15/07/2021
Lançado em janeiro de 2021, o livro Marketing 5.0: Technology for Humanity, de Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, aponta claramente cinco tendências que intensificarão o futuro próximo dos profissionais de marketing. Para o presente, o livro ainda indica como estas disciplinas e aplicações práticas já fazem parte do dia a dia de times responsáveis pela construção de marcas. E também podem fazer parte do seu.
Conforme os autores de Marketing 5.0: Technology for Humanity, o desafio do marketing é, cada vez mais, ter as pessoas certas no lugar certo. Que contem com a habilidade de saber desenhar estratégias que apliquem a tecnologia correta para os mais variados casos. Profissionais de marketing poderão entregar melhores experiências a seus consumidores se aliarem sua humanidade com os poderes da tecnologia.
Uma das principais oportunidades que os autores encontraram para estabelecer o Marketing 5.0 é que trata-se da primeira vez que temos 5 gerações (não confundir com 5 tendências) vivendo ao mesmo tempo no planeta Terra, com suas próprias atitudes, preferências e comportamentos. O gap geracional é um dos panos de fundo que marqueteiros irão enfrentar cada vez mais, bem como a crescente desigualdade da distribuição de riqueza (que causará polarizações no mercado). Para colocar mais pimenta no molho, os autores ainda apontam uma crescente divisão entre os apoiadores da digitalização e aqueles que a tratam com preocupação, por razões como eliminação de postos de trabalho ou invasões de privacidade pessoal.
O que é Marketing 5.0 e seu conceito “Tecnologia para Humanidade”?
O livro é parcialmente inspirado pelo conceito de Sociedade 5.0, uma iniciativa de alto nível do Japão, que traça o caminho para a criação de sociedades sustentáveis sustentadas por tecnologias inteligentes.
Marketing 5.0, by definition, is the application of human-mimicking technologies to create, communicate, deliver, and enhance value across the customer journey.
O livro Marketing 5.0 ainda não conta com tradução ao português. Por isso optamos por manter as citações originais do inglês.
Os autores ainda explicam que o Marketing 5.0 junta elementos declarados nos dois livros anteriores da série. Ou seja, o marketing centrado no ser-humano do 3.0 e empoderado pela tecnologia descrito no 4.0. Ok, na nossa opinião, isso foi um tanto forçado da parte dos autores. Mas eles querem seguir com sua “série X.0”, então vamos jogar junto! O que realmente importa: o conteúdo do livro é muito bom e nos ajuda a compreender a complexidade do ecossistema do marketing atual de uma maneira estruturada. Em resumo, nós concordamos com os caminhos apontados em Marketing 5.0: Technology for Humanity.
Como encaramos As 5 Tendências do Marketing 5.0
O que nós chamamos aqui de “tendências” os autores por vezes chamam de “componentes”. Trata-se de uma forma de encarar as coisas. Neste texto livre, que não possui pretensões acadêmicas, optamos por “tendências”, pois buscamos incentivar as práticas futuras de organizações de todos os tamanhos.
Com uma visão geral sobre o que é Marketing 5.0, gostaríamos de ressaltar, antes de abordar quais são as 5 Tendências, um aspecto. O livro traz novamente o conceito de “segments of one” marketing. Com Big Data, marqueteiros estão mais próximos de personalizar as experiências das suas ações de marketing para cada consumidor. O conceito está popularizando, um passo importante para a utopia virar realidade.
Os autores dividiram as 5 Tendências do Marketing 5.0 em dois grupos: aplicações - que são jeitos de fazer; e disciplinas - da organização, que são sintetizados na simples citação:
In essence, technology will enable marketing to be data-driven, predictive, contextual, augmented, and agile.
Vamos olhar desde o ombro de gigantes. Que são bases construídas pelo marketing nas mídias sociais, nos mecanismos de busca e pelos trabalhos em E-commerce. Então, do ombro de gigantes, vamos às 5 Tendências do Marketing 5.0:
Disciplina #1 Big Data para Decisões
Acesso a Big Data, a grandes conjuntos de dados, implica que estaremos melhor informados. Então, a premissa é: se você tem informação mais qualificada, você toma melhores decisões.
A Big Data é o grande produto colateral originado da digitalização. O que os autores defendem é que, no momento que existe uma gravação de cada ponto de contato com consumidores, por exemplo nas transações, chamadas de call-center, trocas de e-mail, você pode entender melhor essas interações dos clientes. E, a partir deste conhecimento, buscar diferenciais.
Moreover, customers leave footprints every time they browse the Internet and post something on social media. Privacy concerns aside, those are mountains of insights to extract.
Entretanto, o que vemos hoje é uma preocupação cada vez maior com a privacidade de dados. Tome como o exemplo a última atualização do IOS. Então, se você sair do livro, e ir para a vida real, você não poderá deixar as preocupações com privacidade de dados de lado.
Mas é verdade que temos cada vez mais fontes de informações ricas. O que isso permite? Como macro tendência, seguir naquele caminho que destacamos, de “segments of one” (sim, este é o nosso grande benchmark). De maneira mais prática, os marqueteiros podem criar perfis de seus consumidores a um nível muito mais granular e individual. Este é o poder de ter um bom ecossistema de dados, muitas vezes chamado de “data lake”. A ironia da Big Data é: você consegue encaixar um Oceano num lago?
Como posso aplicar na prática? |
• Seja através de uma plataforma de CRM, como aquelas amplamente conhecidas para Inbound Marketing (RD Station, HubSpot, SharpSpring), ou de CDP (sigla para Customer Data Platform, que tem o poder de unificar as informações de clientes, mas aqui admitimos nunca ter testado uma dessas na prática), você vai começar a acompanhar as interações dos seus consumidores com ações de marketing tais como e-mails, anúncios e as próprias interações no seu site ou plataforma. Você terá mais informações sobre os seus consumidores. |
• Junte isso a um grande volume de informações e busque encontrar similaridades com o comportamento dos seus clientes, ou oportunidades gerais. A maior e mais acessível plataforma de Big Data (que nós conhecemos) está a um clique de distância no trends.google.com. Como nós trabalhamos com redes sociais na Moove, nós utilizamos a plataforma da Zeeng para rapidamente ter acesso a dados públicos sobre o engajamento do público nas postagens dos concorrentes de nossos clientes, o que permite respostas de marketing mais ágeis. |
Ao final de cada tendência, de maneira livre, trazemos nossa experiência própria e prática sobre como estamos perseguindo a disciplina ou aplicação. Dessa forma, nós buscamos materializar caminhos para ajudar você a perseguir as tendências da evolução do marketing por sua conta.
Dores de crescimento - um comentário:
Na prática é muito difícil desempenhar um trabalho orientado por dados que realmente seja uma vantagem competitiva. O jeito mais realista e simples é a utilização dos dados primários, mas queremos ir além disso, não? A verdade é que poucas companhias, com exceção das plataformas (principalmente Facebook, Google, Amazon), possuem um conjunto de dados que realmente trace o perfil de seus clientes, como eles interagem com seus produtos. E poucas acessam uma Big Data que seja exclusiva. Nós, por exemplo, podemos consultar de forma estruturada as páginas de concorrentes nas redes sociais, e acessar os perfis de audiência desenhados pelas plataformas de compra de anúncios da Google e Facebook. Mas todos também podem. Então, parece não haver solução milagrosa aqui. E as diversas fontes de dados podem tornar as coisas realmente confusas. Então, melhor simplificar combinações de audiência.
Aplicação #1 Preditividade de Resultados
A tendência aponta que os resultados de estratégias e táticas de marketing estão cada vez mais previsíveis. Com a grande ressalva que nenhuma ação é uma aposta totalmente segura. Mas a ideia é clara: se você souber o retorno de cada investimento em marketing passado e presente, você terá maior previsão sobre o resultado futuro.
Utilizar análise de dados preditiva, às vezes com aprendizado de máquina, para saber os resultados de atividades de marketing antes do lançamento é um sonho possível. O fator Marketing 5.0 intensifica a tendência quando os autores ressaltam que isso será cada vez mais realizado por inteligência artificial. Ou seja, seremos alimentados de volta pela máquina, que nos dirá como será o resultado antes do lançamento do produto ou da campanha.
Trata-se de um modelo preditivo, que irá aprender com experiências passadas e recomendar design otimizado para campanhas futuras. A melhor parte? Permite à empresa buscar a liderança por meio de novas iniciativas, mas sem prejudicar a marca contra possíveis fracassos. Pois isso já estaria apontado antes do lançamento, que então não ocorreria.
Por sempre contar com o fator humano, ressaltamos novamente que nenhuma previsão pode ser 100% certa. É o que acreditamos. Trata-se, então, de um jogo de visão: Como vai ser a resposta do mercado? Ela pode ser influenciada?
Como posso aplicar na prática? |
• A Google é uma das empresas que está na ponta na facilitação desta tendência a empresas de todos setores. A previsibilidade que sua plataforma traz para os investimentos publicitários está cada vez mais inteligente, então você pode confiar no aprendizado da máquina deles para tornar suas campanhas mais assertivas. O mesmo vale para outras plataformas de compra de mídia programática, por leilão. Então, tudo que você tem a fazer é trazer a cultura da expectativa de resultados para antes de suas ações; monitorar; e fazer os devidos cruzamentos ao final. |
• Com Testes A/B você testa duas ou mais variações da mensagem e cria um conhecimento sobre que tipo de anúncio gera uma melhor resposta ao seu público. Para próximas ações, você “prevê” que o formato vencedor do A/B funcionará melhor. |
Aplicação #2 Marketing Contextual
Quando falam em Marketing Contextual, os autores se referem a experiências contextuais que transcendem barreiras digitais ou físicas:
Contextual marketing is the activity of identifying and profiling as well as providing customers with personalized interactions by utilizing sensors and digital interfaces in the physical space.
Kotler, Kartajaya e Setiawan dizem que aqui está a espinha dorsal que nos conduzirá ao marketing 1:1 (sim, voltamos à questão do “segments of one”).
Já falamos sobre os rastros que vamos deixando online, o que permite mensagens segmentadas, ou até mesmo individualizadas. O grande desafio aqui é perseguir a verdadeira experiência omnichannel. Sabemos que a expressão é antiga, talvez até mesmo desgastada. Mas a verdade é que nunca estivemos tão perto de entregar esta experiência completa ao cliente.
Hoje, está mais claro que vamos dominar o omnichannel primeiro na Internet, para depois transcender do mundo online ao mundo físico, o que é outro grande desafio. Como fazer o cruzamento de dados? Como fazer com que o vendedor na loja saiba o que o cliente recém pesquisou, para que já possa entregar um atendimento, uma experiência mais customizada?
É nessa hora que entra a Internet das Coisas. A tendência que permitirá as experiências contextuais 360º é a conectividade entre múltiplos dispositivos. Sim, máquinas conversando com máquinas, e por fim abastecendo humanos com informação qualificada. Se você tem a capacidade de identificar, com um sensor, quem está chegando à loja, você poderá entregar uma experiência personalizada, talvez até mesmo com suporte de tecnologias de realidade virtual ou aumentada.
Como posso aplicar na prática? |
• Se você vende exclusivamente online, este desafio é relativamente mais simples. Mas, se você precisa transcender ao mundo físico, uma das primeiras ações que precisa realizar é trazer o time comercial ao mundo do marketing. Talvez seja difícil dar, em tempo real, toda a informação que um determinado vendedor necessita sobre um determinado cliente. Na verdade, isso está parecendo cada vez mais invasivo. Então, o que você pode fazer é promover treinamentos com sua equipe de vendas, mostrando como os clientes se comportam online e quais são suas preferências. Como eles navegam pelo site e quais conteúdos que mais engajam nas redes sociais. Com mais informações sobre o seu público, a equipe de vendas ou sucesso do cliente terá mais clareza sobre quais aspectos do produto realmente gerarão compras |
Aplicação #3 Marketing Aumentado
This third application ensures that marketers combine the speed and convenience of digital interface with the warmth and empathy of people-centric touchpoints.
Todos nós já estamos acostumados a interagir com interfaces digitais de diversas naturezas. Por exemplo, pense no aplicativo do seu banco. As atividades que você desempenha lá, no aplicativo, possuem um determinado fim. Então junto à interface de tecnologia você resolve diversas operações. Dessa forma, ir à agência bancária física ganhou um novo significado. Por exemplo, você pode estar atrás de interações humanas a respeito de seus investimentos financeiros. A combinação, na nossa opinião, gera muito mais valor ao cliente.
Então, o desafio central de realizar um marketing aumentado parece ser: como fazer os robôs trabalharem para que humanos possam atuar de maneira mais inteligente?
Sabemos que o debate sobre robôs tomando o trabalho de humanos é quente, pertinente. Um fato: já aconteceu e seguirá acontecendo. Mas os autores pedem que o debate fique de lado, para que nos foquemos em outra ideia: a simbiose homem-máquina aplicada ao marketing.
Augmented marketing is the use of digital technology to improve the productivity of customer-facing marketers with human-mimicking technologies such as chatbots and virtual assistants.
A ideia é que a inteligência artificial, ou algumas linhas de código mesmo, possam se ocupar daquelas tarefas de pouco valor. E assim os humanos tenham mais tempo para, digamos, um atendimento personalizado e humanizado.
Como posso aplicar na prática? |
• Chatbots são o caminho mais simples e antigo. Então desenhe, no seu processo de atendimento, até que ponto as primeiras dúvidas dos clientes podem ser atendidas por uma programação. Mas não esqueça de criar gatilhos para o grande diferencial, as interações humanas. Desenhe o transbordo. |
• Você também pode apostar em realidade aumentada para simular a experimentação do seu produto, dando mais tempo ao seu vendedor para focar na interação humana. O Lens Studio da Snap é uma plataforma que permite construir esta experiência de maneira relativamente simples, a partir de um 3D de produto. |
Disciplina #2 Métodos Ágeis
Times de marketing que trabalham com métodos ágeis.
Deixamos esta tendência para o final, pois, conforme os autores, o que faz acontecer - ou não - a implementação de ações é a capacidade de execução ágil do time. Nossa opinião? O livro acertou ao trazer o “Agile Marketing” como a tendência para o trabalho das pessoas.
Conforme o Marketing 5.0, o marketing ágil conta com times descentralizados e multifuncionais, que possuem agilidade na “conceituação, design, desenvolvimento e validação de produtos e campanhas” (tradução livre). Além do berço na indústria de TI (e da necessidade de contar com a suíte de tecnologia certa, como o Chat, Trello, Slack, Notion...), o que está em jogo aqui é a necessidade de um certo modelo mental para ocorrer. Que permita a boa interação entre pessoas, para que uma forma mais fluída de trabalho seja possível.
Então, esta será a única das tendências descritas que não contará com qualquer dica de aplicação prática. Simplesmente abrace os princípios dos métodos ágeis no seu dia a dia para vencer no marketing moderno.
Mas por que os métodos ágeis são importantes para o Marketing 5.0? Duas razões principais: a) um consumidor “always on” (as redes sociais nunca dormem!); e b) mais possibilidades de testes.
Um consumidor “always on” significa que ele poderá chegar até a sua loja - ou do seu concorrente - quando quiser, 24 horas por dia. Caso ele não esteja pronto para comprar, ele pode decidir consultar suas redes sociais, e ficar com uma dúvida… E assim como o cliente pode comprar a qualquer momento, também pode haver uma debandada, digamos, no seu serviço de assinatura. Algumas coisas seguem iguais, mas os gostos dos consumidores estão sempre em transformação. Então, a janela de oportunidade para atacar uma mudança (detectada pela Big Data) está cada vez menor. Na era da informação, todos têm acesso ao movimento de mercado ocorrendo, então a capacidade de execução tem se tornado cada vez mais importante.
Para responder a essas mudanças, um time ágil deve desenvolver uma capacidade de experimentação e validação muito rápida. Times de marketing precisam testar suas hipóteses, e agora eles podem fazer isso com uma pequena parte de seus orçamentos. O jeito mais claro de perseguir esta tendência nos parece a intensificação de Testes A/B.
Há mais no horizonte
Neste artigo, abordamos os tópicos chave escritos em Marketing 5.0: Technology for Humanity, mas há sempre mais no horizonte. No livro, você vai encontrar estes conceitos expandidos, nas palavras dos próprios autores, e seguramente recomendamos a leitura como uma fonte fácil de atualização. Para o seu trabalho, esperamos que esses conceitos possam iluminar o roadmap de suas empresas, pois nenhum departamento de marketing possui a capacidade ($) de atacar em todas as frentes.
Como observação final, destacamos que há outros artigos na internet que também se ocupam de interpretar o conhecimento do livro, muitas vezes abordando os tópicos, que aqui chamamos de tendências, por outros títulos, tais como “Marketing Ágil” ou “Marketing Baseado em Dados”. Nós preferimos nossa divisão, pois queremos deixar toda a complexidade centralizada nos novos passos do Marketing como um, na sua etapa 5.0.
O Desafio de Rebranding da Marca Cotrijal
Tendo sua nova marca lançada recentemente, a Cotrijal, cooperativa gaúcha do setor agropecuário e industrial, contou com a parceria da Moove para renovar sua identidade logo após seu aniversário de 63 anos. Um grande desafio para uma marca com décadas de história local.
Desafio:
A Cotrijal é a maior cooperativa agropecuária do Rio Grande do Sul e uma das maiores do Brasil. Com 63 anos de atividade, seus negócios vão muito além do armazenamento de grãos. Possui unidades de supermercados, lojas de eletrodomésticos, unidades de produção de sementes e rações, entre outras. É reconhecida como uma das cooperativas que emprega o que há de mais avançado em todas as suas áreas de atuação.
Porém, a sua marca já não refletia mais a modernidade da própria cooperativa, com uma expressão gráfica pouco significativa para os dias atuais.
O maior problema, contudo, estava na diversidade visual de submarcas criadas sem planejamento ao longo tempo, o que contribua para a falta de unidade e sinergia entre as unidades de negócio. Era necessário, portanto, não apenas desenvolver um novo logotipo, mas um sistema de arquitetura de marca que unificasse todas as unidades de negócios, programas, ações e eventos da Cotrijal.
Estratégia:
O sistema foi pensado em um formato que se adequa às novas plataformas e ao novo jeito das pessoas se comunicarem. A nova marca usa formas simplificadas que permitem ganhar dinamicidade e rapidez no mundo virtual, com a utilização das cores historicamente associadas à Cotrijal. O destaque está nas letras I e J, que representam duas pessoas de mãos dadas, simbolizando os pilares do cooperativismo. Além disso, os elementos gráficos criados para a identidade visual em fachadas, veículos e diversos materiais envolvem o universo da cooperativa, como sementes, grãos, folhas, água e, principalmente, as pessoas.
Evento de lançamento:
A nova marca foi lançada em uma Live, que reuniu online milhares de associados, clientes e colaboradores. A repercussão foi positiva para a Cotrijal, que além de um excelente número de visualizações do evento, também registrou um crescimento de suas bases em todas as redes sociais.
Em tempos cada vez mais digitais, com 63 anos, a cooperativa enxergou a necessidade de redesenhar sua identidade, mostrando dinamismo, mas sem esquecer do seu principal valor: a força dos seus laços.
A Cotrijal abraça os produtores para promover a todos que veem no campo mais que um trabalho, mas uma missão em que só é possível avançar juntos. Com força, união e orgulho, tornam os desafios mais simples e as barreiras menores.
O planejamento estratégico de rebranding realizado considerou também desafios futuros, buscando criar um sistema de marcas e se preparar para novos negócios que estão por vir.
Segundo o Presidente da Agência Moove, José Fuscaldo, o rebranding da Cotrijal aconteceu no tempo certo: “Marcas que antes eram sólidas, reluzentes e volumosas buscaram simplificar suas formas, ganhar dinamismo e rapidez no mundo virtual. A Cotrijal viu isso no tempo certo e agiu com rapidez. Enxergar antes é uma pré-condição de empresas líderes.”
Ficha Técnica
Campanha: Rebranding Lançamento Marca Cotrijal
Head de Relacionamento e Negócios: Luana Rodrigues
Atendimento: Bárbara Pufal
Planejamento: Eugenio Lumertz
Head de Inteligência Criativa: Laura de Azevedo
Criação: Sílvia Mota e Letícia Coutinho
Motion Designer: Valeria Dalla Corte
Arte-finalista: Christian Vieira
Produção: Robson Albuquerque, Carla Bildhauer e Marianna Celia
Aprovação (Cliente): Benísio Rodrigues
Produtora do Filme: Mythago
Direção: Mocita
Montagem: Mythago
Animação/Computação: Mythago
Produtora de Áudio: Audio Box
Manipulação de Imagem: Meca
Vida Farmácias
Encarte Online
Encarte Online
MOOVE
He For She
He For She
Assembleia Legislativa do RS
Escolha de Valor
Escolha de Valor
Case He For She – Máscara Roxa
Situação
O movimento global pela igualdade de gênero HeForShe (ElesPorElas) visa a estimular a participação de entidades, empresas e toda a sociedade nesta causa tão importante.
Em abril de 2020, durante o período de isolamento devido à pandemia Covid 19, aumentou em 66,7% o número de casos de feminicídio no RS em relação ao mesmo mês do ano passado. A Moove, como a agência do Comitê Gaúcho Impulsor, foi acionada para desenvolver a campanha da iniciativa para que as mulheres vítimas de violência doméstica possam denunciar casos de agressões nas farmácias que tiverem o selo “Farmácia Amiga das Mulheres”.
Estratégia
A expressão “Máscara Roxa”, senha para ser dita por uma mulher ao atendente das farmácias, por quem busca ajuda, foi destacada na identidade visual da campanha, a qual foi divulgada em todas as redes sociais das instituições públicas, ONGs e empresas privadas envolvidas, além das rádios, jornais e TV do Grupo RBS.
Resultados
Na busca por mudanças comportamentais no sentido da prevenção e combate a todas as formas de violência contra as mulheres, os resultados devem ser considerados pela abertura de cada novo espaço social que acolha exposição do tema, a exemplo da iniciativa “Máscara Roxa”, que segue recebendo a adesão de estabelecimentos farmacêuticos do interior do Estado, além da Rede de Farmácias Associadas, que foi a pioneira.
WhatsApp Business: como começar a utilizar, 4 funções que você (talvez) não conheça e erros FATAIS
Por Calvin Pontel Wallau – Planejador da área de Inteligência Criativa da Agência Moove Publicado em 12/08/2020 ...
Por Calvin Pontel Wallau - Planejador da área de Inteligência Criativa da Agência Moove
Publicado em 12/08/2020
O canal de comunicação digital mais democrático do Brasil vem ganhando cada vez mais espaço no meio profissional, e saber utilizá-lo fará toda a diferença para o seu negócio
O WhatsApp, a essa altura, certamente se tornou um meio que dispensa apresentações e justificativas para ser utilizado. Já está entranhado na vida do brasileiro, seja de maneira informal ou, como veremos a seguir, de forma a impactar os negócios.
Sendo utilizado para o bem ou para o mal, goste você ou não, o WhatsApp adquiriu a posição de meio mais democrático para a troca de informação hoje no Brasil. E, quando digo democrático, me refiro justamente à realidade de ser um aplicativo leve, muito simples e absurdamente prático, o que o torna uma ferramenta de fácil aderência em públicos de qualquer faixa etária ou classe social, algo que pouquíssimos meios já conseguiram fazer.
Logo, não é à toa que não faltem iniciativas para torná-lo rentável para qualquer mercado, uma vez que ele está presente no dia a dia de quase qualquer um.
Entretanto, o que a maioria dos profissionais de mercado começa se questionando é: em que situações o WhatsApp Business é necessário para mim? E a realidade mostra que ele é uma opção com possibilidades muito abrangentes, relevante para negócios tanto B2B quanto B2C e possui recursos extremamente eficientes desde a abordagem de venda até o relacionamento com o cliente. Ou seja, dificilmente não seja útil em algum aspecto, independentemente da sua área de atuação ou porte do seu negócio.
Então, se lidar com pessoas faz parte do seu dia a dia, seja para fins de prospecção, envio de ofertas ou atendimento contínuo, o WhatsApp Business será, com certeza, um diferencial profissional para você. E frisando: não importa que você seja do setor de relacionamento de uma grande corporação ou um pequeno empreendedor independente, sempre haverá uma funcionalidade para facilitar a sua jornada de trabalho.
Mas vamos por partes. Primeiramente…
Como começar a utilizar o WhatsApp Business?
O WhatsApp Business não é pago! Ele é similar ao WhatsApp comum, sendo sua interface praticamente idêntica à dele, mas é importante lembrar: trata-se de um aplicativo independente ao WhatsApp convencional e precisa ser instalado separadamente em seu smartphone.
Em sua loja de aplicativos, você irá identificá-lo por seu símbolo também verde, mas com um “B” no lugar do já reconhecido ícone de telefone.
Suas configurações iniciais são tão simples quanto as do aplicativo original, que envolverá o cadastro de um número e o “ok” para permissões de acesso, mas com a possibilidade de que você forneça dados de sua empresa, tais como: categoria, localização (caso tenha) e descrição.
IMPORTANTE: é aconselhável que você possua um número exclusivo à disposição para criar sua conta comercial, já que um mesmo número não pode ser utilizado como comercial e pessoal ao mesmo tempo. Isso significa que seus contatos pessoais também falariam “com uma conta comercial”, o que é, no mínimo, um pouco estranho.
Além disso, ficar alternando entre a conta comercial e a pessoal pode gerar problemas, visto que toda a vez que você volta para a conta pessoal, seus recursos do Business são desativados, prejudicando o contato com seus clientes.
Como funciona o WhatsApp Business?
A forma de interagir com as pessoas no chat é praticamente a mesma. A única diferença prática para quem estiver conversando com você é que o usuário será notificado, por uma questão de transparência, que a conversa é com uma conta comercial...
Já para você, uma série de recursos estará disponível para simplificar as interações e dar mais agilidade de resposta aos contatos, estando todos presentes nas “Ferramentas comerciais”. Vamos conhecer algumas?
1. Respostas automáticas no WhatsApp Business
Ninguém gosta de ficar esperando pela resposta hoje em dia, mesmo fora do horário comercial. É por isso que uma boa alternativa é contar com o envio de mensagens automáticas para:
- Boas-vindas, para um primeiro contato imediato com quem vier conversar com você. É a chamada “Mensagem de saudação”;
- Momentos de ausência (“Mensagem de ausência”), para quando você não estiver disponível por algum imprevisto ou simplesmente fora do horário comercial, você pode programar o horário em que determinada resposta estará ativa.
2. Respostas rápidas para perguntas recorrentes
Você também pode criar seu próprio “script”, elencando dúvidas frequentes do seu público. Exemplos: “Qual é a previsão de entrega?”/ “Qual é seu endereço?” / “Qual é o endereço do seu site?”, ou qualquer outra informação que queira deixar pronta.
Não perca minutos preciosos copiando e colando as mesmas informações a cada novo contato. Configure suas próprias mensagens e utilize-as sem sair do chat! Quando quiser utilizar uma das respostas prontas pré-escritas, basta digitar “/” na caixa de mensagem que elas irão surgir:
3. Como criar catálogos no WhatsApp Business?
Caso você trabalhe com varejo ou tenha um pequeno estabelecimento, como um restaurante, provavelmente essa funcionalidade seja, de longe, a mais relevante. A partir dela, o WhatsApp Business permite a criação de catálogos com imagens, preços e descritivo de produtos e/ou serviços. Para criar, é muito simples:
Todas as informações são facilmente editáveis, permitindo o upload de imagens diretamente da galeria de fotos do seu dispositivo. Os catálogos ficarão disponíveis, inclusive, entre as opções de mídia a serem compartilhadas:
Além de poupar muuuuuito tempo do usuário, os catálogos ainda podem ser compartilhados através de um único link. Ou seja, caso você tenha um negócio local, todos os seus produtos podem ser visualizados em um só lugar....
(OBS.: lembra que falamos há pouco sobre não ser recomendado alternar o número entre o WhatsApp pessoal e o comercial? Então, esses botões dos catálogos como “conversar com a empresa” SOMEM caso você alterne para conta pessoal. Ou seja, você teria um catálogo sem chamada para contato. Não cometa esse equívoco!)
4. Como adicionar etiquetas nas conversas?
Maníacos por organização, esta é para vocês!!! Não perca mais tempo relendo conversas para lembrar qual o status do atendimento de cada cliente. De acordo com a categoria do seu negócio, você pode criar lembretes com etiquetas coloridas para indicar a situação onde cada conversa parou.
Classifique por: pedidos preferenciais, situações de pagamento, sinalização de novos pedidos em análise, propostas pendentes, novos clientes, entre muitas outras etiquetas que você mesmo pode criar.
Isso é útil principalmente se você tem mais de uma pessoa utilizando a mesma linha/aparelho de atendimento, pois o profissional seguinte conseguirá visualizar rapidamente como está a situação de cada entrega para continuar o atendimento exatamente de onde ele parou…
NÃO faça isso (erros FATAIS no uso do WhatsApp)
Não crie grupos com clientes (isso você faz com a sua família!)
Já temos muitos grupos de WhatsApp e trata-se de um artifício intimista demais para abordagens com fins comerciais, ainda mais que dificilmente alguém queira ficar em um grupo com desconhecidos. É inconveniente e tende a gerar denúncias do número, que resultam em BLOQUEIOS da conta. Então, evite!
Cuidado com a frequência de envios (ou dependendo do caso, nem envie)
O WhatsApp é, antes de mais nada, uma ferramenta de atendimento. As pessoas já são bombardeadas com anúncios todos os dias (e não gostam disso na maioria dos casos). Então trate a ferramenta como um canal onde as pessoas vão atrás de você, não ao contrário.
Logo, caso opte por mandar ofertas ou “informações exclusivas” para as pessoas, seja seleto com o que for enviar para os seus contatos fixos, pois as chances de se tornar um chato e ser bloqueado são grandes.
Mensagens muito Pesadas
Evite vídeos ou muitas imagens de uma vez só. Conteúdo pesado exige internet para o app realizar os downloads. Se o arquivo demorar para carregar, a tendência é que seja ignorado, então pense bem nos formatos do conteúdo, pois devem ser objetivos, sintéticos e LEVES. Qualquer coisa acima de 5MB corre o risco de perder eficiência.
Erros de Português (vale sempre lembrar, né?)
Nada afeta mais a imagem profissional do que gafes linguísticas. Logo, fique atento no que está sendo enviado para as pessoas, lembrando que a primeira impressão é a que fica.
BÔNUS: Como divulgar meu número comercial de forma “clicável”?
Esse não chega a ser um artifício exclusivo do Business, mas certamente é mais conveniente para ele, visto que o volume de novas conversas tende a ser grande com números divulgados publicamente.
Ao acessar as “Ferramentas comerciais”, o “link Curto” é o último item da lista, basta copiá-lo e o anexar onde você quiser. E opções não faltam! Ele pode ser anexado/transformado em:
- Botões e/ou CTAs* de E-mails Marketing;
- CTAs do seu Site ou Landing Page;
- CTAs de Anúncios de Redes Sociais;
- Impresso em forma de QR Code.
(*CTA = Call-To-Action, chamada para ação do usuário. Ex. botão de “Ligue Agora”)
Agora só depende de você…
O que você está fazendo para otimizar e agilizar a comunicação com seus clientes hoje? Contatos qualificados de aquisição podem surgir para qualquer um, mas somente os bem atendidos é que irão permanecer.
As funcionalidades do WhatsApp Business mostram que não faltam opções. Entretanto, a maturidade do seu negócio sempre dependerá do tempo que você está disposto a investir para a aprendizagem de cada nova ferramenta. E essa, pelo menos, é de graça. ;)
Inteligência Emocional na Gestão: 5 Habilidades Essenciais para o seu Desenvolvimento
Por Aira Franciosi, Head de Gestão da Agência Moove. Tempo de leitura: 13 minutos Fui provocada...
Por Aira Franciosi, Head de Gestão da Agência Moove.
Tempo de leitura: 13 minutos
Fui provocada a escrever um artigo sobre os desafios na gestão de agências de publicidade, e comecei a escrever sobre gestores e a necessidade de desenvolverem o hábito de pensar nas capacidades – e nas deficiências – de suas empresas com o mesmo cuidado com que pensam nas habilidades das pessoas – já que uma das características de um grande gestor, sempre foi a capacidade de identificar a pessoa certa para a tarefa certa e treiná-la para que se saia bem em suas atribuições.
Porém, em tempos de pandemia, administrar os impactos da crise econômica tem sido – o que me parece – o maior desafio: se, por um lado, o gestor precisa manter o otimismo, tranquilizar as equipes e tornar o home-office produtivo, por outro lado, o isolamento e a redução no consumo afetando as perspectivas de receita, exigem respostas rápidas e eficientes para garantir a sobrevivência do negócio.
Gestão e gestor podem se confundir no meu texto, e eu poderia discorrer aqui sobre várias técnicas e ferramentas de gestão, porém, nada me parece tão relevante no momento quanto o papel do gestor enquanto decisor e persona capaz de transformar empresas em grandes e sólidos negócios, mesmo em momentos turbulentos como este que estamos vivendo.
Cito sempre Daniel Goleman, que, aliando a psicologia à neurociência, provou que a consciência das emoções é fator essencial para o desenvolvimento da inteligência do indivíduo.
Ele notou em suas experiências, que os líderes mais eficazes geralmente tinham um ponto em comum: todos mostravam elevado grau daquilo que se tornou conhecido como inteligência emocional.
Ainda de acordo com ele, não é o Quociente de Inteligência (QI) e nem são as habilidades técnicas que distinguem um grande líder de um líder apenas bom. É a sua inteligência emocional.
Juntando este momento tenso às dificuldades de projetar o que vem pela frente, penso que a força do(s) gestor(es) é a mola propulsora no processo de construção do novo – do novo momento, das novas rotinas, do novo formato de trabalho, da nova estrutura organizacional – e acredito muito na aplicação da inteligência emocional como ponte para este novo momento.
Enfim, não me parece possível que se faça a gestão de qualquer negócio, sem a presença de gestores que possuam componentes da inteligência emocional.
Mas, afinal, o que é inteligência emocional?
Inteligência emocional é um conceito criado por Daniel Goleman e que trata da capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
Em resumo, o indivíduo emocionalmente inteligente é aquele que consegue encarar suas próprias emoções, usá-las em seu favor, e ainda olhar para o outro e para os seus sentimentos.
Parece difícil, mas a inteligência emocional pode ser desenvolvida, e, neste sentido, listo as 5 habilidades essenciais para o seu desenvolvimento – que foram definidas por Goleman - com algumas dicas e técnicas que poderão auxiliar neste processo.
Habilidade 1 – Autoconhecimento: Conhecer as próprias emoções
Somos seres humanos dotados de sentimentos, e conhecê-los, assim como nossos pontos fortes e fracos, motivações e objetivos, é fundamental no processo de autoconhecimento.
Pessoas com grau elevado de autoconhecimento não são nem críticas nem otimistas em excesso, mas honestas consigo mesmas e com as outras. Sabem que seus sentimentos afetam a si mesmas, aos outros e a seu desempenho profissional. São capazes de trabalhar com clientes exigentes e também de canalizar a raiva para transformá-la em algo construtivo.
Quem tem grau elevado de autoconhecimento sabe aonde vai e por quê, se apresenta com franqueza e capacidade de fazer autoavaliações realistas.
Gosto muito do vídeo que compartilho através do link a seguir. Ele apresenta dicas e exercícios valiosos no processo de conhecer as próprias emoções:
Habilidade 2 – Autocontrole: Controlar as próprias emoções
Além de reconhecermos a existência dos nossos sentimentos, é preciso que saibamos lidar com eles. E, vamos combinar, esta é a parte mais difícil.
O autocontrole nada mais é que uma conversa contínua que temos com nós mesmos. É o componente da inteligência emocional que evita que nos tornemos prisioneiros dos nossos sentimentos.
Quem pratica o autocontrole tem impulsos emotivos como qualquer outra pessoa, mas sempre encontra formas de se controlar e até de canalizar os sentimentos de maneira mais proveitosa.
Encontrei no blog Consultoria Coach algumas dicas que nos ajudam muito a desenvolver o autocontrole e a ter domínio das emoções. É um pouco longo, mas acho que vale a leitura:
Torne-se consciente das suas emoções
Você costuma fugir de situações difíceis? Você sente raiva quando olha para determinadas pessoas? Você fica com ódio quando recebe algumas notícias?
Nos momentos de fortes emoções, procure identificar quais são os seus sentimentos e restaure o seu equilíbrio, concentrando-se em seus valores mais profundos.
Reconheça as suas emoções e procure ver a situação como um todo, pense além desse desconforto momentâneo.
Depois de controlar os seus sentimentos, aja de maneira consciente e alinhada aos seus valores.
Se você tiver dificuldade em identificar as suas emoções, monitore seu corpo para obter pistas sobre como você está se sentindo.
Por exemplo, quando o seu coração aumenta rapidamente os batimentos pode ser um sinal de que você está entrando em um estado de raiva ou ansiedade.
Aguarde 24 horas
Ao invés de responder um e-mail agressivamente ou falar com uma pessoa quando estiver com raiva, recue e tire um dia para absorver a situação.
Mostrar a sua raiva não fará você se sentir melhor. Pelo contrário, isso prolongará e aumentará a sua raiva.
Por outro lado, ao parar um tempo para pensar sobre a situação, você poderá ver as coisas mais claramente.
Ao dar um tempo você se sentirá melhor sobre a situação e poderá elaborar um plano para comunicar melhor os seus sentimentos.
Identifique os seus gatilhos emocionais
Quais são as situações que tiram você do sério? O que faz você perder o controle e reagir de forma agressiva?
Quando você tiver uma reação exagerada ou inadequada, reflita sobre qual foi o gatilho emocional que fez você mudar o seu comportamento.
Este gatilho emocional pode ser uma palavra que você ouviu, ou um comportamento da outra pessoa ou até mesmo um pensamento seu.
Depois de identificar o gatilho, pense em maneiras como você pode reagir de forma diferente, alterando seu comportamento e suas emoções.
Você ficará surpreso, ao plantar em seu cérebro modos diferentes de lidar com uma situação potencialmente difícil, assim você criará opções de reações positivas.
Na próxima vez que passar pelo mesmo gatilho emocional, é possível que você não mude o seu comportamento, mas estará consciente e, com a repetição será capaz de mudar a sua reação no futuro.
Planeje com antecedência
Considere possíveis situações que possam quebrar sua estabilidade emocional. Essas situações podem ser uma reunião importante, um encontro embaraçoso ou até uma tarefa que você acha ruim.
Em seguida, busque mudar o seu padrão emocional pensando nas coisas boas que estão relacionadas a essas situações e faça um planejamento de como você irá se comportar.
Pesquisas descobriram que planejar com antecedência pode melhorar a sua força de vontade, mesmo em situações indesejadas.
Concentre-se em um objetivo de cada vez
Definir muitas metas de uma só vez é geralmente uma abordagem ineficaz. Esgotar sua força de vontade em uma área pode reduzir o autocontrole em outras áreas.
Por isso, é melhor escolher um objetivo específico e concentrar sua energia e ações nele.
Depois de atingir esse objetivo e mudar os seus hábitos, você não precisará dedicar tanto esforço para mantê-los.
Neste momento, você pode então usar seus recursos para alcançar outros objetivos e assim por diante.
Pratique a atenção plena
A atenção plena envolve ter consciência do momento presente através de exercícios práticos, como a respiração profunda e meditação.
Ao aumentar a sua atenção plena, você será capaz de controlar melhor as suas emoções, pois estará mais focado no momento presente.
Diversos estudos e pesquisas já demonstraram que a atenção plena tem um efeito positivo sobre as nossas emoções.
Quando vivemos o presente nos afastamos de pensamentos negativos e utilizamos mais o pensamento lógico.
Mude o seu padrão de pensamento
Reavaliação cognitiva é outra estratégia que pode ser usada para melhorar as suas habilidades de autocontrole. Essa estratégia envolve mudar seus padrões de pensamento.
Especificamente, a reavaliação cognitiva significa pensar sobre uma situação de outro ângulo que possa reduzir as emoções negativas.
Por exemplo, imagine que um amigo não retornou suas ligações ou mensagens por vários dias. Em vez de pensar que isso refletia algo negativo, como “meu amigo me odeia”, você pode pensar: “meu amigo deve estar muito ocupado”.
Algumas outras estratégias úteis para a autorregulação incluem aceitação e solução de problemas. Mas tome cuidado, existem também estratégias inúteis que as pessoas, às vezes, usam que incluem evitação, distração, supressão e preocupação. Fugir nunca é a melhor solução.
Busque ver o todo
Estudos demostraram que o pensamento abstrato e global aumenta o propósito e o autocontrole.
Ou seja, as pessoas são mais propensas a exercer autocontrole quando veem a floresta como um todo, em vez de focar somente nas árvores.
Quando as pessoas ficam presas às tarefas específicas, as ações passam a não fazer muito sentido e a chance de você perder o controle e vontade é maior.
Por exemplo, ao trabalhar em um projeto de longo prazo, é fácil ficar frustrado com a quantidade de pequenas etapas necessárias para chegar até a conclusão.
Em vez de focar somente nas etapas, você deve se lembrar periodicamente do objetivo final e medir o seu avanço.
Desta forma, é mais provável que você tenha motivação para continuar se desenvolvendo e trabalhando nas etapas.
Por isso, ao iniciar a sua jornada de desenvolvimento de autocontrole, lembre regularmente sobre os benefícios que você terá ao controlar melhor as suas emoções e comemore os pequenos avanços para evitar o desânimo.
Habilidade 3 – Motivação
A motivação é a força interna que te empurra na direção das suas metas, objetivos e sonhos. E por que a motivação é importante? Sem ela, é impossível atingir qualquer objetivo. Por mais que se queira determinada carreira, formação ou conquista pessoal, sem a motivação não existe ação. E como você certamente sabe, a ação é essencial: não basta desejar, é preciso correr atrás.
Os profissionais motivados são orientados a superar expectativas e, geralmente, demonstram paixão pelo trabalho: buscam desafios criativos, adoram aprender e se orgulham de trabalhos bem-feitos. Costumam continuar otimistas quando não vão bem, e, nesses casos, o autocontrole se associa à motivação para superar a frustração e a tristeza decorrentes de um revés ou fracasso.
A motivação se mostra através do comprometimento. Quando as pessoas amam o que fazem, em geral se sentem comprometidas com a organização que possibilita isso.
Habilidade 4 – Empatia
Todos sabemos que empatia é a habilidade de se colocar no lugar do outro.
Porém, no mundo dos negócios, raramente ouvimos as pessoas elogiarem a empatia, mas, ter empatia não significa ser sentimentalista. Também não significa levar em conta as emoções alheias e tentar agradar a todos. Significa estar atento aos sentimentos da equipe, dos clientes, dos parceiros comerciais, no processo de tomada de decisões inteligente.
É muito difícil aprender a sentir empatia, pois trata-se de um sentimento genuíno. No entanto, podemos exercitá-la constantemente. Olha só que vídeo interessante! Ele apresenta algumas técnicas bem legais que irão nos ajudar a ter mais empatia:
Habilidade 5 – Relacionamentos interpessoais
Desenvolver a habilidade de relacionar-se interpessoalmente não é tão fácil quanto parece, pois não se trata de uma simples questão de cordialidade. É uma cordialidade com propósito: fazer as pessoas seguirem na direção que você deseja – e de um jeito especial de chegar a um consenso com pessoas de todos os tipos.
O conceito de relacionamentos interpessoais em um meio corporativo está associado à conduta profissional diante de crises, conflitos, superação de obstáculos e da forma que ele lida com diferentes perfis.
Pode-se dizer que a habilidade de cultivar bons relacionamentos requer autoconhecimento, autocontrole e empatia para lidar com divergências de ideias, posicionamentos, percepções, valores, personalidades e objetivos.
Por fim, preciso dizer que desenvolver a inteligência emocional, obviamente, não é um processo fácil, pois leva tempo e exige muito comprometimento, mas, como diz Goleman, “os benefícios de ter uma inteligência emocional bem desenvolvida, tanto para o próprio líder quanto para a organização, fazem o esforço valer a pena”.
Rosângela Lopes
Diretora de Atendimento
Diretora de Atendimento
6 Técnicas de SEO que você DEVE utilizar em 2020
Por Calvin Pontel Wallau – Planejador da área de Inteligência Criativa da Agência Moove Publicado em 12/02/2020 ...
Por Calvin Pontel Wallau - Planejador da área de Inteligência Criativa da Agência Moove
Publicado em 12/02/2020
Métodos um pouco mais avançados que irão envolver tanto uma produção bem afinada de conteúdo quanto implementações técnicas em seu site
Se você é Produtor de Conteúdo para internet, ou trabalha com Marketing Digital há algum tempo, já deve estar por dentro de muitas noções básicas na hora de produzir conteúdo ou até mesmo desenvolver um site.
Produzir um conteúdo relevante para o seu público-alvo, saber selecionar as palavras-chave ideais para o assunto e estruturar um ambiente amigável e responsivo para receber o usuário são alguns dos quesitos mais comuns que levamos em consideração na hora de estruturar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization) eficiente, e certamente não deixarão de ser os pontos de partida para qualquer trabalho de Otimização de Busca.
Todavia, a forma como consumimos conteúdo no ambiente digital muda constantemente e o guru Google, por sua vez, acompanha e influencia diretamente nessas mudanças. Sabendo disso, novas técnicas de SEO surgem para auxiliar empresas e profissionais de Marketing Digital a tornarem seus esforços mais assertivos e alavancarem a visibilidade de suas marcas em um dos canais de maior influência de compra e comportamento da internet: a Página de Pesquisa do Google.
Hoje, veremos algumas técnicas que talvez você não conheça (ou, pelos menos, não esteja botando em prática), mas consideradas extremamente eficazes por diversos especialistas na área de Otimização de Buscas Orgânicas.
São algumas dicas que com certeza influenciarão tanto no trabalho de Produtores de Conteúdo e Analistas, quanto no de profissionais de conhecimento técnico mais específico, como Programadores e/ou Designers de UX, mas que prometem fazer toda a diferença para a autoridade da marca no Google e, consequentemente, para seus potenciais clientes.
E não esqueça de, ao final deste texto, estabelecer uma lista de prioridades para o que fazer em curto, médio e longo prazo nesse quesito. Sua marca, ou cliente, agradece!
Então vamos lá...
- 1. Reaqueça e otimize os conteúdos que você já tem
Já parou para avaliar quais artigos do seu blog possuem melhor desempenho? Quais possuem mais acessos? Quais possuem mais tempo de permanência? Se determinado conteúdo produzido por sua marca, mesmo depois de passado certo tempo desde a publicação, continua recebendo acessos e mantém os usuários em seu site por bastante tempo, é um grande indicador de que ele é mais relevante em relação aos demais e, muito provavelmente, não perecível (o famoso “evergreen”).
Entretanto, isso não significa que ele não possa ser melhor aproveitado, justamente porque assuntos não perecíveis raramente deixam de ser procurados, e os usuários costumam acompanhar a evolução de tendências e a chegada de novas informações. Entre alguns “refreshs” pertinentes muito comuns, podemos incluir:
-
-
- Criar novos parágrafos que tragam subtópicos novos, aprofundando o que está sendo dito;
- Fazer novos backlinks baseados em outros conteúdos publicados recentemente com assuntos similares;
- Atualizar eventuais exemplos que tenham sido dados, assim como fotos, prints e até mesmo novos vídeos*;
- Otimizar a estrutura para facilitar a leitura (hierarquia das informações, quebra de parágrafos, listagem de itens, entre outros).
-
*Em caso da inserção de conteúdos visuais, não esqueça de incluir os Alt Texts, fundamentais para o ranqueamento no Google Imagens.
MAS ATENÇÃO! Caso a URL da página do seu conteúdo mude, não esqueça de utilizar o Redirect 301. Caso contrário, quaisquer backlinks do seu artigo (internos ou externos) se tornarão inválidos (o famoso erro “404 - Page not Found”).
O Redirect 301 nada mais é do que uma instrução criada no servidor para informar que uma determinada página mudou de endereço permanentemente, evitando que as referências anteriores se percam. Caso trate-se de um texto de blog, recomenda-se ainda atualizar a data de publicação.
- 2. Aprenda com os Featured Snippets e utilize o Skycraper
Primeiramente, o que são?
Também conhecido como “posição zero do Google”, o Featured Snippet já é amplamente conhecido por quem trabalha com SEO ou, pelo menos, busca implementar técnicas no dia a dia na produção de conteúdo para sites.
Se você não sabe o que é, certamente já deve ter visto em alguma pesquisa que tenha feito recentemente. Trata-se da resposta resumida de uma determinada pergunta feita para o Google, que pode estar, inclusive, desdobrada em outras perguntas frequentes feitas por outros usuários, como neste exemplo de pesquisa:
Não precisa nem dizer que esse é o sonho de consumo de todo o profissional que visa levar o seu conteúdo para o topo das pesquisas. O Google só atribui essas “caixinhas de resumo” aos conteúdos considerados por seus algoritmos como “a melhor resposta” para uma questão específica. Páginas que alcançam essa posição naturalmente acumularam mais autoridade e credibilidade, consequentemente, mais cliques.
No entanto, chegar nesse patamar é algo bastante desafiador e demanda muito tempo de maturidade da página na categoria de conteúdo que se propôs a atuar. Então:
Como utilizar um Featured Snippet como ponto de partida?
A resposta é simples: benchmarking. Como qualquer conteúdo a ser produzido, é comum nos basearmos em fontes secundárias e, tratando-se de publicações que estejam na Posição Zero do Google, elas são referências absolutas tanto no conteúdo em si quanto na estrutura em que são apresentadas.
Se concorrentes seus, ou até mesmo canais de conteúdo pertinentes ao seu público, estão alcançando essa posição com termos de busca com os quais você quer ser encontrado, é vital analisar como eles estão produzindo o conteúdo deles. Fique atento a:
- Como (em termos específicos) as pessoas estão procurando por assunto X;
- Como os textos dos Featured Snippets estão estruturados/diagramados;
- Quais termos-chave aparecem em destaque em títulos (H1), subtítulos (H2) e até mesmo no meio de frases e parágrafos;
- Dentro do seu segmento, o que está sendo utilizado: imagens? Artigos em formato de lista? Perguntas frequentes? Antecipe o que o seu público-alvo quer saber e formate do jeito certo.
E, para ir além: o que a concorrência está deixando de falar? O que poderia ser incluído que faz diferença para o seu público? Mesmo que mínimo. A técnica de se basear em conteúdos destaque no Google e incrementá-los possui até mesmo nome específico...
Você sabe o que é Skycraper?
Na prática, o Skycraper é basicamente um conjunto de iniciativas para analisar conteúdos que estejam performando bem (não Featured Snippets necessariamente), aprimorá-los e criar novas publicações autorais. Por fim, ainda buscar por parceiros relevantes na web para gerar backlinks para o seu site, preferencialmente com o mesmo nível de autoridade dos backlinks presentes no site de seus concorrentes.
E, caso você possua uma ferramenta específica de SEO (ex.: SEMrush, Majestic, Woorank, entre outras), essa missão fica ainda mais simples, pois, através desse tipo de investimento, você será capaz de localizar a origem das referências externas dos sites dos seus concorrentes, tornando possível descobrir quais outros portais ele está utilizando para gerar autoridade para o site dele.
Assim, encontrar sites similares para entrar em contato e oferecer seu conteúdo como referência, gerando backlinks externos, faz com que o tempo se otimize e aumenta a assertividade do esforço. E sim, buscar backlinks de forma direta e “manual” é algo totalmente válido e extremamente eficiente.
PORÉM, NÃO CONFUNDA: se basear em conteúdos com boa performance, e até mesmos nos Featured Snippets, não significa abertura para plágio. Copiar textos na íntegra de outro site com pouca ou nenhuma modificação é passivo de penalização por parte do Google. Se você conhece o mínimo de SEO, isso precisa ser levado a sério, e não custa nada lembrar.
- 3. Trabalhe conteúdo pensando nas Pesquisas por Voz
Já falamos brevemente sobre o imediatismo que os usuários têm ao buscar solucionar problemas no Google, e o crescimento das pesquisas por voz nos últimos anos é um reflexo disso.
Segundo dados do próprio Google, mais de 50% dos usuários já realizam pesquisas e comandos por voz em seus dispositivos diariamente, uma tendência que se tornou realidade nos últimos dois anos para cá.
E isso acaba não surpreendendo tanto, tendo em vista que pesquisar por voz chega a ser 3x mais rápido do que por digitação.
A questão é: essa tendência pode ser aproveitada para gerar novas técnicas de SEO? Diversos especialistas na área garantem que sim. Porém, mais do que nunca, devemos ficar atentos em como exatamente os usuários estão se comportando na hora de utilizar essa funcionalidade.
Alguns comportamentos comuns que se potencializaram com a Pesquisa por Voz:
- Busca por termos em formato de pergunta (Ex.: frases que começam por “como”, “onde”, “quanto”, “quando” e “por que”, inseridos nos mais diversos contextos imagináveis);
- Crescimento de palavras-chave de cauda longa, ou seja, frases compridas (consequentemente, específicas) que as pessoas jogam no buscador;
- Frases com termos e abordagens informais;
- Exclusivamente buscas por produtos e serviços rápidos e/ou locais (Ex.: “qual a farmácia mais próxima de mim”).
Sendo assim...
Foque em palavras-chave de característica "cauda longa", até mesmo com linguagem informal
Partindo dessas premissas, é seguro dizer que levantar palavras-chave o mais específicas possíveis nunca foi tão importante quanto agora. Assim como já vimos nos Featured Snippets, trabalhar a linguagem e o formato do texto dessa maneira tende a resolver mais rapidamente os problemas das pessoas. Sendo assim, mais relevante para os critérios do Google.
Atualmente, pouco mais de 40% das pesquisas realizadas por voz resultam no surgimento de Featured Snippets.
Isso significa que, de certo modo, podemos afirmar que elaborar conteúdo voltado a alcançar a Posição Zero do Google também é visar angariar tráfego de pesquisas por voz, já que se tratam de pesquisas da mesma natureza informacional por parte do usuário.
Saiba como utilizar o Google Meu Negócio
Outro direcionamento dado por diferentes especialistas, e que faz todo o sentido se levarmos em consideração o item 4 da nossa lista, é o de utilizar o Google Meu Negócio.
É através do Google Meu Negócio que as empresas conseguirem fornecer e sintetizar dados básicos como localização, horários de funcionamento, fotos do local e de produtos, e até mesmo eventuais promoções.
Manter tais informações atualizadas, incluindo imagens do local, aumentam consideravelmente as chances da empresa ser encontrada na Página de Pesquisa e até mesmo no Google Maps. Desta forma:
- 4. Invista tempo na produção de conteúdo visual
Antes mesmo de botar em prática qualquer nova técnica de SEO, sempre tenha em mente os dois atributos principais que as páginas de busca se baseiam para caracterizar relevância: volume de acessos e tempo de permanência na página. Ou seja, quantas pessoas estão acessando o seu conteúdo e quanto tempo elas dedicam para consumi-lo.
Porém, um erro muito comum é ficar atento apenas ao número de acessos quando, na verdade, o fator que determina a qualidade do seu conteúdo é justamente o tempo que as pessoas prestam atenção nele.
É fundamental ter consciência disso, pois esta dica está ligada diretamente à retenção de usuários, e ela diz respeito a todo tipo de conteúdo complementar ao texto que você pode explorar para manter a atenção deles: imagens (fotos ou prints), infográficos, vídeos, áudios, GIFs, etc.
A premissa básica a ser seguida para criar conteúdo pensando no ranqueamento é a de que as pessoas querem solucionar suas dúvidas, ou problemas, o mais rápido possível. Por isso, consumir informação de forma rápida e dinâmica faz parte do nosso dia a dia.
E é justamente aqui que o conteúdo visual se torna um artifício poderoso, pois ele é mais atraente e de fácil assimilação.
Segundo dados do Google, 50% dos visitantes decidem se ficam ou não na página em aproximadamente 8 segundos de navegação, fazendo com que o conteúdo tenha muito pouco tempo para convencer o usuário de que irá apresentar as respostas que ele precisa.
Então comece a elaborar desde já: o que você está produzindo hoje que poderia ser mais facilmente compreendido visualmente? Muitos números para mostrar? Crie infográficos. Tutoriais? Produza vídeos. Está tentando explicar alguma coisa que as pessoas não sabem exatamente o que é ou como é? Utilize imagens ou prints (como é o caso deste artigo).
PORÉM, LEMBRE-SE! O peso dos arquivos que você for subir em seus conteúdos pode interferir diretamente no tempo de carregamento da página, e páginas que demorar para carregar são abandonadas. Logo, utilize imagens leves. A grande maioria das fotos presentes em blogs, por exemplo, não está em alta resolução.
E, por falar em tempo de carregamento, nossa próxima prática é um pouco mais técnica, mas está diretamente relacionada a isso...
- 5. Melhore o tempo de carregamento utilizando CDN (Content Delivery Network)
Essa é uma dica um pouco mais técnica e certamente envolverá um trabalho ao lado de um desenvolvedor ou profissional de tecnologia específico, então se você já possui alguém desse perfil no seu time, já está um passo à frente.
Antes de mais nada, é importante lembrar que diversos fatores influenciam no tempo de carregamento de uma página, entre os principais, o servidor em que ela se encontra hospedada.
Isso acontece porque, toda a vez que você acessa uma determinada página na internet, é do servidor em que ela está que os arquivos são “puxados”. Diversas conexões são feitas simultaneamente para que todos os elementos gráficos da página apareçam.
Isso significa que, dependendo da qualidade do servidor, quantidade de elementos e do peso dos arquivos presentes na página, ela tende a ficar “mais lenta” ou “mais devagar”. E é aqui que o CDN entra como uma ótima opção de otimização.
O CDN, ou “Content Delivery Network” é a chamada Rede de Distribuição de Conteúdo, que nada mais é do que um grupo de servidores que possibilita que diversos conteúdos estáticos possam ser armazenados e disponibilizados de forma mais ágil e segura, quase que de forma instantânea.
A partir do uso da CDN, o site poderá armazenar arquivos mais “comuns” que não mudam frequentemente como, por exemplo, imagens fixas, arquivos em CSS e JS, entre outros scripts.
Existem diversas opções de CDN disponíveis para compra no mercado, algumas, inclusive, de servidores famosos, como o Cloudfront, da AWS. Outros também bastante conhecidos são:
- Cloudflare
- Google Cloud CDN
- GoCache (opção brasileira)
- Akamai
- Incapsula
- MaxCDN
Entretanto, é muito importante ter consciência de que pouco adianta investir em uma CDN se os arquivos disponibilizados no seu site não seguem boas práticas que impactam no tempo de carregamento por si só.
Como já mencionado na dica de conteúdo visual, trabalhar imagens com dimensões reduzidas, e até mesmo comprimidas, é vital para não contribuir para um ambiente pesado. Tendo isso já otimizado, parta para a aquisição de uma CDN e monte ao lado de um programador de confiança.
- 6. Saiba o que é Schema Markup e o implemente no seu HTML
Aprofundando um pouco mais agora a nível de código, é preciso levar em conta também que a estrutura do seu site também influencia absurdamente no desempenho para se estar nas primeiras posições das SERPs.
Por mais que um conteúdo de qualidade faça toda a diferença para gerar relevância, é indiscutível o fato de que informações, quanto mais bem organizadas, melhor tendem a ser encontradas pelos algoritmos do Google. E não estamos falando aqui, no caso, em estrutura ou diagramação de texto de artigos, mas sim da estruturação do código fonte que compõe o seu site.
Resumidamente, podemos considerar o Schema Markup como uma sequência de tags que auxilia o Google a compreender de forma mais ágil o que pode ser encontrado dentro do site. Ele se materializa como mais um artifício de informação textual voltado a aumentar o CTR (Taxa de Cliques), que podemos observar no exemplo a seguir:
Informações muito pertinentes que auxiliam a alavancar o número de acessos à página, como:
- Reviews
- Avaliações por estrelas
- Localização
- Preços médios para determinado produto/serviços
- Opções de pagamento
- Horários de atendimento
- Eventuais promoções
Tudo isso, além de tornar a chamada mais atrativa para o usuário, também ajuda os algoritmos do Google a considerar aquela página mais “organizada e completa em termos de informação”, auxiliando no ranqueamento. E é claro, dependendo do tipo de página e do conteúdo, as informações selecionadas podem variar.
Mas a questão é: sites com códigos que se diferenciam por cada tipo de conteúdo resultam em descrições mais completas, e os algoritmos gostam disso.
Para implementar tal estrutura de tags, é necessário seguir um passo a passo de acordo com a necessidade da sua marca, e o próprio Google pode te auxiliar com isso.
- 1. Comece acessando ao Assistente de Marcação de Dados Estruturados do Google
-
-
-
- 2. Adicione e classifique a suas tags e clique no botão “Criar HTML”
-
-
- 3. Faça download dos códigos ou simplesmente copie as partes marcadas em amarelo pela ferramenta, elas são o seu código do Schema Markup já estruturado.
- 4. Finalmente, “cole” o código no HTML do seu site.
Os passos 3 e 4, como dito no início desta última técnica, muito provavelmente exigirão o auxílio de um desenvolvedor. Isso irá poupar tempo e diminuir a margem para eventuais erros na estrutura do código. Logo, tenha isso em mente na hora de implementar o Schema Markup.
Por fim, para verificar se o código está funcionando como deveria, o Google também disponibiliza uma Ferramenta de teste de dados estruturados, onde você ou o(a) desenvolvedor(a) pode verificar erros, tanto ao inserir a URL da página, quanto diretamente no Snippet de Código.
No fim das contas, pode-se dizer que o Schema Markup é uma implementação técnica que segue os mesmos princípios que já vimos nos Featured Snippets e das informações fornecidas ao Google Meu Negócio, pois busca sintetizar informações para o usuário.
Entretanto, trata-se de uma prática mais hard voltada principalmente para impactar os algoritmos do Google, que incentiva esse conjunto de códigos. Sendo assim, tornando a prática um diferencial decisivo para otimização do ranqueamento.
BÔNUS: O Tio Bert vem aí.
Você sabe o que é o Google BERT?
Uma novidade que promete aumentar a assertividade dos resultados de busca é o recente lançamento do Google BERT (Bidirectional Encoder Representations from Tranformers), nova tecnologia de rede neural que tem o objetivo de aprimorar o processamento de linguagem natural, e que em breve será utilizado globalmente.
Resumidamente, a rede irá auxiliar os dispositivos a compreenderem a linguagem expressa no buscador de forma mais próxima ao entendimento humano, como, por exemplo:
(FONTE: Google)
Presume-se, então, que o Google BERT tende a impactar principalmente nas pesquisas por voz e em quaisquer tipos de pesquisa que resultem em Featured Snippets, pois é aqui que a maioria dos termos que causam dualidade de interpretação surgem. Sendo assim, podemos concluir que trata-se de uma inovação que reforça a necessidade do aprimoramento de vários pontos que já falamos ao longo deste artigo.
Enquanto a novidade não chega, aproveite para elencar quais técnicas de SEO você acredita que farão maior diferença para a sua empresa hoje. Mas sempre tenha em mente: a sua marca só é relevante na internet se o conteúdo que ela produz faz a diferença para alguém. ;)
Sobre o autor:
Calvin Pontel Wallau
Inteligência Criativa
Profissional de Planejamento Digital, é graduado pela PUCRS, havendo recebido destaque nacional em Projetos de Pesquisa Independentes e experiente nas áreas de Pesquisa de Mercado e Planejamento Estratégico. Atuou como assistente de Pesquisa e Planejamento em distintas Agências publicitárias e de performance, além de ter sido membro voluntário no Grupo de Planejamento do RS. Na sua trajetória, tem experiência com posicionamento de marcas e no desenvolvimento de campanhas e ações nos cenários regional e nacional.
Case He For She
Trabalho voluntário pela equidade de gênero:
Moove, a única agência He for She do RS
Cenário
Em todo mundo, as mulheres encontram-se, muitas vezes, envoltas em um manto de silêncio alimentado por razões culturais. Por isso, foi criado o movimento global HeForShe (ElesPorElas), que visa a estimular a participação não só de homens, mas também de entidades, empresas e toda a sociedade nesta causa tão importante. A Moove, como única agência que integra o comitê gaúcho impulsionador do movimento HeForShe, foi acionada para desenvolver duas campanhas: uma para alertar sobre os inúmeros casos de abuso no transporte público e outra sobre o assédio contra mulheres em bares e restaurantes.
Estratégia
A campanha teve como abordagem principal incentivar a denúncia de casos de violência contra a mulher, por meio de uma imagem impactante, que incentiva “romper o silêncio”.
Para a questão do transporte público, foi criada a abordagem “Fim da Linha para Violência Contra a Mulher”, veiculada nas estações do Trensurb. Além disso, utilizou o hip-hop como ferramenta, tornando visível o tema da violência de gênero, sensibilizando homens através de informação.
Já a campanha “Aqui Tem Respeito” credencia bares e restaurantes de Porto Alegre como estabelecimentos que promovem o respeito à mulher. Para receber o selo Aqui Tem Respeito, o empresário e um mínimo de 30% dos funcionários do estabelecimento devem participar do treinamento de formação para o credenciamento.
Case Valores que Ficam
Unimos os gaúchos em torno de UMA grande causa. E de um resultado maior ainda.
Situação
A Campanha Valores que Ficam é realizada desde 2019 e tem o objetivo de informar aos gaúchos sobre a possibilidade de destinar até 6% do valor do Imposto de Renda para entidades beneficentes do Rio Grande do Sul. Com essa iniciativa, é possível ajudar a transformar a vida de milhares de crianças e idosos. E o mais importante: o cidadão não paga nem um centavo a mais para isso. Basta indicar esta opção ao fazer a declaração completa do Imposto de Renda - Pessoa Física. A campanha contou com anúncios em jornais e revistas, mídia digital e mídia em rádio, além de redes sociais.
Estratégia
A estratégia foi utilizar uma analogia sobre os valores do Rio Grande do Sul. Para ilustrar isso, apresentamos dois gaúchos conhecidos do público para abordar o assunto: o músico regionalista Renato Borghetti e o humorista Jair Kobe (o “Guri de Uruguaiana”). Eles comparam a cultura do Rio Grande do Sul, um valor que ultrapassou as fronteiras, à arrecadação de impostos, um valor que deve ficar no Estado. Por isso, a mensagem principal é que algo de valor produzido pelos gaúchos deve beneficiar, antes de mais nada, os próprios gaúchos. Para agrupar tudo isso, foi criado o conceito “Valores que Ficam”.
Resultados
A partir da Campanha Valores que Ficam, em 2020 foi registrado um aumento de 21% nas destinações de Imposto de Renda, em relação ao ano anterior. Chegamos a R$17 milhões arrecadados.
Os números atualizados estão disponíveis no site http://valoresqueficam.al.rs.gov.br/
Campanha promove a primeira Promoção Junte e Ganhe do Diário Gaúcho de 2019
A Moove assina a campanha de divulgação da primeira Promoção Junte e Ganhe do Diário Gaúcho deste ano....
A Moove assina a campanha de divulgação da primeira Promoção Junte e Ganhe do Diário Gaúcho deste ano. Com o conceito ‘Na sua mesa, do café da manhã até o jantar’, a campanha promove o Kit Tá na Mesa, com 13 utensílios de cozinha que podem ser utilizados nas diferentes refeições do dia.
A agência desenvolveu as peças da campanha, composta por filme, jingle, anúncios, sobrecapa, busdoor, outdoor, materiais para internet e redes sociais. A ideia é mostrar a versatilidade dos produtos. A campanha será veiculada em todo o Rio Grande do Sul, em TV, Rádio, Jornais, Mídia Externa e Internet.
Para ganhar o kit, o leitor precisa juntar 70 selos impressos no Diário Gaúcho. O primeiro selo será publicado na edição de 13 de fevereiro. As trocas podem ser feitas a partir de 6 de maio.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Promoção Junte e Ganhe 1/2019
Cliente: Jornal Diário Gaúcho
Criação: Edson Pacheco, Silvia Ferreira e Letícia Coutinho
Direção de Criação: Laura Azevedo
Atendimento: Bárbara Pufal e Jamile Mello
Direção de Atendimento: Luana Rodrigues
Produção Gráfica: Robson Albuquerque e Carla Bildhauer
Mídia: Irenita Boff e Ana Ferreira
Arte-Final: Christian Vieira
Planejamento: Eugênio Lumertz
Aprovação Cliente: Priscila Barbosa e Carolina Marcinkowski
Fotos: M1 Engenharia de Imagem
Produtora de Vídeo: Cubo Filmes
Produtora de Áudio: Batuque
Campanha destaca a Rádio Gaúcha como fonte de informação neste verão
Com o título ‘Gaúcha na Estrada. Dê carona pra notícia neste verão”, a Moove desenvolveu campanha para destacar a...
Com o título ‘Gaúcha na Estrada. Dê carona pra notícia neste verão”, a Moove desenvolveu campanha para destacar a Rádio Gaúcha como a fonte de informação para quem utiliza as rodovias neste veraneio.
Até março, os ouvintes da Gaúcha, em todos os seus canais (PoA 93.7 FM + 600 AM, Santa Maria 105.7 FM, Serra 102.7 FM e Zona Sul 102.1 FM), terão acesso a informações sobre trânsito, fluxo de movimento, previsão do tempo e outros serviços úteis às pessoas que se deslocam às praias do Litoral Norte ou Sul ou que retornam às cidades de origem.
A campanha consiste de front lights, anúncios, jingle, spots, vinhetas, cards para redes sociais, banners para site e adesivagem de veículo.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Gaúcha na Estrada
Criação: Edson Pacheco, Letícia Coutinho e Tiba Tiburski
Direção de Criação: Laura Azevedo
Atendimento: Bárbara Pufal e Jamile Mello
Direção de Atendimento: Luana Rodrigues
Produção: Robson Albuquerque e Carla Bild
Arte-final: Christian Vieira
Mídia: Irenita Boff
Planejamento: Eugênio Lumertz
Aprovação Cliente: Priscila Barbosa e Vicente Sbeghen
Produção de Áudio: Batique
Histórias Reais mostra como o cooperativismo transforma a vida das pessoa
A agricultora Roveni Doneda, com coragem e vontade de aprender, transformou a sua vida. Incentivada pela família, ela abraçou...
A agricultora Roveni Doneda, com coragem e vontade de aprender, transformou a sua vida. Incentivada pela família, ela abraçou o cooperativismo e assumiu um espaço de liderança na Cotrijal. Única mulher ao lado de 17 homens no conselho da cooperativa, hoje viaja o mundo com seu trabalho.
É relatando como o cooperativismo pode transformar a vida das pessoas que a série Histórias Reais do Cooperativismo entra em sua terceira temporada. O projeto, que começou em 2016, foi idealizado pela Moove, e o Sescoop/RS acreditou na ideia.
O cooperativismo e sua importância como gerador de renda e de qualidade de vida são os temas dos seis episódios produzidos pela Cuentos y Circo. Nos cases, associados de diferentes ramos cooperativistas falam sobre suas trajetórias de vida e as conquistas pessoais a partir do relacionamento com suas cooperativas.
Assuntos como inclusão social, inovação no campo, liderança feminina e sucessão rural são abordados a partir da visão dos protagonistas do cooperativismo.
No total, são 18 episódios, e todos estão disponíveis em http://www.historiasreais.coop.br.
Divulgação
Para divulgar a série Histórias Reais do Cooperativismo, a Moove desenvolveu estratégias de comunicação on e offline, com publicação de anúncios nos principais veículos do Rio Grande do Sul e mídia no YouTube e em redes sociais.
Sescoop/RS
O Sescoop/RS é o braço de formação da Sistema Ocergs-Sescoop/RS (Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul). A conta é atendida pela Moove desde 2014. Além da série Histórias Reais, a agência administra a comunicação digital do Sescoop/RS em todos os seus canais.
A instituição tem forte presença no YouTube, por meio do canal https://www.youtube.com/sescooprsoficial, já que essa rede social é a campeã da preferência das pessoas para assistir a vídeos, além de ser o segundo maior destino para o consumo desse formato no Brasil, segundo a Pesquisa VideoViewers de 2018.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Histórias Reais do Cooperativismo
Cliente: Sescoop/RS
Direção de Criação: Laura Azevedo
Atendimento: Bárbara Pufal e Jamile Mello
Direção de Atendimento: Luana Rodrigues
Produção: Robson Albuquerque
Arte-final: Christian Vieira
Mídia: Irenita Boff e Ana Ferreira
Planejamento: Marlene Martinez e Calvin Pontel Wallau
Aprovação Cliente: Vergílio Frederico Perius, Luiz Roberto de Oliveira Junior, Rafaeli Minuzzi, Leonardo Machado e Ana Martha Bulow
Agência de Conteúdo: Cuentos y Circo
Direção: Fernando Puhlmann
Moove conquista pela segunda vez o título de Agência de Comunicação do Ano no Salão ARP 2018
Rosângela Lopes foi vencedora na categoria Profissional de Atendimento do Ano Pelo segundo ano consecutivo, a Moove conquistou o...
Rosângela Lopes foi vencedora na categoria Profissional de Atendimento do Ano
Pelo segundo ano consecutivo, a Moove conquistou o título de Agência de Comunicação do Ano no Salão ARP 2018, premiação promovida pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP).
O sócio-diretor da Moove, José Luiz Monteiro Fuscaldo, comemorou. “Ser bi é tri. Feliz pelo reconhecimento e por mais uma afirmação de uma equipe coesa, criativa e empreendedora. A Moove é inquieta. Por isso, enfrenta as transformações do mercado de mente aberta e curiosa. Estamos no meio de uma grande revolução e queremos estar prontos para encarar um novo modelo de negócios. Parabéns aos ‘BrandMoovers’. São eles os maiores responsáveis pelas nossas conquistas”.
A diretora do Núcleo Governo do Estado e Banrisul, Rosângela Lopes, também foi premiada pela segunda vez na categoria Profissional de Atendimento do Ano. “É uma profissional completa e comprometida com os negócios da agência e dos clientes. Uma expert de grande competência”, destacou.
Fuscaldo agradeceu a parceria dos demais sócios da agência, Aira Franciosi, Alberto Meneghetti, Denise Milão e Luana Rodrigues, e também do diretor de Inteligência Digital, Gabriel Fuscaldo.
A premiação ocorreu na noite de quarta-feira (14), no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, e reuniu profissionais e veículos que se destacaram no mercado publicitário neste ano.
Em 2017, a Moove conquistou a premiação em três categorias. Além do prêmio de Agência do Ano 2017, foram agraciadas Rosângela Lopes, como Profissional de Atendimento, e Irenita Boff, como Profissional de Mídia.
Case Diário Gaúcho
Desafio O desafio era estimular os leitores a aproveitar este Junte & Pague para presentear as crianças, mudando o...
Desafio
O desafio era estimular os leitores a aproveitar este Junte & Pague para presentear as crianças, mudando o um hábito da promoção, que era comprar objetos para uso pessoal ou utensílios para a casa.
Estratégia
Campanha forte na mídia eletrônica com tv e rádio, além de peças específicas para o próprio jornal, como anúncios, encarte e interferências editorais. Presença com formatos especiais no site e nas redes sociais do Diário Gaúcho.
Resultado
A meta do Diário Gaúcho era comercializar 6 mil unidades dos brinquedos.
As vendas atingiram quase 9 mil unidades — 50% acima da meta
Case Banricompras
Desafio Incentivar o uso do cartão Banricompras junto aos atuais correntistas sem utilização nos últimos meses e promover seus...
Desafio
Incentivar o uso do cartão Banricompras junto aos atuais correntistas sem utilização nos últimos meses e promover seus diferenciais para captar novos clientes.
Estratégia
Campanha com forte presença na mídia eletrônica, com destaque para OOHO para aumentar presença da marca. Integração com a TI do Banrisul para a mensagem chegar aos clientes com o perfil desejado nas redes sociais.
Resultado
Mais de 9,2 milhões impressões na linha da campanha para os clientes (visibilidade)
Mais de 75 mil cliques na linha da campanha para não clientes, gerando novos leads . Destes, mais de 42 mil acessaram o hotsite da campanha
Em 52 mil sessões no site, foram quase 6 mil leads interessados em aderir ao Banricompras
Taxa de conversão do lead: 11,44%
Moove cria campanha para o Dia das Crianças do Diário Gaúcho
A Moove assina a campanha da Promoção Junte e Pague Dia das Crianças, do Diário Gaúcho. Com o...
A Moove assina a campanha da Promoção Junte e Pague Dia das Crianças, do Diário Gaúcho. Com o conceito “O presente das crianças está garantido”, a agência responde pela criação e pela produção das peças (filme, jingle e anúncios). A campanha será veiculada em todo o Rio Grande do Sul, em TV, Jornal, Rádio e Redes Sociais.
A ação do Dia das Crianças é a segunda da Promoção Junte e Pague do Diário Gaúcho deste ano. Ao juntar três selos impressos nas edições do Diário Gaúchos dos dias 26, 27 e 28 de setembro e pagar R$ 25,90, os leitores do jornal podem escolher um dos seis modelos de brinquedos colecionáveis da Xalingo, de Santa Cruz do Sul.
A campanha será veiculada até o dia 11 de outubro, véspera do Dia das Crianças, quando se encerra o período de trocas.
Ficha técnica
Título: Promoção Junte e Pague Dia das Crianças
Agência: Moove
Cliente: Jornal Diário Gaúcho
Duração: De 17 de setembro a 11 de outubro
Criação: Edson Pacheco e Letícia Coutinho
Direção de Criação: Laura Azevedo
Atendimento: Bárbara Pufal e Jamile Mello
Direção de Atendimento: Luana Rodrigues
Produtor Gráfico: Robson Albuquerque e Carla Bildhauer
Mídia: Irenita Boff e Camila Dadalt
Arte-Finalista: Christian Vieira
Planejamento: Eugênio Lumertz
Aprovação/Cliente: Priscila Barbosa e Caroline Marcinkowski
Fotos: Mythus Fotografia
Produtora de Vídeo: Cubo Filmes
Produtora de Áudio: Radioativa
Campanha criada pela Moove mostra os benefícios exclusivos do cartão Banricompras
O Banrisul lança campanha para divulgar o cartão Banricompras. Assinada pela Moove, de Porto Alegre, a ação diferencia...
O Banrisul lança campanha para divulgar o cartão Banricompras. Assinada pela Moove, de Porto Alegre, a ação diferencia o Banricompras como um cartão único, sem similar no mercado, por meio do conceito ‘Igual ao Banricompras, só outro Banricompras’.
O posicionamento é apresentado em filmes para TV, anúncios para mídia impressa, spots, mídia externa e alternativa, hotsite e forte presença nas redes sociais.
Para fortalecer o conceito de que parecido não é igual, os protagonistas da campanha são duplas de gêmeos, já que o Banricompras tem benefícios exclusivos para os clientes Banrisul.
Os filmes têm um tom bem-humorado e começam com os irmãos fazendo os mesmos movimentos, dando uma ilusão de espelho. O elenco é formado por gêmeos idênticos, de 25 a 30 anos para divulgar o cartão Universitário; de 30 a 35 anos para os cartões com as estampas da dupla GreNal; e de 35 a 40 anos para os cartões Afinidade e Standard.
Redes sociais
A campanha para o digital se divide em duas frentes. A primeira é a captação de leads para prospecção de novos clientes, por meio de cadastro no hotsite ‘MeuBanricompras.com.br’. A segunda é a geração de visibilidade (anúncios de alcance e engajamento) para os diferenciais do Banricompras para quem já é cliente Banrisul.
A estratégia abrange Facebook, Instagram, Google Display (sites e YouTube), Mídia Programática e Native Ads.
FICHA TÉCNICA:
Agência: Moove
Cliente: Banrisul
Produto: Banricompras
Campanha: Igual ao Banricompras, só outro Banricompras
Direção de Criação: Laura de Azevedo e Moisés Bettim
Criação: Fábio Chaves, Laura de Azevedo e Moisés Bettim
Arte-Final: Christian Vieira
Atendimento: Rosângela Lopes e Fernanda Rauber
Produção: Carla Bildhauer, Elenita Andreatta e Robson Albuquerque
Mídia: Camila Dadalt e Irenita Boff
Planejamento: Calvin Pontel Wallau e Gabriel Fuscaldo
Desenvolvimento Web: Bruno Milão e Willian Corrêa
Aprovação/Cliente: Lisane Fernandes e Rodrigo Ávila
Produtora de Filme: Zeppelin | Diretora do Filme: Paula Jobim
Produtora de Áudio: Radioativa Produtora
Fotografia/Tratamento de Imagem: StudioMe Fotografia/M1 Engenharia de Imagem
Moove desenvolve programação visual da Casa da Assembleia na Expointer 2018
A Moove desenvolveu a nova programação visual da Casa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na Expointer...
A Moove desenvolveu a nova programação visual da Casa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na Expointer 2018. O objetivo da ação é destacar a presença da instituição na feira agropecuária e de negócios, utilizando fotografias que valorizam a cultura e a tradição gaúchas.
A criação de painéis, backdrops e triedo utilizou imagens produzidas pelos fotógrafos Guerreiro, Juarez Júnior e Vinícius Reis, que retratam cenas da cultura do Rio Grande do Sul, como o chimarrão, a música, a vestimenta e o trabalho no campo.
Expointer 2018
A 41ª edição da Expointer, feira internacional de agropecuária, reconhecida como um dos maiores eventos do mundo no gênero, acontece até 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Ficha técnica
Título: Casa da Assembleia na Expointer 2018
Agência: Moove
Cliente: Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul
Duração: Expointer 2018
Criação: Silvia Ferreira
Direção de Criação: Laura Azevedo
Atendimento: Bárbara Pufal e Alessandra Merten
Direção de Atendimento: Luana Rodrigues
Produtor Gráfico: Robson Albuquerque e Elenita Andreatta
Arte-Finalista: Christian Vieira
Planejamento: Marlene Martinez
Aprovação/Cliente: Inocêncio Teles e Luana Costa
Fotógrafos: Guerreiro, Juarez Júnior e Vinícius Reis
Fornecedor Gráfico: Santos e Vial
Moove cria websérie de seis episódios para a plataforma Geração Cooperação do Sescoop/RS
De olho na transformação digital cada vez mais presente na vida das pessoas e, especialmente, no dia a...
De olho na transformação digital cada vez mais presente na vida das pessoas e, especialmente, no dia a dia dos jovens, a Moove criou a ‘Fala Ae, Geração’ – uma websérie composta por seis episódios, apresentados pelo comunicador, youtuber e DJ Capu.
O projeto faz parte do Geração Cooperação, plataforma coletiva de construção de conhecimento sobre o cooperativismo, que busca estabelecer um canal de comunicação com as novas gerações no ambiente em que elas passam a maior parte do tempo: a internet.
A websérie foi desenvolvida pela Moove, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul (Sescoop/RS), com conteúdo audiovisual da Cuentos y Circo. São seis episódios quinzenais, lançados às terças-feiras, às 20 horas.
O assessor de Imprensa da Ocergs-Sescoop/RS, Luiz Roberto de Oliveira Junior, conta que a ‘Fala Ae, Geração’ nasceu para reforçar a comunicação com o público jovem. “A websérie aborda temas pertinentes ao cotidiano dos jovens e leva esses assuntos para o universo cooperativista. Assim, os jovens podem conhecer o projeto, se interessar pelo o cooperativismo e interagir conosco”, afirma.
Para engajar as novas gerações e popularizar o cooperativismo junto ao público jovem, a série aborda os seguintes temas: A cooperação entre nós, Mercado de trabalho, Empreendedorismo digital, Receita cooperativista, Inovação e Sustentabilidade.
Além da criação dos episódios, a Moove desenvolveu a marca ‘Fala Ae, Geração’, bem como a estratégia de mídia que envolve impulsionamentos no YouTube e no Facebook.
Resultados surpreendentes
Os dois primeiros episódios somaram mais de 50 mil views e a retenção (percentual médio do tempo assistido de cada vídeo) tem surpreendido – mais de 60%, acima da média nacional do YouTube, especialmente para vídeos com mais de 10 minutos de duração.
“Isso nos deixa muito satisfeitos, pois é o maior indicativo de que o público está realmente interessado no que está vendo, gerando notoriedade para a ação e, consequentemente, para o Geração Cooperação”, afirma Calvin Wallau, do setor de Inteligência Digital da Moove.
“Somos uma agência que busca atuar cada vez mais forte no ambiente 4.0. Desenvolver um projeto como o ‘Fala Ae, Geração’ é uma forma de trabalhar Marketing de Conteúdo como um diferencial estratégico frente aos nossos públicos-alvo. Esse é um dos caminhos definitivos para a publicidade do futuro. Afinal, para vender também é preciso entreter”, diz Calvin.
Fala Ae, Geração
O projeto utiliza o canal no YouTube para discutir temas atuais e cotidianos, como mercado de trabalho, inovação, sustentabilidade, empreendedorismo digital e a relação com o universo do cooperativismo. A ideia é mostrar aos jovens o modelo de negócios, caracterizado por um espírito colaborativo da cultura digital.
Saiba mais em:
http://geracaocooperacao.com.br/fala-ae-geracao-cooperacao/
Primeiro episódio:
Como o cooperativismo impacta na nossa vida
Segundo episódio:
QUIZ Jovens e Mercado de Trabalho
Terceiro episódio:
Cooperativismo, Inovação e Música
Quarto episódio:
Ação Social Sustentável - O Toquinho
FICHA TÉCNICA:
Agência: Moove
Cliente: Sescoop/RS (Geração Cooperação)
Produto: Fala Ae, Geração
Campanha: Lançamento da Websérie
Direção de Criação: Laura de Azevedo e Moisés Bettim
Criação: Edson Pacheco, Leticia Coutinho e Júlia Rebelo
Arte-Final: Christian Vieira
Community Manager: Emmylin Freitas
Atendimento: Alessandra Merten e Barbara Pufal
Produção: Carla Bildhauer, Elenita Andreatta e Robson Albuquerque
Mídia: Camila Dadalt e Gabriel Fuscaldo
Planejamento: Calvin Pontel Wallau
Conteúdo Audiovisual: Cuentos y Circo | Fernando Puhlmann e Giovanna Alvarenga
Aprovação/Cliente: Luiz Roberto de Oliveira Junior, Rafaeli Minuzzi, Leonardo Custodio Machado e Ana Martha Bulow
Moove altera quadro societário
A Moove informa a alteração no quadro de sócios da empresa. Aira Franciosi, Denise Milão e Luana Rodrigues...
A Moove informa a alteração no quadro de sócios da empresa. Aira Franciosi, Denise Milão e Luana Rodrigues passam a compor a estrutura societária da Moove, ao lado de José Luiz Fuscaldo e Alberto Meneghetti – que ingressou como sócio-diretor em junho, para assumir a área de New Business e o Núcleo Agro. Aira Franciosi e Denise Milão ficarão focadas na gestão da empresa, e Luana Rodrigues segue responsável pela operação da agência. "Sempre apostei na Moove, tanto pelas suas potencialidades, quanto pela criatividade e pela experiência do grupo. A agência é especial pelo projeto desafiador e permanentemente focado nas mudanças que o negócio exige", disse Aira.
Luana, por sua vez, informou que a empresa seguirá somando forças a um time de parceiros estratégicos, focados no processo de evolução da agência. "Certamente, trilharemos juntos um caminho de muito trabalho e prosperidade e total dedicação aos desafios dos nossos clientes", comentou.
AirScout é o novo cliente da Moove
Empresa de tecnologia e inovação entra no Brasil com estratégia de comunicação criada pelo Núcleo Agro da agência gaúcha...
Empresa de tecnologia e inovação entra no Brasil com estratégia de comunicação criada pelo Núcleo Agro da agência gaúcha
A AirScout International, empresa norte-americana líder em Gestão Proativa de Cultivos, com sede na Pensilvania, está entrando no Brasil por meio da parceira brasileira AirScout Brasil, que selecionou a agência Moove para desenvolver todo o trabalho integrado de branding no país, atuando no planejamento, na execução e na gestão das campanhas de mídia offline e online
“Estamos muito empolgados com esta conquista, que chega para reforçar o novo Núcleo Agro da Moove. A AirScout é uma empresa de ponta, com altíssima tecnologia, que, certamente, repetirá o seu sucesso também aqui, no Brasil.”, afirma Alberto Meneghetti, sócio-diretor da agência e responsável pelo Núcleo Agro.
“Ter a Moove como parceira estratégica será fundamental para conectar a marca com os produtores rurais, cooperativas, distribuidores e demais influenciadores e ser assertivo na comunicação”, diz Thiago Amaral, diretor da AirScout Brasil.
Sobre a AirScout
AirScout é uma tecnologia norte-americana que vem sendo lapidada desde 2012, resultando em um avanço impressionante no cenário das imagens aéreas agrícolas. A empresa conta com avançada tecnologia patenteada de captura de imagens térmicas que medem variações na temperatura das plantas e solo em determinado campo e que, entre outras vantagens, evidencia pontos nos quais infestações de doenças e pragas estão começando a surgir.
As imagens são capturadas por aeronaves tripuladas, o que permite ampla cobertura e maior eficiência. “É o avanço mais significativo na agricultura de precisão nos últimos anos, permitindo ao produtor/agrônomo uma visão espacial diferenciada da lavoura e, consequentemente, agir de forma assertiva e direcionada contra potenciais redutores de produtividade”, destaca Lucas Rozas, engenheiro agrônomo da empresa, lembrando que a “AirScout ajuda a encontrar os problemas antes que os problemas encontrem você”.
Moove cria comunicação para destacar posicionamento da RDC TV
Com o conceito ‘O Rio Grande se conecta aqui’, a Moove desenvolveu posicionamento, marca, campanha e comunicação visual...
Com o conceito ‘O Rio Grande se conecta aqui’, a Moove desenvolveu posicionamento, marca, campanha e comunicação visual para a RDC TV, veículo de comunicação multimídia comprometido em gerar conteúdo local e de qualidade. A emissora estreou sua programação na segunda-feira (2), nos canais 24 e 524 da NET e em plataformas digitais.
O posicionamento ressalta o diferencial de a RDC TV ser uma emissora feita por gaúchos e para gaúchos. O foco é o conteúdo e a identidade locais, com forte presença nas redes sociais, oportunizando a conexão entre gaúchos de todas as regiões do Rio Grande do Sul e também aqueles espalhados pelo mundo.
A criação da nova marca traz ondas que fazem referência ao mapa do Rio Grande do Sul e à programação 100% local, além de demonstrar a importância que a RDC TV dá à conectividade e à conexão entre as pessoas.
O lançamento da campanha teve como ponto de partida ações de mídia externa, com outdoors, frontlights e painéis eletrônicos, desdobramentos para Canal Você, canais digitais e outros. Já o projeto de comunicação visual foi criado para sinalizar os 1.200 m² de estrutura da emissora, localizada no Bairro Floresta, em Porto Alegre. O projeto previu criação para fachada, acessos, ambientes comercial e de produção.
[caption id="attachment_1724" align="alignnone" width="300"] Marca da emissora. Foto: Moove[/caption]
A RDC TV
Veículo de comunicação multimídia comprometido em gerar conteúdo de qualidade, abrangendo todas as regiões do Rio Grande do Sul pelos canais 24 e 524 da NET e plataformas digitais. A emissora é transmitida para 26 municípios e com potencial de 1,8 milhões de espectadores no estado. Além disso, a RDC TV conta com um modelo de integração de conteúdos na internet, movimentando as plataformas digitais com conteúdos on demand no Facebook, no Youtube e no site da emissora.
[caption id="attachment_1725" align="alignnone" width="1200"] Moove foi responsável pela campanha da emissora RDC TV. Foto: Moove[/caption]
FICHA TÉCNICA
Agência: Moove
Cliente: RDC TV
Produto: Institucional
Campanha: Lançamento RDC TV
Direção de Criação: Laura de Azevedo e Moisés Bettim
Planejamento/Web: Eugênio Lumertz e Calvin Pontel Wallau
Criação: Silvia Ferreira e Leticia Coutinho
Atendimento: Ariane Xarão
Produção: Elenita Andreatta e Robson Albuquerque
Arte-Final: Christian Vieira
Aprovação/Cliente: Márcio Irion, Cadu Oliveira, Érico Fraga, Leonardo Machado e Andrea Costa
Mais de mil peças arrecadadas em ação da Campanha do Agasalho do Governo do RS
A segunda edição do Tricotaço Solidário, ação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para incentivar a...
A segunda edição do Tricotaço Solidário, ação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para incentivar a solidariedade e a doação de roupas para a Campanha do Agasalho, teve como resultado a arrecadação de mais de mil peças (entre roupas, cobertores e alimentos não perecíveis) nas cinco horas do evento. A ação ocorreu no domingo (1º), no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.
A Moove, agência que criou a Campanha do Agasalho para o Governo do Estado neste ano, desenvolveu a nova marca do Tricotaço Solidário, além das peças gráficas e eletrônicas para divulgação e ambientação do evento: filme, spot, fundo e painéis para palco, totens, convites e credenciais. A linha gráfica seguiu a da Campanha do Agasalho 2018.
O 2º Tricotaço Solidário teve diversas atrações, como apresentações musicais, show de humor e oficina de tricô ministrada por tricoteiras da Casa do Artesão. As 285 peças de lã, confeccionadas por 185 voluntários, serão utilizadas na produção de cachecóis, cobertores e mantas.
Campanha do Agasalho
A Campanha do Agasalho de 2018 tem o tema ‘O seu guarda-roupa esconde verdadeiros tesouros’ e utiliza a figura de um jovem pirata para incentivar crianças e adultos a garimparem ‘tesouros’ em seus armários e estimular a doação.
As doações podem ser feitas na Central de Doações (Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Avenida Borges de Medeiros, 1501), nas Coordenadorias Regionais da Defesa Civil, nos Supermercados Zaffari, nos órgãos públicos estaduais, nos quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e nas unidades Sesc/Senac espalhadas pelo estado.
[caption id="attachment_1711" align="alignnone" width="3000"] Crédito foto Tricotaço Solidário: Dani Barcellos/Palácio Piratini[/caption]
FICHA TÉCNICA
Agência: Moove
Cliente: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Produto: Institucional
Campanha: Campanha do Agasalho 2018
Direção de Criação: Laura Azevedo e Moisés Bettim
Criação: Bernardo Castro e Leticia Coutinho
Arte-Final: Christian Vieira
Atendimento: Rosângela Lopes e Fernanda Rauber
Produção: Carla Bildhauer, Elenita Andreatta e Robson Albuquerque
Mídia: Aline Carré e Irenita Boff
Planejamento/Web: Eugênio Lumertz e Calvin Wallau
Aprovação/Cliente: Tiago Dimer e Tatiana Saute
Produtora de Filme: Zeppelin | Diretora do Filme: Paula Jobim
Produtora de Áudio: Loopreclame
Fotografia/Tratamento de Imagem: Foguinho/Meca
Moove divulga o Dia de Cooperar para o Sescoop RS
A Moove criou campanha para divulgar o Dia de Cooperar (Dia C), uma iniciativa nacional promovida pelo Sistema...
A Moove criou campanha para divulgar o Dia de Cooperar (Dia C), uma iniciativa nacional promovida pelo Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, que mobiliza cooperativas e voluntários com ações realizadas em todo o Brasil. Em Porto Alegre, o evento é organizado pelo Sistema Ocergs–Sescoop RS e ocorre neste sábado (30), das 9 às 17h, no Largo da Setembrina do Parque da Redenção.
No Dia C, as pessoas podem usufruir de diversos serviços e entretenimento, gratuitamente, como corte de cabelo, manicure e exames de glicose e pressão. Neste ano, as atrações confirmadas são Los 3 Plantados, Os Fagundes, Kako Xavier e a Tamborada, MC Jean Paul, Tequila Baby, Sandro e Cícero e Banda Saldanha.
Para divulgar o Dia de Cooperar, a Moove desenvolveu conteúdo para diversas mídias, como Impresso, Rádio, Jornal, Exterior e Digital, além de intervenções de Merchandising na TV.
Mais informações sobre o evento no site do Dia C: http://diac.somoscooperativismo.coop.br/.
FICHA TÉCNICA
Direção de Criação: Laura de Azevedo
Planejamento: Marlene Martinez e Calvin Pontel Wallau
Criação: Emmylin Freitas, Fábio C. Chaves, Letícia Coutinho, Moises Bettim e Sílvia Ferreira
Atendimento: Alessandra Merten e Luana Rodrigues
Produção: Elenita Andreatta, Carla Bilhauer e Robson Albuquerque
Mídia: Camila Dadalt e Irenita Boff
Arte-Final: Christian Vieira
Aprovação/Cliente: Luiz Júnior, Rafaeli Minuzzi, Ana Martha Bülow, Leonardo Custódio Machado
Vieira da Cunha encerra um ciclo de 20 anos e deixa a sociedade da Moove
A partir de sexta-feira (29), o executivo passa a se dedicar à vida familiar José Antonio Vieira da Cunha,...
A partir de sexta-feira (29), o executivo passa a se dedicar à vida familiar
José Antonio Vieira da Cunha, sócio-diretor da Moove, anunciou aos colaboradores da agência, no final da manhã desta terça-feira (26), a sua decisão de deixar a sociedade a partir da próxima sexta-feira (29). Segundo o executivo, a resolução é fruto de um planejamento e de uma negociação acertadas com o sócio José Luiz Fuscaldo há mais de um ano. “Não se trata de uma decisão intempestiva. Meu projeto de vida é partir para outra etapa. Quero, neste momento, passar mais tempo com minha família”, explicou. “Este é um ciclo que começou bem e encerra-se muito bem”, afirmou.
Desde janeiro de 1999, Vieira da Cunha e Fuscaldo atuam juntos no mercado da Comunicação, com a fundação do portal Coletiva.net e da Moove Comunicação. “Hoje, a agência é uma empresa respeitada no mercado, tendo sido eleita Agência do Ano/ARP, em 2017. Estamos em um momento virtuoso e, por isso, fico tranquilo em deixar a sociedade nesta fase”, relatou.
Fuscaldo fez questão de enaltecer o bom entendimento mantido entre os sócios e destacou que “Vieira sempre foi um amigo e um sócio leal. Esta parceria foi muito produtiva e está sendo encerrada de forma planejada”.
Trajetória
Vieira da Cunha foi presidente da Coojornal – Cooperativa dos Jornalistas de Porto Alegre, de agosto de 1974 a outubro de 1980, e secretário de Redação e Planejamento do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre, de dezembro de 1986 a abril de 1988.
Também foi sócio-diretor da Plural Comunicação e editor da revista Amanhã, de maio de 1988 a janeiro de 1995.
Assumiu a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Rio Grande do Sul, de agosto de 1989 a março de 1991, período em que esteve licenciado das atividades na Plural Comunicação.
Presidiu a TVE do Rio Grande do Sul, de janeiro de 1995 a dezembro de 1998. No ano seguinte, fundou o portal Coletiva.net. Desde abril de 2002, é sócio-diretor da Moove.
Moove assina Campanha do Agasalho 2018 do Governo do Estado
A Moove assina a Campanha do Agasalho 2018 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A mobilização...
A Moove assina a Campanha do Agasalho 2018 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A mobilização busca sensibilizar as pessoas para a necessidade de doar roupas em bom estado, especialmente peças do vestuário infantil. Nesta edição, o conceito desenvolvido pela agência tem como tema ‘O seu guarda-roupa esconde verdadeiros tesouros’ e utiliza a figura de um jovem pirata para incentivar crianças e adultos a garimparem ‘tesouros’ em seus armários e estimular a doação.
As peças da campanha – anúncio, cartaz, outdoor, urna, jingle e filme, além de outras ações de mídia digital e engajamento – têm como base a imaginação infantil e mostram uma criança vestida de pirata, procurando um tesouro em seu quarto. Ela analisa um mapa, olha por todos os cantos, e descobre uma luz dourada no armário que lembra um tesouro. Com essa imagem, a agência demonstra que agasalhos que não são mais usados podem ter um grande valor para outras pessoas.
O jingle e o filme também utilizam a figura do pirata e uma música que lembra as aventuras de pirata contadas nos filmes. A campanha será veiculada de junho a agosto em emissoras de rádio e tevê, mídia externa e digital.
Parcerias
O sócio-diretor da Moove, José Luiz Fuscaldo, destacou o apoio e a parceria de fornecedores e veículos no desenvolvimento da Campanha do Agasalho. “Esta é uma ação de solidariedade. E foi essa motivação que mobilizou diversos parceiros. Nosso agradecimento a eles”, ressaltou.
Os parceiros são: RBS TV, SBT, Band TV, Record, TVE, Felipe Vieira, Políbio Braga, Chico Pereira, José Luiz Prévidi, Fernando Albrecht, Affonso Ritter, Ponto Crítico/Gilberto Simões Pires, Claudemir Pereira, Coletiva.Net, Portal do Consumidor/ SISSAUDE, Coluna do Nenê/Nenê Zimmermann, Canal Você, Plug/Imobi, LZ, Ativa, Sinergy, Zeppelin, Loop Reclame, Foguinho/Meca, D'Look, Gráfica Serafinense, Gráfica Ciano, Santos e Vial, Impresul.
Campanha do Agasalho 2018
Uma das maiores mobilizações de solidariedade promovidas pelo Governo do Estado, por meio do Gabinete de Políticas Sociais e da Defesa Civil, a Campanha do Agasalho foi lançada oficialmente na segunda-feira (4), durante o 4º Encontro de Primeiras Damas - Protagonistas da Solidariedade. O evento reuniu primeiras-damas e secretárias municipais na Sala da Música do Multipalco, no Theatro São Pedro.
Na ocasião, as representantes dos municípios conheceram o filme e o jingle da campanha – na voz das crianças do Coral Carlos Bina Sogil, de Gravataí –, e ainda foram surpreendidas com a presença do pequeno pirata que reviveu a cena e fez a doação simbólica do primeiro agasalho da mobilização. Além disso, receberam orientações e kit com peças da Campanha do Agasalho para que a ação possa ser replicada nas cidades do interior.
As doações podem ser feitas na Central de Doações (Centro Administrativo Fernando Ferrari, na Avenida Borges de Medeiros, 1501), nas Coordenadorias Regionais da Defesa Civil, nos Supermercados Zaffari, nos órgãos públicos estaduais, nos quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e nas unidades Sesc/Senac espalhadas pelo estado.
Ficha técnica
Agência: Moove
Cliente: Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Produto: Institucional
Campanha: Campanha do Agasalho 2018
Direção de Criação: Laura Azevedo e Moisés Bettim
Criação: Bernardo Castro e Leticia Coutinho
Arte-Final: Christian Vieira
Atendimento: Rosângela Lopes e Fernanda Rauber
Produção: Carla Bildhauer, Elenita Andreatta e Robson Albuquerque
Mídia: Aline Carré e Irenita Boff
Planejamento/Web: Eugênio Lumertz e Calvin Wallau
Aprovação/Cliente: Tiago Dimer e Tatiana Saute
Produtora de Filme: Zeppelin | Diretora do Filme: Paula Jobim
Produtora de Áudio: Loopreclame
Fotografia/Tratamento de Imagem: Foguinho/Meca
Moove anuncia o ingresso de Alberto Meneghetti
Foto: Os diretores José Luiz Fuscaldo, Alberto Meneghetti e José Antônio Vieira da Cunha. Divulgação/Moove Profissional deixa a...
Foto: Os diretores José Luiz Fuscaldo, Alberto Meneghetti e José Antônio Vieira da Cunha. Divulgação/Moove
Profissional deixa a e21 após 14 anos e assume a área de New Business e o Núcleo Agro
A Moove anunciou, nesta segunda-feira (4), Alberto Meneghetti como novo sócio-diretor da agência. Ao lado de José Luiz Fuscaldo e José Antônio Vieira da Cunha, o profissional assume a área de New Business e ficará responsável pelo Núcleo Agro, que está sendo criado.
Na apresentação à equipe, Vieira da Cunha destacou as qualidades do profissional, com competência comprovada no mercado. Por sua vez, Fuscaldo enfatizou que o ingresso de Meneghetti é mais um passo para o crescimento e a manutenção da Moove no centro do mercado publicitário regional, conforme traçado no planejamento estratégico da agência.
“Encaro este novo desafio com a melhor das expectativas”, declarou Meneghetti, que atuou na e21 nos últimos 14 anos. “A Moove vive um momento espetacular de crescimento e reputação. Ter sido eleita a Agência do Ano de 2017 não foi por acaso. Quero ajudar a brilhante equipe da Moove a se movimentar, mais ainda, em direção à inovação, alinhada às enormes transformações pelas quais o nosso negócio passa. Pretendo também utilizar minha expertise em Marketing do Agribusiness para trazer o segmento, que está em constante crescimento, para a carteira da agência”, explicou.
Alberto Meneghetti é formado em Economia pela PUC RS e tem extensão em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (RJ). É membro da diretoria executiva da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) e conselheiro da Associação Latino-Americana de Publicidade (Alap), onde coordena o Núcleo Publicitários Sem Fronteiras. Também atua como articulista na Revista Advertising, responsável pela coluna Fast Forward, na qual aborda as inovações do marketing digital e seu reflexo na comunicação. Pelo veículo, faz, anualmente, a cobertura jornalística do maior festival de criatividade do mundo, o Cannes Lions.
Criatividade dá o tom da homenagem da Moove às colaboradoras no Dia das Mães
Para marcar o Dia das Mães de uma forma diferente, a Moove buscou no seu potencial criativo e...
Para marcar o Dia das Mães de uma forma diferente, a Moove buscou no seu potencial criativo e no estreito relacionamento com suas colaboradoras a inspiração para a ação Moove Awards - Mother Lioness 2018.
A ideia foi baseada no Festival de Criatividade de Cannes, a mais importante e prestigiada premiação da publicidade mundial. Em Cannes, o Leão de Ouro – prêmio mais cobiçado do mundo da criação – é atribuído aos grandes cases. Já na Moove, as mães-leoas foram premiadas por seus cases de sucesso, seus filhos e filhas.
Com a ação, a Moove pretendeu atingir, além do público interno, mães, filhos e familiares que entraram em contato com a campanha Moove Awards - Mother Lioness nas redes sociais da agência.
Para isso, a Moove desenvolveu o selo da campanha; um vídeo teaser, no qual diretores, fornecedor, cliente e veículo falam sobre a premiação; a ação de entrega dos prêmios, quando as mães receberam o título de ‘mãe amorosa e dedicada’, bem como uma almofada personalizada com uma tag que convidava as mães a fazerem uma foto com seus cases de sucesso no Dia das Mães; postagem das imagens nas redes sociais; e vídeo de fechamento com as 14 leoas premiadas.
A ação Moove Awards - Mother Lioness 2018 pode ser conferida abaixo.
Teaser com clientes sobre a ação:
Vídeo da premiação Mother Lioness 2018:
Moove desenvolve campanha para marcar o aniversário de 52 anos de Cachoeirinha
A Agência Moove criou a campanha ‘Cachoeirinha, 52 Anos de Feliz Cidade’, para marcar o aniversário do município –...
A Agência Moove criou a campanha 'Cachoeirinha, 52 Anos de Feliz Cidade', para marcar o aniversário do município - comemorado no dia 15 de maio. A campanha desenvolvida para a Prefeitura de Cachoeirinha celebra o aniversário, leva informação às pessoas e também destaca os conceitos de ‘transparência’ e ‘participação’ como diferenciais da gestão municipal.
A campanha é composta por diversas peças, como selo, cartaz, anúncio, spot e vídeo (produzido pela Clip Produtora), bem como banners e cards para internet e redes sociais. Além de comemorar os 52 anos do município, utilizando a ideia de ‘feliz-cidade’, a campanha informa sobre programas, ações e serviços executados pela Prefeitura de Cachoeirinha que levam benefícios aos cidadãos.
Ao longo de todo o mês, a Prefeitura de Cachoeirinha promove diversas atividades em comemoração aos 52 anos. Em sua página no Facebook, que tem mais de 26 mil seguidores, as pessoas podem acompanhar a programação.
Ficha técnica
Agência: Moove
Cliente: Prefeitura de Cachoeirinha
Produto: Campanha de Aniversário
Campanha: Cachoeirinha, 52 Anos de Feliz Cidade
Direção de Criação: Laura de Azevedo
Criação: Bernardo Castro e Leticia Coutinho
Atendimento: Ariane Xarão
Produção: Elenita Andreatta
Mídia: Camila Dadalt
Aprovação/Cliente: Gisele Ortolan
Alunos de PP da Unipampa São Borja conhecem os bastidores da Moove
“Eles ficaram motivados e inspirados”, contou a professora Renata Coutinho, que acompanhou a turma de 22 alunos do...
“Eles ficaram motivados e inspirados”, contou a professora Renata Coutinho, que acompanhou a turma de 22 alunos do curso de Publicidade e Propaganda (PP) da Unipampa - Campus São Borja, no tour pela Moove. Em Porto Alegre, os estudantes visitaram duas agências de Publicidade e uma de Endomarketing. A Moove foi selecionada para o roteiro por ter conquistado o título de ‘Agência do Ano 2017’.
Renata Coutinho, que ministra a disciplina de Agência II, explicou que o objetivo da atividade é mostrar aos futuros publicitários a realidade do mercado regional e o cotidiano das grandes agências. “Há dois anos não íamos a Porto Alegre. A visita à Moove foi importante para que os alunos pudessem entrar em contato com a prática, com o dia a dia de uma agência”, comentou.
Na Moove, a turma do sexto semestre de PP da Unipampa foi recepcionada pela diretora de Criação, Laura de Azevedo, e pela atendimento de Conta, Ariane Xarão. Os estudantes conheceram os diferentes setores da agência e os profissionais que atuam em cada área. Ainda trocaram ideias sobre o desafio de se manter no centro do mercado como ‘Agência do Ano’.
Durante a visita, a turma, que também estava acompanhada pela professora Denise Lima, da Unipampa, assistiu a comerciais produzidos pela Moove para os clientes Detran RS, Banrisul, Corsan e Assembleia Legislativa do Estado.
Ao final, os alunos receberam exemplares da revista Tendências Comunicação Empresarial, que teve projeto gráfico e editorial desenvolvido pela Moove para o portal de notícias Coletiva.net.
Agência do Ano RS
O Salão da Propaganda, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), reconhece anualmente profissionais e anunciantes de destaque no mercado publicitário gaúcho. Os premiados são definidos a partir de indicações feitas por profissionais do setor, empresas, formadores de opinião, grupos de comunicação e sócios da entidade.
Em 2017, a Moove recebeu seis indicações para o Salão da Propaganda e foi vencedora nas categorias ‘Agência do Ano’, ‘Mídia do Ano’ e ‘Atendimento do Ano’, estas com as profissionais Irenita Boff e Rosângela Lopes, respectivamente.
[caption id="attachment_1643" align="alignnone" width="1920"] Foto: Fábio Chaves[/caption]Moove apoia a campanha #DeixaElaTrabalhar
Mais respeito e igualdade nos estádios e ambientes de trabalho. Esta é a mensagem da campanha #DeixaElaTrabalhar, que a...
Mais respeito e igualdade nos estádios e ambientes de trabalho. Esta é a mensagem da campanha #DeixaElaTrabalhar, que a Moove está apoiando, por meio da divulgação de um vídeo em suas redes sociais (Facebook e Twitter).
A campanha ganhou o suporte do Comitê Gaúcho Impulsor do #HeForShe (#ElesPorElas), movimento da ONU Mulheres, do qual a agência faz parte. O grupo lançou um vídeo de cerca de três minutos que relata a agressão sofrida pela jornalista Renata Medeiros (Rádio Gaúcha) quando trabalhava em uma transmissão do GreNal 413, que marcava o Dia Internacional da Mulher.
O vídeo também conta com a participação de outros jornalistas, como Kelly Matos (Rádio Gaúcha) e Samantha Klein (Rádio Guaíba), do narrador esportivo Marco Antônio Pereira (Rádio Band), de profissionais ligados à dupla GreNal e do vocalista da Banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa, entre outros. Os depoimentos reforçam a luta de mulheres e homens pela equidade de gênero em todos os ambientes e situações.
#DeixaElaTrabalhar
A ideia da campanha surgiu depois que a jornalista Bruna Dealtry (Esporte Interativo) foi beijada sem sua permissão por um torcedor durante a transmissão de uma partida de futebol. E ganhou força com o episódio da jornalista Renata de Medeiros (anterior ao de Bruna Dealtry), que também foi agredida por um torcedor. A campanha tem a adesão de mais de 50 jornalistas e já repercute internacionalmente.
Comitê Gaúcho Impulsor
A Moove integra o Comitê Gaúcho Impulsor do Movimento #HeForShe. O grupo foi lançado em abril do ano passado pela Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, liderada, na época, por Edegar Pretto. A proposta é unir diferentes forças da sociedade para trabalhar em ações de engajamento à igualdade de gênero, empoderamento feminino e combate à violência contra mulheres e meninas, seja psicológica, sexual, física ou moral.
Moove cria campanha para consolidar posicionamento
Para consolidar seu posicionamento no mercado publicitário, a Agência Moove, de Porto Alegre, lança a campanha ‘Moove – Agência...
Para consolidar seu posicionamento no mercado publicitário, a Agência Moove, de Porto Alegre, lança a campanha ‘Moove – Agência do Ano’. O reconhecimento foi conquistado no final do ano passado, no Salão da Propaganda, e marcou um processo de crescimento da agência e de fortalecimento da marca.
Em 2017, a Moove desenvolveu uma série de ações estratégicas que contribuíram para sua consolidação junto ao mercado publicitário regional. Comemorou 15 anos, ampliou a equipe, implementou novos processos e incorporou clientes a seu portfólio. Essa atuação consistente culminou com a conquista do título de ‘Agência do Ano’.
Ao longo de 2018, o diretor José Luiz Fuscaldo salienta que a Moove quer ressaltar a relevância de alguns atributos próprios da sua forma de trabalhar: a relação de confiança com os clientes, que gera relacionamentos sólidos e duradouros; a dedicação às marcas em tempo integral, que leva em consideração a instantaneidade da comunicação; e o caráter consultivo, que proporciona um ambiente para discussão de negócios e construção de comunicação.
A conquista do título de ‘Agência do Ano’ é o argumento central da campanha, que começa neste mês e se estenderá até novembro, com mídia out of home (outdoor e frontlight), redes sociais, anúncios em jornal e spots. A ação de divulgação inclui três peças criativas baseadas nas características da agência. O objetivo é manter a marca no centro do mercado, mostrando a pluralidade e a essência da Moove.
Agência do Ano RS
O Salão da Propaganda, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP), reconhece anualmente profissionais e anunciantes de destaque no mercado publicitário gaúcho. Os premiados são definidos a partir de indicações feitas por profissionais do setor, empresas, formadores de opinião, grupos de comunicação e sócios da entidade.
Em 2017, a Moove recebeu seis indicações para o Salão da Propaganda e foi vencedora nas categorias ‘Agência do Ano’, ‘Mídia do Ano’ e ‘Atendimento do Ano”, estas com as profissionais Irenita Boff e Rosângela Lopes, respectivamente.
Ficha Técnica
Agência: Moove
Cliente: Moove
Produto: Agência do Ano
Campanha: Institucional
Direção de Criação: Laura de Azevedo
Criação: Laura de Azevedo, Moisés Bettim e Fábio Chaves
Marketing: Marlene Martinez
Atendimento: Ariane Xarão
Produção: Robson Albuquerque e Elenita Andreatta
Mídia: Irenita Boff e Camila Dadalt
Aprovação/Cliente: José Luiz Fuscaldo e José Antônio Vieira da Cunha
Filme e spot criado pela Moove divulga Crédito Simples Banrisul
“Crédito Simples Banrisul. Simplesmente para você crescer.” Este é o conceito que permeia o as peças – filme e...
"Crédito Simples Banrisul. Simplesmente para você crescer." Este é o conceito que permeia o as peças - filme e o spot - desenvolvidas pela Agência Moove para o Programa Crédito Simples Banrisul. A iniciativa do maior banco do Sul do Brasil, disponibiliza R$ 1,5 bilhão em crédito para pequenos e micros empresários com condições especiais.
Para destacar as vantagens do produto oferecido pelo Banrisul foram desenvolvidos um filme e spot de rádio usando como exemplo a história da Mariana, uma jovem empresária proprietária de uma floricultura. A campanha começa a ser veiculada em rádios e emissoras de televisão a partir desta semana em todo o Rio Grande do Sul.
[video width="854" height="480" mp4="http://agenciamoove.com.br/wp-content/uploads/2018/03/VID-20180316-WA0008.mp4"][/video]
Ficha técnica:
Agência: Moove
Cliente: Banrisul
Produto: Crédito Simples
Campanha: Crédito Simples Banrisul
Diretora de criação: Laura de Azevedo
Redatora: Laura de Azevedo
Diretor de arte: Moisés Bettim
Atendimento: Rosângela Lopes e Fernanda Rauber
RTVC: Robson Albuquerque e Carla Bildhauer
Aprovação: Lisane Fernandes e Rodrigo Ávila
Produtora: Zeppelin Filmes
Produtora de Áudio: Radioativa
Estratégias de marketing e comunicação do Banrisul:Digital são premiadas no TOP de Marketing ADVB
Com o desenvolvimento e a implantação do APP Banrisul: Digital e suas estratégias de marketing e comunicação, o Banrisul...
Com o desenvolvimento e a implantação do APP Banrisul: Digital e suas estratégias de marketing e comunicação, o Banrisul foi o vencedor nas categorias Top Inovação em Serviços e Tecnologia do Prêmio Top de Marketing ADVB-RS 2017. Os cases foram estruturados pela Agência Moove, e submetidos à banca de avaliação da ADVB-RS. O evento de premiação foi realizado na terça-feira, 12 de dezembro, no Teatro do Bourboun Country em Porto Alegre.
Os resultados obtidos pelo cliente Banrisul corroboram o momento de consolidação da Moove que, neste ano, comemorou 15 anos de atuação no mercado publicitário, inaugurou nova sede, ampliou a equipe, implementou novos processos, com foco mais consultivo e conquistou o título de Agência do Ano no Salão da Propaganda, promovido pela Associação Riograndense de Propaganda (ARP).
Case Eu do futuro
O PROBLEMA
Apesar do registro de redução de acidentes fatais em relação ao ano de 2016 no Rio Grande do Sul, estes dados ainda são relevantes e exigem ações educativas.
DESAFIO
Conscientizar os atores do trânsito sobre a importância da adoção de boas atitudes, pela segurança de todos. Velocidade, imprudência, ingestão de álcool e mais o uso do celular no volante são as principais causas de acidentes de trânsito. Por isso, buscou-se abordar todas essas situações, tornando a campanha completa.
A ESTRATÉGIA CRIATIVA
Quando o público recebe com certa constância uma mesma mensagem, tende a prestar menos atenção nela, reduzindo a eficiência das ações. Sua autoconfiança o faz acreditar que os acidentes só acontecem com os outros.
Se o motorista acredita que não precisa de conselhos ou avisos de outras pessoas, quem ele escutaria para deixar de ter atitudes erradas no trânsito?
VÍDEO - EU DO FUTURO
MÍDIA EXTERIOR
A ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Baseada em dois pilares principais:
ENGAJAMENTO E DISSEMINAÇÃO.
Durante o verão, período de férias, quando as pessoas viajam com mais frequência, seja o momento ideal para conscientizar a população sobre a consciência no trânsito. Público prioritário: motoristas, que em sua maioria homens, com faixa etária de 30 a 75 anos. Buscou-se contemplar as principais vias de acesso aos destinos de férias dos gaúchos, de todos as regiões do estado com destino ao litoral.
DIGITAL
RESULTADOS
Corsan
Campanha Institucional
Campanha Institucional
Coletiva.net
Campanha Institucional
Campanha Institucional
Coletiva.net
Campanha Institucional
Campanha Institucional
Banrisul
Campanha Digital
Campanha Digital
Assembleia Legislativa do RS
Campanha Institucional
Campanha Institucional
Sescoop/RS
Cartaz
Cartaz
Detran/RS
Aplicativo
Aplicativo
Assembleia Legislativa do RS
Campanha Institucional
Campanha Institucional
Corsan
Campanha Institucional
Campanha Institucional
Banrisul
Campanha Banrisul Digital
Campanha Banrisul Digital
Assembleia Legislativa do RS
Campanha Institucional
Campanha Institucional
Case Escoop
Vestibular 2014
Desafio
O Sescoop/RS é mantenedor da faculdade de Tecnologia do Cooperativismo - Escoop, que forma gestores e qualifica a gestão do cooperativismo gaúcho. Em 2012, a instituição lançou o Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas, com dois anos e meio de duração, realizado de forma presencial na sede, em Porto Alegre.
Estratégia
Para o vestibular realizado em 2014, a estratégia buscou ampliar os públicos acessados, focando em profissionais em busca de formação superior para qualificar currículo e melhorar sua carreira dentro das cooperativas. Com o conceito "Você se forma, o mundo se transforma", a campanha foi totalmente modernizada e o mix de mídia ampliado.
Resultado
O número de inscrição cresceu 120%, superando a meta. Pesquisa feita quando da aplicação da prova constatou um perfil de vestibulando afinado com a proposta do curso, já inserido no mercado de trabalho.
Olá, mundo!
Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a publicar!
Irenita Boff
Performance
Performance